Sorriso
“Cenas curtas” mergulha no absurdo e na criatividade teatral em Sorriso
Sorriso
Com direção de Maurício Ricardo, espetáculo encerra oficina de teatro e desafia limites com humor, reflexão e inovação.
Na última quinta-feira (21), às 19h, na Câmara Municipal de Sorriso, alunos da oficina de teatro Delfos, conduzida pelo ator e diretor Maurício Ricardo de Moraes, encerraram um ciclo de três meses de muito aprendizado e diversão com a apresentação da Peça “Cenas Curtas” de teatro. O espetáculo conduziu o público por cenas absurdas de humor, com revelações e situações polêmicas, como um velório surreal, uma loja de “tecidos finos banhados a ouro” e uma crítica a uma multinacional com sua “gente elegante”. A peça terminou com uma versão criativa e inusitada da história do Menino Jesus.
Para Maurício Ricardo de Moraes, idealizador do projeto, “Cenas Curtas” tinha como objetivo transmitir uma mensagem de paz, respeito e consciência por meio do trabalho de artistas iniciantes e amadores. Ele destacou que o principal intuito do processo criativo foi proporcionar diversão aos participantes e ajudá-los a superar seus limites. “A idade adulta nos enrijece, e o teatro tem esse poder de nos fazer refletir sobre isso”, afirmou.
Rafaela Giovelli Ferraz, professora e recreadora, compartilhou sua experiência enriquecedora com a oficina: “Participar foi uma experiência incrível. O teatro nos tira da zona de conforto, estimula nossa criatividade, expressão e conexão com os outros. O curso foi também sobre autoconhecimento e coragem.”
Jefferson Reber Scholz, professor de capoeira, também se mostrou satisfeito com o processo: “Me redescobri e me reinventei. Foi uma experiência apaixonante que me fez concluir todo o processo com alegria.”
Sua colega, Loiane Santin Teixeira Tiburski, destacou a paixão e o profissionalismo de Maurício, afirmando que isso foi essencial para manter o grupo motivado e entusiasmado: “Quando fazemos algo com paixão, entusiasmamos aos outros, e foi isso que o professor fez conosco.”
Ana Caroline de Moura Moreira, acadêmica de Biomedicina e com sete anos de experiência em teatro, se sentiu desafiada a experimentar algo novo e inovador. “Ela contou que, sob a orientação de Maurício, foi estimulada a sair de sua zona de conforto e buscar o inimaginável”.
A coordenadora do Centro Histórico-Cultural Benjamin Raiser (CHC), Maria Amélia de Souza Rossi, ressaltou a importância de abrigar atividades culturais no museu. Ela revelou que “a ideia de realizar a oficina surgiu de uma conversa informal com Maurício, e o sucesso do projeto reforçou sua crença de que o museu deve ser um espaço para a convivência de múltiplas atividades culturais”.
O projeto, com uma carga horária de trinta horas, abordou técnicas corporais, vocais e mentais, além de envolver os participantes na experiência de montagem de um espetáculo. Foi realizado pelo grupo Teatro Repositório, com sede em Sorriso, pelo Centro Histórico-Cultural Benjamin Raiser, e contou com o apoio do Camarim Municipal de Sorriso, da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Juventude, e da Câmara Municipal.
Diretor e ator: MAURÍCIO RICARDO DE MORAES
Elenco: MARIA AMÉLIA DE SOUZA ROSSI, INDIÉLI PROBST DE JESUS, JOÃO VICTOR ELOIR WALCHAK, JEFFERSON REBER SCHOLZ, CAROLINA DA FONSECA LASCO, ANDERLISSE REGINA GIOVELLI, ROSANGELA DE OLIVEIRA VIEIRA, LOIANE SANTIN TEIXEIRA TIBURSKI, RAFAELA GIOVELLI FERRAZ, DIEGO EVERTON PEREIRA, MARIA HELENA PEREIRA, ANA CAROLINE DE MOURA MOREIRA.
Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT
Sorriso
Casos de perturbação de sossego têm leve queda em março
Caixa de som potente e você tem certeza de que todo mundo ama a mesma música que você tá ouvindo! Volume no talo, afinal, ainda não são 22 horas. Tudo certo, então, confere? Não. Tá tudo errado e pessoas com este tipo de conduta são fortes candidatos a receberem uma visita da Guarda Municipal de Trânsito (GMT), junto com representantes da Polícia Militar (PM) e do Núcleo Integrado de Fiscalização (NIF).
“Há uma cultura estabelecida que é possível manter o som alto até as 22 horas e isso é totalmente equivocado”, explica o coordenador da GMT, Márcio Pires. Neste ano, até agora, já foram registrados 528 atendimentos a denúncias de perturbação do sossego. Janeiro foi o recordista de ocorrências, com 193 registros, sendo 179 em residências e 14 em empresas.
Já nos 28 dias de fevereiro, foram registradas 158 ocorrências, sendo 141 em residências e 17 em empresas. Em março, com 31 dias, a GMT registrou uma leve redução: 145 ocorrências, sendo 140 em residências e cinco em empresas.
O trabalho da GM é integrado ao da Polícia Militar (PM) e ao do Núcleo Integrado de Fiscalização (NIF) e tem como meta não apenas agir de maneira corretiva, mas principalmente educativa. “A perturbação do sossego pode ser tratada como crime ambiental, quando auferido por equipamento, mas também podemos atender com o Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO)”, destacou, ainda na semana passada, o comandante do 12.º Batalhão da Polícia Militar de Sorriso, tenente-coronel Jorge Almeida, complementando que os aparelhos de som são recolhidos e os casos seguem para tramitação como processo judicial.
Secretário de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil (Semsep), Nerci Adriano Denardi lembrou que não é preciso que o som seja de “tremer as paredes” para que seja configurada a perturbação do sossego, nem mesmo há um horário permitido para que o barulho esteja “lá nas alturas”. Ou seja: o som passou dos limites do muro e pode ser ouvido pelos vizinhos, mesmo que seja pela manhã, por exemplo? Já é perturbação do sossego. Nestes casos, a orientação é acionar a GMT pelo 66 99668-2034.
-
Rondonópolis7 dias atrásRondonópolis inova com dia de lanche especial na merenda escolar
-
ENTRETENIMENTO7 dias atrásMaurício Mattar faz harmonização facial e comemora resultado natural: ‘Natural’
-
Rondonópolis4 dias atrásSemáforos vão ser retirados do cruzamento da Marechal Rondon com a Arnaldo Estevão
-
ENTRETENIMENTO6 dias atrásCarlos Alberto de Nóbrega conhece bisneto recém-nascido e se emociona na web
-
CULTURA4 dias atrásFestival de Documentários “É Tudo Verdade” exibe 75 filmes em SP e RJ
-
ENTRETENIMENTO7 dias atrásThiago Martins lança último volume do Quintal do TG com clipe inédito: ‘Ao vivo’
-
ENTRETENIMENTO7 dias atrásAnitta lança ‘Choka Choka’ de Shakira e divulga lyric video: ‘Tô muito choka choka’
-
ENTRETENIMENTO5 dias atrásSandy celebra aniversário de Junior Lima com declaração emocionante na web


