Sorriso
Jovens que completam 18 anos devem se alistar até 30 de junho
Sorriso
A Junta de Serviço Militar (JSM) de Sorriso lembra que o alistamento militar para jovens que completam 18 anos em 2026 deve ser feito até 30 de junho. O alistamento é obrigatório aos homens nesta faixa etária e facultativo às mulheres, como rege o decreto federal 12.154, de 27 de agosto de 2024.
O alistamento deve ser feito pelo link https://alistamento.eb.mil.br/. Para facilitar ainda mais o processo, a Prefeitura de Sorriso disponibiliza o link no site oficial do Município, o site.sorriso.mt.gov.br. É só clicar no banner disposto no topo do site, preencher todos os dados e anotar o número do protocolo que será gerado.
Para os que já passaram dos 18 anos e ainda não regularizaram sua situação junto às Forças Armadas, a orientação é buscar atendimento na Junta de Serviço Militar (JSM) do Município, que funciona no Ganha Tempo da Zona Leste, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.
O juramento à bandeira está agendado para o dia 10 de julho, às 7h, no Ganha Tempo da Zona Leste.
Outras informações podem ser obtidas pelo 66 3907 8030.
Sorriso
Casos de perturbação de sossego têm leve queda em março
Caixa de som potente e você tem certeza de que todo mundo ama a mesma música que você tá ouvindo! Volume no talo, afinal, ainda não são 22 horas. Tudo certo, então, confere? Não. Tá tudo errado e pessoas com este tipo de conduta são fortes candidatos a receberem uma visita da Guarda Municipal de Trânsito (GMT), junto com representantes da Polícia Militar (PM) e do Núcleo Integrado de Fiscalização (NIF).
“Há uma cultura estabelecida que é possível manter o som alto até as 22 horas e isso é totalmente equivocado”, explica o coordenador da GMT, Márcio Pires. Neste ano, até agora, já foram registrados 528 atendimentos a denúncias de perturbação do sossego. Janeiro foi o recordista de ocorrências, com 193 registros, sendo 179 em residências e 14 em empresas.
Já nos 28 dias de fevereiro, foram registradas 158 ocorrências, sendo 141 em residências e 17 em empresas. Em março, com 31 dias, a GMT registrou uma leve redução: 145 ocorrências, sendo 140 em residências e cinco em empresas.
O trabalho da GM é integrado ao da Polícia Militar (PM) e ao do Núcleo Integrado de Fiscalização (NIF) e tem como meta não apenas agir de maneira corretiva, mas principalmente educativa. “A perturbação do sossego pode ser tratada como crime ambiental, quando auferido por equipamento, mas também podemos atender com o Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO)”, destacou, ainda na semana passada, o comandante do 12.º Batalhão da Polícia Militar de Sorriso, tenente-coronel Jorge Almeida, complementando que os aparelhos de som são recolhidos e os casos seguem para tramitação como processo judicial.
Secretário de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil (Semsep), Nerci Adriano Denardi lembrou que não é preciso que o som seja de “tremer as paredes” para que seja configurada a perturbação do sossego, nem mesmo há um horário permitido para que o barulho esteja “lá nas alturas”. Ou seja: o som passou dos limites do muro e pode ser ouvido pelos vizinhos, mesmo que seja pela manhã, por exemplo? Já é perturbação do sossego. Nestes casos, a orientação é acionar a GMT pelo 66 99668-2034.
-
POLÍCIA5 dias atrásPolícia Civil deflagra operação contra facção criminosa que utilizava bingos para lavagem de dinheiro em MT
-
POLÍCIA5 dias atrásForça Tática prende dois homens suspeitos por roubos a postos de combustíveis em Cuiabá
-
POLÍCIA22 horas atrásPolícia Militar localiza aeronave e apreende 78 tabletes de cocaína na Reserva do Cabaçal
-
POLÍCIA1 dia atrásPolícia Civil deflagra operação para apurar homicídio de jovem em Poxoréu
-
CURIOSIDADES5 dias atrásEventos de julho impulsionam turismo em Angra dos Reis
-
CURIOSIDADES7 dias atrásFérias transformam leitura em brincadeira e conexão
-
POLÍCIA6 dias atrásPolícia Civil deflagra ação contra núcleo de facção criminosa em Campos de Júlio
-
CURIOSIDADES6 dias atrásMaior festival de dança do mundo é brasileiro


