CUIABÁ

Sinop

Prefeitura implanta sistema para melhorar oferta de água na Gleba Mercedes: moradores destacam avanços na comunidade

Publicados

Sinop

A Prefeitura de Sinop segue trabalhando para dar melhores condições de vida para toda a população, incluindo no campo, como na comunidade Agrovila, na Gleba Mercedes 5, onde está sendo instalada tubulação para facilitar a distribuição da água para as aproximadamente 100 propriedades existentes no local, substituindo as antigas mangueiras que eram utilizadas e ficavam expostas, por canos que fazem a entrega para cada casa. Os trabalhos estão avançados e a previsão é que na sexta-feira (22), o sistema já esteja em funcionamento.

Para Lucimar Luiza de Souza, que mora na comunidade há cerca de 11 anos, essa mudança vai facilitar a vida de toda a população que já chegou a ficar sem água por alguns dias. “Podemos dizer que, agora, nós estamos no céu. Meu pai já usufruía dessa água com um pouco de sofrimento e, depois que eu vim para cá, os vizinhos foram aumentando, essa água foi diminuindo, uns fechavam o registro, outros cortavam a mangueira, muitas vezes a gente pegava até no córrego, tomava banho ali, difícil demais. Olha, chegamos a ficar cinco dias sem água. Muito sofrimento”, detalhou.

Além da canalização, a Prefeitura também está trabalhando – por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SEDEC) – nas estradas e no apoio à agricultura familiar. “Estamos colocando a água na Gleba, na Agrovila e, temos nossas máquinas dando atenção aos nossos agricultores [da agricultura familiar] aqui da região, arrumando as estradas, as entradas de propriedades. Isso é muito importante. Estamos fazendo um grande trabalho dentro da Gleba Mercedes, coisas que nunca teve”, pontuou o prefeito Roberto Dorner que, nesta terça-feira (19), quando esteve visitando tanto as obras quanto a unidade de saúde da comunidade Agrovila.

Leia Também:  Seguem abertas inscrições para a 11º edição da Copa Marcelinho Boiadeiro

A visita do prefeito foi acompanhada pelo vereador e também morador da Gleba, Luís Paulo, que enalteceu os trabalhos que são desenvolvidos pelas equipes do Executivo Municipal para a comunidade local. “Tem sido muito importante esse trabalho da Prefeitura aqui na Gleba Mercedes. A gente fica muito feliz por estarmos vencendo mais uma etapa, que é essa dificuldade muito grande que os moradores da Agrovila estavam tendo, que é essa canalização da água, que vai beneficiar vários moradores ali daquela comunidade que tem sofrido já há anos, e a gente está presenciando aqui também a atenção das estradas”, destacou.

PREFEITURA NA GLEBA

Nos últimos anos, foram vários os trabalhos desenvolvidos pelo Executivo Municipal na região da Gleba Mercedes 5, importante área rural do município e que conta, ao todo, com aproximadamente 500 lotes. A região foi beneficiada pelo programa Arranca Safra, com serviços de levantamento com relação ao nível da água, compactação, substituição de tubos, cascalhamento e patrolamento, de aproximadamente 6,5km da estrada de acesso. A SEDEC segue presente no local, com a equipe técnica agronômica e veterinária, além dos serviços de patrulha mecanizada, que auxiliam na silagem e serviços de grade e manutenção de estradas. Somente no ano passado, por exemplo, foram 483 atendimentos só no assentamento.

Leia Também:  Adesão ao Refis 2023 segue até 04/10 com parcelamentos em 12x e até 100% de descontos em juros e multas

Também foram feitas ações sociais, como a Prefeitura em Movimento e, de orientações específicas de saúde, trânsito e de educação, por exemplo. Na saúde, ainda, a Prefeitura ampliou a quantidade de atendimentos nas unidades de saúde do local. “Tem 27 anos que eu moro aqui e o que eu posso dizer sobre melhoria? Teve melhoria na saúde, na água na vila, que antigamente não tinha canalização, era só as mangueiras, então agora tem os canos e sexta-feira já vamos ligar. Então, já vamos ter uma melhoria. Antigamente o médico vinha só sábado. Hoje, a gente tem médicos três vezes na semana, duas nas vezes aqui na Agrovila e uma lá no Núcleo. Nós temos o dentista, que agora vem mais do que uma vez. […] Então, eu vejo a diferença e cada dia está melhorando mais e mais”, destacou a moradora Aparecida Edilaine Kogler.

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Sinop

Prefeitura de Sinop cobra execução do contrato e estabelece prazo para medidas emergenciais

Publicados

em

A Prefeitura de Sinop cobrou, na manhã desta terça-feira (6), da empresa responsável pelas obras de pavimentação e drenagem do pacote de investimentos em 13 pontos do município, medidas para acelerar os serviços e reduzir os transtornos enfrentados pelos moradores. A reunião foi realizada na Secretaria de Obras e Serviços Urbanos e contou com a participação do vice-prefeito, Paulinho Abreu; do diretor de Planejamento da CTA Empreendimentos, Fábio Souza; do secretário de Governo e Planejamento Estratégico, Klayton Gonçalves; do secretário de Obras e Serviços Urbanos, Lindomar Guida; e dos fiscais do contrato.

A reunião ocorre após a Prefeitura receber e acompanhar reclamações de moradores sobre as condições de algumas vias, especialmente em trechos onde as obras de drenagem e pavimentação ainda estão em fase inicial. Com a aproximação de um período de chuvas mais intensas, a Administração Municipal reforçou que, além da continuidade das obras, é necessário garantir condições mínimas de circulação para moradores e serviços essenciais, como ambulâncias e coleta de resíduos.

O vice-prefeito Paulinho Abreu destacou que a Prefeitura de Sinop tem recebido cobranças da população sobre a situação das vias onde a empresa deu início à terraplanagem. Segundo ele, a prioridade neste momento é assegurar a trafegabilidade e evitar que a intensificação das chuvas agrave os problemas já registrados.

“Não é a primeira vez que a Prefeitura chama a empresa que está executando a obra dos 13 bairros para medidas paliativas. A primeira preocupação nossa era a velocidade das obras. Agora, com a iminência do período de chuvas, nós cobramos a empresa que faça as ações mitigatórias para dar trafegabilidade nos bairros e garantir o direito de ir e vir da população”, afirmou.

Paulinho também ressaltou que a Prefeitura está limitada pelas obrigações e responsabilidades estabelecidas no contrato, mas tem utilizado os instrumentos de fiscalização disponíveis para cobrar a execução dos serviços. A empresa deverá apresentar um plano de finalização de ano e um cronograma físico consolidado, além de executar medidas emergenciais nos trechos considerados mais críticos.

Leia Também:  Prefeitura de Sinop divulga 393 vagas de emprego pelo Sine nesta quarta-feira (3)

Entre os pontos destacados durante a reunião estão as ruas do bairro Planalto, Águas Claras e Adalgisa, consideradas áreas críticas neste momento. Na Águas Claras, por exemplo, a empresa informou que restam aproximadamente 30 metros de drenagem para a conclusão do trecho e que as caixas de visita estão em processo de execução.

Na Planalto, a Prefeitura cobrou medidas para permitir a retomada do tráfego em condições adequadas, incluindo o escoamento da água retida, a conclusão e o nivelamento das caixas de visita e a preparação do trecho para aplicação do Tratamento Superficial Duplo (TSD). A empresa informou que a aplicação do TSD no trecho com drenagem concluída deve começar no início da próxima semana.

Também foi estabelecido que a CTA não deverá avançar para novos trechos a montante antes da conclusão dos serviços atualmente em andamento, evitando a abertura de novas frentes sem a finalização das etapas anteriores.

Prazo de 15 dias

A partir da reunião desta terça-feira (6), a empresa assumiu o compromisso de, em 15 dias, cumprir uma série de medidas definidas no encontro. Entre elas estão o fechamento das valas abertas em Águas Claras, a abertura da rede de drenagem na Rua Alberto Baranjak, a preparação da Planalto para aplicação do TSD e a conclusão das caixas de visita nas ruas consideradas críticas, seguida dos serviços de aterro e reaterro.

Na Planalto, também deverá ser adotada uma solução para dar vazão à água retida junto ao meio-fio, além da instalação de tampas e do nivelamento das estruturas para permitir o trânsito.

A CTA deverá ainda apresentar, dentro do prazo, um cronograma físico consolidado das obras e um plano de finalização para o restante do ano. A empresa informou durante a reunião que já dispõe de material, mão de obra e equipamentos para avançar nos serviços e que pretende concentrar esforços na conclusão dos trechos atualmente em execução.

Leia Também:  Setembro Amarelo: audiência pública debate saúde mental

A Prefeitura de Sinop reforçou que a fiscalização continuará acompanhando diariamente a execução do contrato e que as medidas adotadas têm como principal objetivo reduzir os impactos sobre os moradores enquanto as obras avançam.

O vereador Célio Garcia destacou que o Poder Legislativo também tem recebido as demandas dos moradores e acompanha as providências adotadas pelo Executivo. “Mais uma vez nós estamos aqui na Prefeitura representando os colegas parlamentares, cobrando a empresa CTA, que é responsável pelo pavimento asfáltico em alguns pontos da nossa cidade. A Prefeitura, mais uma vez, chama os representantes dessa empresa e cobra celeridade, resolução para os problemas existentes. Esperamos que nos 15 dias eles já deem uma resposta positiva não para o vereador Célio Garcia ou para a Câmara Municipal, mas sim para a nossa comunidade”, afirmou.

Obra

O pacote de investimentos contempla 13 pontos, com mais de 120 mil metros quadrados de pavimentação asfáltica e investimento superior a R$ 38,2 milhões. As obras contemplam mais de 15,2 quilômetros de vias públicas.

O pacote de obras contempla as seguintes localidades:

Bom Jardim (parcial);

Estrada Dalva (parcial);

Avenida Joaquim Socreppa e Avenida Claudete (parcial);

Comunidade Águas Claras;

Maria Carolina I;

Comunidade Adalgisa (Estrada Ruth e Estrada Cirineu Coan, além da comunidade);

Estrada Cláudia (parcial);

Cidade Jardim III (parcial);

Maria Carolina II;

Rua dos Caxins;

Estrada Áurea;

Chácaras Planalto;

Duplicação da Rua Alberto Baranjak.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA