CUIABÁ

Sinop

Prefeitura de Sinop intensifica fiscalização e atua para solucionar descarte irregular de esgoto no Residencial Vila Lobos

Publicados

Sinop

A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, em atuação conjunta com a Vigilância em Saúde e a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, está realizando ações de fiscalização e intervenção no Residencial Vila Lobos para solucionar um problema de descarte irregular de esgoto na rede de drenagem de águas pluviais.

A situação, registrada em uma via do bairro, envolve o despejo inadequado de águas provenientes de pias, tanques e lavanderias diretamente na rede destinada exclusivamente ao escoamento da água da chuva. Além de comprometer a infraestrutura urbana, o descarte irregular provocou acúmulo de água, mau cheiro, sujeira e risco sanitário para os moradores da região.

A demanda chegou à Prefeitura por meio de reclamações da população e mobilização de lideranças locais. Diante da denúncia, equipes da Prefeitura foram acionadas para realizar vistoria técnica, identificar as causas do problema e iniciar as medidas corretivas.

Segundo o secretário de Obras e Serviços Urbanos, Lindomar Guida, o município prontamente iniciou as ações para conter os impactos e solucionar o problema de forma definitiva. “O município foi procurado pelos moradores e, imediatamente, mobilizamos nossas equipes em conjunto com outras secretarias para atuar no local. Já iniciamos o bloqueio das saídas irregulares que estavam despejando resíduos na via pública, para conter o problema e permitir que a água acumulada seque. Paralelamente, também vamos executar as intervenções necessárias para corrigir o acúmulo de água e restabelecer as condições adequadas do local”, destacou Guida.

Leia Também:  1ª Conferência Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação reúne setor e cria conselho representativo

A Vigilância em Saúde reforça que bocas de lobo e redes de drenagem pluvial não são estruturas destinadas ao descarte de esgoto doméstico. O lançamento inadequado desse tipo de resíduo representa risco à saúde pública, favorecendo a proliferação de insetos, larvas e vetores de doenças, como a dengue.

Durante a fiscalização, foram identificados indícios de contaminação no local, incluindo resíduos orgânicos e condições favoráveis à proliferação do mosquito transmissor da dengue. Equipes de endemias também foram acionadas para atuar preventivamente.

De acordo com o diretor de Vigilância em Saúde, Jorge Beviláqua, o descarte irregular é proibido por lei e pode resultar em penalidades. “O descarte de água de pia, tanque, lavanderia ou qualquer outro resíduo doméstico em vias públicas é irregular e passível de multa. Nosso objetivo inicial é orientar e educar, dando a oportunidade para que os responsáveis regularizem a situação. Porém, se o problema persistir, as medidas legais serão aplicadas com rigor”, afirmou.

O vereador Celsinho do Sopão, que acompanhou a situação de perto, destacou que a demanda chegou por meio dos próprios moradores da região, preocupados com o agravamento do problema e os riscos à saúde.

Leia Também:  PF prende duas passageiras por tráfico de drogas no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes em Manaus

“Essa é uma situação que já vem se arrastando há algum tempo e que vinha gerando muita preocupação entre os moradores, principalmente daqueles que convivem diariamente com esse problema. Fomos procurados pela comunidade, especialmente por moradores mais diretamente afetados, que relataram o acúmulo constante de água e todos os transtornos causados por essa situação. Diante disso, buscamos apoio junto à Secretaria de Obras, Meio Ambiente e Vigilância Sanitária para que uma solução fosse encontrada. O mais importante agora é que o problema seja resolvido, porque são famílias que estão sendo prejudicadas, convivendo com água parada e com riscos à saúde, inclusive com a presença de larvas do mosquito da dengue. Com essa mobilização conjunta, acreditamos que a situação será solucionada o mais rápido possível”, afirmou.

A Prefeitura reforça que o descarte correto deve ser feito por meio de fossas regulares ou da rede de esgoto, quando disponível. A orientação é para que toda a população esteja atenta às normas sanitárias e ambientais, evitando práticas que comprometam a saúde coletiva e a qualidade de vida nos bairros.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Sinop

Obra de duplicação da Rua Alberto Baranjak avança para fase final de preparação para asfaltamento em Sinop

Publicados

em

A Prefeitura de Sinop segue avançando com mais uma importante frente do maior pacote de pavimentação em execução no município. As obras de extensão e duplicação da Rua Alberto Baranjak, uma das 13 frentes contempladas pelo pacote de investimentos em infraestrutura urbana, entraram na fase final de preparação para receber a camada asfáltica.

Com extensão de 3,7 mil metros quadrados, a obra vai ampliar a ligação viária entre a Avenida dos Jacarandás e a Rua Colonizador Ênio Pipino, fortalecendo a mobilidade urbana e melhorando o fluxo de veículos em uma região estratégica da cidade.

Nesta etapa, os serviços de imprimação, processo de impermeabilização do solo que antecede a pavimentação asfáltica, já foram concluídos. Com isso, a obra avança para a próxima fase, que será a aplicação da camada asfáltica.

A duplicação da Rua Alberto Baranjak integra o pacote de obras lançado pela Prefeitura de Sinop, com investimento superior a R$ 38,2 milhões para a execução de mais de 120 mil metros quadrados de pavimentação asfáltica em 13 pontos do município, totalizando mais de 15,2 quilômetros de vias urbanas.

Leia Também:  ALMT homenageia mais de 100 profissionais da gastronomia de 16 municípios de MT

O prefeito Roberto Dorner destaca que o avanço das obras representa mais um passo importante dentro do compromisso da gestão com o desenvolvimento urbano e a melhoria da infraestrutura da cidade. “Estamos acompanhando de perto o andamento dessas obras, que representam um grande investimento em mobilidade, infraestrutura e qualidade de vida para a população. A Rua Alberto Baranjak é um trecho estratégico, e essa melhoria vai trazer mais fluidez ao trânsito, mais segurança e melhores condições de deslocamento para todos”, destacou.

As obras seguem sob fiscalização e acompanhamento da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, garantindo que todas as etapas sejam executadas dentro dos padrões técnicos exigidos.

Além da Rua Alberto Baranjak, o pacote de investimentos contempla intervenções em outras regiões estratégicas de Sinop, incluindo Bom Jardim (parcial), Estrada Dalva (parcial), Avenida Joaquim Socreppa e Avenida Claudete (parcial), Comunidade Águas Claras, Maria Carolina I, Comunidade Adalgisa, Estrada Cláudia (parcial), Cidade Jardim III (parcial), Maria Carolina II, Rua dos Caxins, Estrada Áurea e Chácaras Planalto.

O pacote representa um dos maiores investimentos em infraestrutura viária já realizados no município e reforça o compromisso da gestão municipal com o desenvolvimento urbano, a melhoria da mobilidade e a ampliação da qualidade de vida da população.

Leia Também:  Educação de Sorriso recebe reconhecimento nacional pela equidade racial

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA