Sinop
Obras entrega recuperação de 20 estradas na 2º etapa do Programa Arranca Safra
Sinop
O prefeito Roberto Dorner e o secretário municipal de Obras e Serviços Urbanos Remídio Kuntz entregaram na manhã de hoje (21) a conclusão da 2º etapa dos trabalhos de recuperação de estradas pelo Programa Arranca Safra, com a entrega de 20 vias concluídas. A ação foi na MT-220, na entrada da Gleba Mercedes e contou com a presença de autoridades, vereadores, produtores rurais e moradores da região.
“Essas estradas vem de encontro aos anseios da sociedade, para o produtor rural, moradores e pessoas que estão produzindo. Quando a gente melhora a estrada fica mais cômodo pras pessoas irem ao comércio, tirarem seus produtos e fazer o que é necessário. Quando se tem estrada, tudo fica mais perto, dando uma tranquilidade maior. A gente sabe da alegria dos produtores quando a estrada está boa. Além do trabalho realizado pela Obras, a secretaria de Desenvolvimento Econômico também vai atuar na manutenção dessas estradas”, pontuou o prefeito Roberto Dorner.
“A determinação do prefeito foi que no primeiro ano a gente catalogasse os pontos mais críticos do município e nós fizemos 10 estradas. Nesse ano nós concluímos um total de 20 estradas, fazendo o levantamento, trocando tubulações antigas, por outras maiores, um investimento fora do comum, algo que nunca foi investido tanto em estradas rurais, eliminando os problemas na época da chuva. Estamos também fazendo parcerias com empresários e agricultores, para que a gente tenha esses 800 km de estradas que temos no município bem cuidadas e em boas condições de tráfego”, disse o secretário de obras, Remídio Kuntz.
Entre os serviços executados nas vias estão patrolamento, cascalhamento e levantamento com relação ao nível da água. Nesta 2º etapa foram entregues concluídas as estradas Célia, Luciene. Neide, Brígida, Alegria, Luzia, Dalva, Olinda, Niete e Estrada da Gleba. Além dessas estradas, também foram recuperadas e entregues na 1º etapa as estradas Edina, Ângela, Débora, Alzira, Claudete, Ana, Aurea, Selma, Marilete, Leonilda
O investimento do Arranca Safra é de recursos próprios e dos repasses do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab).
Fonte: Prefeitura de Sinop – MT
Sinop
Ação educativa da Prefeitura de Sinop reforça combate ao trabalho infantil em semáforos de Sinop
A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Assistência Social e da equipe do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), realizou uma importante ação de conscientização e mobilização sobre o combate ao trabalho infantil em pontos estratégicos da região central do município. A ação ocorreu na manhã de hoje (1º) nos semáforos dos cruzamentos da Avenida das Sibipirunas com a Avenida Governador Júlio Campos e da Avenida das Sibipirunas com a Avenida das Embaúbas, locais de grande fluxo de veículos e pedestres.
Durante a mobilização, equipes realizaram panfletagem e orientações à população sobre a importância do enfrentamento ao trabalho infantil e da proteção integral dos direitos de crianças e adolescentes. O principal objetivo da iniciativa foi sensibilizar motoristas, pedestres e toda a comunidade sobre os impactos negativos da exploração do trabalho infantil, além de reforçar o papel da sociedade no combate a essa violação de direitos.
Durante a ação, a equipe do Creas distribuiu materiais informativos e orientou a população sobre a realidade enfrentada por crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, especialmente aqueles expostos a atividades inadequadas em vias públicas e semáforos.
A coordenadora de Proteção Social Especial, Marilene Pereira, destaca a importância da mobilização como ferramenta de conscientização e fortalecimento da rede de proteção. “Essa é uma ação muito importante, em que a equipe do Creas está nos semáforos realizando a entrega de material informativo sobre o combate ao trabalho infantil. Em nossa cidade, temos observado crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade em espaços públicos. Por isso, estamos intensificando esse trabalho de enfrentamento e conscientização junto à população”, ressaltou.
A mobilização reforçou ainda a principal mensagem da campanha: lugar de criança é na escola, no convívio familiar, no lazer e vivendo plenamente a infância. A informação e a conscientização são ferramentas fundamentais para prevenir violações de direitos e fortalecer as políticas públicas de proteção.
A ação contou com apoio da Guarda Civil Municipal, por meio do Departamento de Educação para o Trânsito (DET) e da equipe operacional, que atuaram diretamente na organização e segurança viária durante toda a mobilização. A participação da Guarda Civil Municipal de Sinop foi fundamental para garantir a segurança tanto das equipes da Secretaria de Assistência Social quanto dos cidadãos durante a panfletagem nos cruzamentos de maior movimento.
Além de conscientizar a população, a ação também orientou sobre a importância de não incentivar o trabalho infantil por meio da oferta de dinheiro, compra de produtos vendidos por crianças ou contratação de menores para atividades proibidas pela legislação. A recomendação é que casos de violação de direitos sejam comunicados aos órgãos competentes para que as famílias recebam acompanhamento adequado e crianças e adolescentes tenham acesso à rede de proteção.
A Prefeitura de Sinop reforça que o enfrentamento ao trabalho infantil é uma responsabilidade compartilhada entre poder público, famílias e sociedade. Por meio da conscientização e da atuação integrada, o município segue fortalecendo políticas públicas que garantam proteção, dignidade e desenvolvimento pleno para crianças e adolescentes.
-
Cidades5 dias atrásTCE aponta indícios de irregularidades em credenciamento do Hospital Amo a Vida no programa Fila Zero
-
POLÍCIA6 dias atrásPolícia Civil cumpre mandados contra grupo investigado por esquema de influência em decisões judiciais
-
POLÍCIA6 dias atrásPM prende homens por provocar princípio de incêndio e pichar shopping em Cuiabá
-
POLÍCIA5 dias atrásPolícia Civil MT deflagra operação e atinge núcleo de facção criminosa em Rondonópolis
-
POLÍCIA2 dias atrásPolícia Civil combate membros de facções criminosas rivais responsáveis por homicídios e tráfico
-
POLÍCIA6 dias atrásPolícia Civil cumpre 90 mandados para desarticulação de esquema de lavagem de capitais de facção criminosa
-
POLÍCIA1 dia atrásPolícia Civil MT cumpre mandados contra investigados por furtar uma fazenda em Confresa
-
POLÍCIA5 dias atrásBatalhão Ambiental aplica multa em mais de R$ 129 mil por desmatamento irregular


