Sinop
Passeio ciclístico e seminário marcarão programação da Semana Nacional do Trânsito
Sinop
A programação da Semana Nacional do Trânsito foi aberta hoje, na Câmara Municipal de Vereadores. As atividades seguem até o próximo dia 24 e serão coordenadas pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte Urbano, em parceria com a Polícia Militar, 19ª Circunscrição Regional de Trânsito e Polícia Rodoviária Federal.
Este ano, a campanha tem como tema “no trânsito, escolha a vida” e segundo o responsável pela pasta, Valdir Sartorelo a programação foi pensada para proporcionar mais conscientização. “Principalmente na questão de respeito à sinalização, respeito ao próximo, então, basicamente nessa semana serão trabalhados esses pontos centrais”, destacou.
Segundo a agente da Guarda Civil Municipal e coordenadora do Departamento de Educação para o Trânsito da pasta, Sandra de Oliveira, as parcerias são fundamentais para a ação. “Queremos que seja uma semana de muita conscientização no trânsito e estamos com esse diferencial das parcerias, para fortalecer ainda mais os trabalhos”, pontuou.
Entre as ações da Semana, estão palestras em escolas (terça e quarta-feiras). Já na quinta-feira, serão realizadas blitz educativas em três pontos, sendo na Avenida André Maggi (próximo a Pinheiros), na Avenida das Itaúbas (sentido Flamboyants), e entre as Avenidas André Maggi e Bruno Martini.
Na sexta-feira (22), será realizado, das 7 às 17 horas, seminário com tema “impactos para a segurança viária, com base na educação, normatização, fiscalização e atendimento às vítimas”, na Câmara de Vereadores. Esta ação reunirá diferentes instituições.
As atividades serão encerradas no domingo (24), com o passeio ciclístico “desacelera Sinop”, a partir das 7 horas. A ação iniciará na Praça da Bíblia e percorrerá 7 quilômetros. Nesta atividade, haverá oferta de serviços, como massagem, aos participantes, que devem levar um quilo de alimento ou material de higiene/limpeza.
Informações sobre a participação no seminário e passeio podem ser consultadas na Secretaria de Trânsito, que fica localizada na Avenida dos Jacarandás, nº 6271, no bairro Parque das Araras, ou pelo telefone (66) 3511-1854.
Fonte: Prefeitura de Sinop – MT
Sinop
Prefeitura de Sinop cobra execução do contrato e estabelece prazo para medidas emergenciais
A reunião ocorre após a Prefeitura receber e acompanhar reclamações de moradores sobre as condições de algumas vias, especialmente em trechos onde as obras de drenagem e pavimentação ainda estão em fase inicial. Com a aproximação de um período de chuvas mais intensas, a Administração Municipal reforçou que, além da continuidade das obras, é necessário garantir condições mínimas de circulação para moradores e serviços essenciais, como ambulâncias e coleta de resíduos.
O vice-prefeito Paulinho Abreu destacou que a Prefeitura de Sinop tem recebido cobranças da população sobre a situação das vias onde a empresa deu início à terraplanagem. Segundo ele, a prioridade neste momento é assegurar a trafegabilidade e evitar que a intensificação das chuvas agrave os problemas já registrados.
“Não é a primeira vez que a Prefeitura chama a empresa que está executando a obra dos 13 bairros para medidas paliativas. A primeira preocupação nossa era a velocidade das obras. Agora, com a iminência do período de chuvas, nós cobramos a empresa que faça as ações mitigatórias para dar trafegabilidade nos bairros e garantir o direito de ir e vir da população”, afirmou.
Paulinho também ressaltou que a Prefeitura está limitada pelas obrigações e responsabilidades estabelecidas no contrato, mas tem utilizado os instrumentos de fiscalização disponíveis para cobrar a execução dos serviços. A empresa deverá apresentar um plano de finalização de ano e um cronograma físico consolidado, além de executar medidas emergenciais nos trechos considerados mais críticos.
Entre os pontos destacados durante a reunião estão as ruas do bairro Planalto, Águas Claras e Adalgisa, consideradas áreas críticas neste momento. Na Águas Claras, por exemplo, a empresa informou que restam aproximadamente 30 metros de drenagem para a conclusão do trecho e que as caixas de visita estão em processo de execução.
Na Planalto, a Prefeitura cobrou medidas para permitir a retomada do tráfego em condições adequadas, incluindo o escoamento da água retida, a conclusão e o nivelamento das caixas de visita e a preparação do trecho para aplicação do Tratamento Superficial Duplo (TSD). A empresa informou que a aplicação do TSD no trecho com drenagem concluída deve começar no início da próxima semana.
Também foi estabelecido que a CTA não deverá avançar para novos trechos a montante antes da conclusão dos serviços atualmente em andamento, evitando a abertura de novas frentes sem a finalização das etapas anteriores.
Prazo de 15 dias
A partir da reunião desta terça-feira (6), a empresa assumiu o compromisso de, em 15 dias, cumprir uma série de medidas definidas no encontro. Entre elas estão o fechamento das valas abertas em Águas Claras, a abertura da rede de drenagem na Rua Alberto Baranjak, a preparação da Planalto para aplicação do TSD e a conclusão das caixas de visita nas ruas consideradas críticas, seguida dos serviços de aterro e reaterro.
Na Planalto, também deverá ser adotada uma solução para dar vazão à água retida junto ao meio-fio, além da instalação de tampas e do nivelamento das estruturas para permitir o trânsito.
A CTA deverá ainda apresentar, dentro do prazo, um cronograma físico consolidado das obras e um plano de finalização para o restante do ano. A empresa informou durante a reunião que já dispõe de material, mão de obra e equipamentos para avançar nos serviços e que pretende concentrar esforços na conclusão dos trechos atualmente em execução.
A Prefeitura de Sinop reforçou que a fiscalização continuará acompanhando diariamente a execução do contrato e que as medidas adotadas têm como principal objetivo reduzir os impactos sobre os moradores enquanto as obras avançam.
O vereador Célio Garcia destacou que o Poder Legislativo também tem recebido as demandas dos moradores e acompanha as providências adotadas pelo Executivo. “Mais uma vez nós estamos aqui na Prefeitura representando os colegas parlamentares, cobrando a empresa CTA, que é responsável pelo pavimento asfáltico em alguns pontos da nossa cidade. A Prefeitura, mais uma vez, chama os representantes dessa empresa e cobra celeridade, resolução para os problemas existentes. Esperamos que nos 15 dias eles já deem uma resposta positiva não para o vereador Célio Garcia ou para a Câmara Municipal, mas sim para a nossa comunidade”, afirmou.
Obra
O pacote de investimentos contempla 13 pontos, com mais de 120 mil metros quadrados de pavimentação asfáltica e investimento superior a R$ 38,2 milhões. As obras contemplam mais de 15,2 quilômetros de vias públicas.
O pacote de obras contempla as seguintes localidades:
Bom Jardim (parcial);
Estrada Dalva (parcial);
Avenida Joaquim Socreppa e Avenida Claudete (parcial);
Comunidade Águas Claras;
Maria Carolina I;
Comunidade Adalgisa (Estrada Ruth e Estrada Cirineu Coan, além da comunidade);
Estrada Cláudia (parcial);
Cidade Jardim III (parcial);
Maria Carolina II;
Rua dos Caxins;
Estrada Áurea;
Chácaras Planalto;
Duplicação da Rua Alberto Baranjak.
-
Rondonópolis11 horas atrásSecretaria de Saúde amplia comunicação com a população pelo Instagram
-
Diamantino11 horas atrásNOTA OFICIAL- 05/10/2026
-
Rondonópolis10 horas atrásPrefeitura manifesta pesar pelo falecimento da professora Estefânia da Costa
-
Sinop11 horas atrásPrefeitura de Sinop cobra execução do contrato e estabelece prazo para medidas emergenciais
-
Primavera do Leste10 horas atrásPrefeitura de Primavera do Leste realiza audiência pública para discutir alterações no zoneamento urbano
-
Rondonópolis10 horas atrásPeças teatrais e musicais marcam encerramento de projeto de leitura na EMEF Alfredo de Castro
-
Primavera do Leste11 horas atrásTem dívida com a Prefeitura? Regulariza PVA oferece descontos de até 100% em juros e multas
-
Rondonópolis11 horas atrásProjeto do Procon ensina alunos da rede pública sobre direitos do consumidor


