CUIABÁ

Sinop

Última semana para confirmar cadastro na lista de espera da rede municipal para crianças de 0 a 3 anos

Publicados

Sinop

Esta é a última semana para os pais que fizeram o cadastro de crianças de 0 a 3 anos, na lista de espera para unidades da rede municipal, para a confirmação cadastral. A atualização deve ser feita AQUI e os responsáveis têm até o dia 19 de janeiro, sexta-feira.

O sistema informatizado de lista de espera tem como objetivo oportunizar vagas, democratizar o acesso e atender de forma imparcial, seguindo a ordem de inscrição das crianças de 0 a 3 anos das Escolas Municipais de Educação Infantil. Vale lembrar que o cadastro tem validade anual, necessitando ser confirmado no período disposto no calendário escolar, para permanecerem na lista de espera no ano seguinte.

De acordo com a secretária da pasta, Sandra Donato, é obrigatório a todas as famílias que ainda estão aguardando, conforme decreto Decreto Municipal 232/2023. “A atualização é necessária para que a criança se mantenha na lista de espera. A confirmação dos dados cadastrais é obrigatória em 2024, e caso não seja realizada, irá gerar a exclusão do cadastro, pois o sistema entenderá que a família não tem mais interesse na vaga”, destacou a secretária.

Leia Também:  Procon Sinop fecha fevereiro com balanço positivo de atendimentos

As vagas para os alunos novos serão informadas pelas Escolas Municipais de Educação Infantil que deverão manter o sistema informatizado de matrículas, atualizado sob a coordenação do setor central de vagas da Secretaria Municipal de Educação. As vagas encaminhadas serão preenchidas segundo os critérios estabelecidos pelo setor.

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Sinop

Ação educativa da Prefeitura de Sinop reforça combate ao trabalho infantil em semáforos de Sinop

Publicados

em

A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Assistência Social e da equipe do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), realizou uma importante ação de conscientização e mobilização sobre o combate ao trabalho infantil em pontos estratégicos da região central do município. A ação ocorreu na manhã de hoje (1º) nos semáforos dos cruzamentos da Avenida das Sibipirunas com a Avenida Governador Júlio Campos e da Avenida das Sibipirunas com a Avenida das Embaúbas, locais de grande fluxo de veículos e pedestres.

Durante a mobilização, equipes realizaram panfletagem e orientações à população sobre a importância do enfrentamento ao trabalho infantil e da proteção integral dos direitos de crianças e adolescentes. O principal objetivo da iniciativa foi sensibilizar motoristas, pedestres e toda a comunidade sobre os impactos negativos da exploração do trabalho infantil, além de reforçar o papel da sociedade no combate a essa violação de direitos.

Durante a ação, a equipe do Creas distribuiu materiais informativos e orientou a população sobre a realidade enfrentada por crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, especialmente aqueles expostos a atividades inadequadas em vias públicas e semáforos.

Leia Também:  A partir de amanhã (1), MEI só poderá emitir Nota Fiscal de serviços pelo site do Governo Federal

A coordenadora de Proteção Social Especial, Marilene Pereira, destaca a importância da mobilização como ferramenta de conscientização e fortalecimento da rede de proteção. “Essa é uma ação muito importante, em que a equipe do Creas está nos semáforos realizando a entrega de material informativo sobre o combate ao trabalho infantil. Em nossa cidade, temos observado crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade em espaços públicos. Por isso, estamos intensificando esse trabalho de enfrentamento e conscientização junto à população”, ressaltou.

A mobilização reforçou ainda a principal mensagem da campanha: lugar de criança é na escola, no convívio familiar, no lazer e vivendo plenamente a infância. A informação e a conscientização são ferramentas fundamentais para prevenir violações de direitos e fortalecer as políticas públicas de proteção.

A ação contou com apoio da Guarda Civil Municipal, por meio do Departamento de Educação para o Trânsito (DET) e da equipe operacional, que atuaram diretamente na organização e segurança viária durante toda a mobilização. A participação da Guarda Civil Municipal de Sinop foi fundamental para garantir a segurança tanto das equipes da Secretaria de Assistência Social quanto dos cidadãos durante a panfletagem nos cruzamentos de maior movimento.

Leia Também:  Procon Sinop fecha fevereiro com balanço positivo de atendimentos

Além de conscientizar a população, a ação também orientou sobre a importância de não incentivar o trabalho infantil por meio da oferta de dinheiro, compra de produtos vendidos por crianças ou contratação de menores para atividades proibidas pela legislação. A recomendação é que casos de violação de direitos sejam comunicados aos órgãos competentes para que as famílias recebam acompanhamento adequado e crianças e adolescentes tenham acesso à rede de proteção.

A Prefeitura de Sinop reforça que o enfrentamento ao trabalho infantil é uma responsabilidade compartilhada entre poder público, famílias e sociedade. Por meio da conscientização e da atuação integrada, o município segue fortalecendo políticas públicas que garantam proteção, dignidade e desenvolvimento pleno para crianças e adolescentes.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA