CUIABÁ

Sorriso

Saúde de Sorriso fecha 2023 com mais de 415 mil atendimentos nos PSFs

Publicados

Sorriso

A Secretaria de Saúde e Saneamento (Semsas), registrou entre janeiro e dezembro de 2023, mais de 415 mil atendimentos nos 29 PSFs do Município. E quem mais procura atendimento são as mulheres: mais de 62% dos pacientes, isso é, cerca de 260 mil, são mulheres. Já os homens somam pouco mais de 154 mil atendimentos.

Os dados, pontua o gestor da pasta, Luis Fábio Marchioro, demonstram uma procura alta pela Atenção Primária ofertada no Município. “Hoje contamos com 29 PSFs que chegam aos 100% de cobertura em Atenção Primária; ofertamos ainda a Atenção Secundária com as especialidades, mas no PSF que começa tudo. O PSF é a porta de entrada para todos os procedimentos e profissionais ofertados no Município”, frisa.

O secretário destaca que serviços clínicos, de enfermagem e odontológicos, estão disponíveis em todos os PSFs. E neste ano, Sorriso contratou ainda mais 75 agentes comunitários de saúde para reforçar a equipe que oferta saúde de porta em porta ao cidadão.

Luis Fábio ressalta que com a expansão e o crescimento de Sorriso, o desafio tem sido acompanhar a demanda de crescimento. “Nosso desafio é continuar ofertando saúde de qualidade e atendimento para todo mundo, com 100% de cobertura da saúde da família”, diz. Para isso, mais duas unidades de saúde que estão em fase de finalização, entrarão em pleno funcionamento no primeiro semestre de 2024, sendo elas, a do Jardim Aurora, previsto para ser inaugurado fevereiro, e a do bairro Morada do Bosque, previsto para ser entregue em maio.

Leia Também:  Eleito e empossado o vice-presidente da Mesa Diretora da Câmara de Sorriso

“Mas todo trabalho tem recompensa ao saber que a população tem acesso à serviços de qualidade e gratuitos”, comemora.

Vale ressaltar que a saúde de Sorriso foi premiada recentemente, como a melhor do Estado, pelo Prêmio Band Cidades Excelentes no quesito, Saúde e Bem-Estar. “Essa premiação só nos mostra mais um vez que estamos no caminho certo”, completa o gestor.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Sorriso

Casos de perturbação de sossego têm leve queda em março

Publicados

em

Caixa de som potente e você tem certeza de que todo mundo ama a mesma música que você tá ouvindo! Volume no talo, afinal, ainda não são 22 horas. Tudo certo, então, confere? Não. Tá tudo errado e pessoas com este tipo de conduta são fortes candidatos a receberem uma visita da Guarda Municipal de Trânsito (GMT), junto com representantes da Polícia Militar (PM) e do Núcleo Integrado de Fiscalização (NIF).

“Há uma cultura estabelecida que é possível manter o som alto até as 22 horas e isso é totalmente equivocado”, explica o coordenador da GMT, Márcio Pires. Neste ano, até agora, já foram registrados 528 atendimentos a denúncias de perturbação do sossego. Janeiro foi o recordista de ocorrências, com 193 registros, sendo 179 em residências e 14 em empresas.

Já nos 28 dias de fevereiro, foram registradas 158 ocorrências, sendo 141 em residências e 17 em empresas. Em março, com 31 dias, a GMT registrou uma leve redução: 145 ocorrências, sendo 140 em residências e cinco em empresas.

Leia Também:  Prefeitura convoca Agentes de Combate a Endemias

O trabalho da GM é integrado ao da Polícia Militar (PM) e ao do Núcleo Integrado de Fiscalização (NIF) e tem como meta não apenas agir de maneira corretiva, mas principalmente educativa. “A perturbação do sossego pode ser tratada como crime ambiental, quando auferido por equipamento, mas também podemos atender com o Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO)”, destacou, ainda na semana passada, o comandante do 12.º Batalhão da Polícia Militar de Sorriso, tenente-coronel Jorge Almeida, complementando que os aparelhos de som são recolhidos e os casos seguem para tramitação como processo judicial.

Secretário de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil (Semsep), Nerci Adriano Denardi lembrou que não é preciso que o som seja de “tremer as paredes” para que seja configurada a perturbação do sossego, nem mesmo há um horário permitido para que o barulho esteja “lá nas alturas”. Ou seja: o som passou dos limites do muro e pode ser ouvido pelos vizinhos, mesmo que seja pela manhã, por exemplo? Já é perturbação do sossego. Nestes casos, a orientação é acionar a GMT pelo 66 99668-2034.

Leia Também:  Vereador busca inserir pequenos produtores rurais e das hortas comunitárias no Programa de Aquisição de Alimentos do Governo Federal

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA