CUIABÁ

Sinop

Moradores do Residencial Nico Baracat comemoram entrega das chaves e realização de sonho antigo

Publicados

Sinop

Sonho realizado e esperança de novas oportunidades. Estes são os sentimentos dos 576 moradores do Residencial Nico Baracat, ao receberem as chaves de seus novos lares, depois de mais de 10 anos de espera. É o caso de Alcione Bandeira Faria, mãe solo, que vê em Sinop uma cidade de oportunidades e já tem planos para o apartamento. “Eu quero fazer muita coisa. Quero realizar muitos sonhos, né? O primeiro deles é arrumar o quarto dos meus filhos, que sempre foi um sonho. Quando você fica mudando, você nunca possui nada, né? E, agora você ter um apartamento para dizer que é seu, você pode fazer tudo do seu jeitinho, né? Arrumar tudo do seu jeito, deixar seus filhos felizes. Meus filhos vão ficar muito felizes por ter o quartinho deles, né? Então, assim, é muito gratificante mesmo a gente poder arrumar do jeito da gente, colocar cada coisa no seu lugar, sem saber que você vai precisar ficar tirando novamente para mudar”, pontuou.

Leia Também:  Prefeitura de Sinop realiza Operação Cidade Limpa em vários bairros a partir de segunda (29)

Para José Luiz Marques, o apartamento é uma conquista muito aguardada e a economia de R$ 850 que, atualmente, vai para o aluguel. “Eu fiz o cadastro em 2013 e fui classificado, graças a Deus. Sou baixa renda, estou com 70 anos e estou aqui hoje. Eu agradeço muito ter esse apartamento para me levar a minha vida até quando Deus quiser e sair do aluguel, porque eu estou pagando R$ 850 sozinho, né? Então eu só queria entrar nesse apartamento, já me ajuda muito. Graças a Deus, em primeiro lugar”, destacou.

Para o apartamento de Daniela Grijole, os móveis já foram providenciados. “Já comprei os móveis, já sob medida. Nós tivemos a vistoria, eles deram toda a metragem. Está tudo cronometrado na cabeça. Graças a Deus vamos conseguir realizar esse sonho”, destacou a moradora, que aguardava pela concretização da casa própria desde 2015.

A entrega das chaves para 576 famílias ocorreu na última sexta-feira (26), em Sinop, e foi feita pelo prefeito Roberto Dorner, secretária de Assistência Social, Scheila Pedroso, do Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Carlos Fávaro, e representantes da Caixa Econômica, Governo do Estado, prefeitos de vários municípios e Legislativo Municipal. Foram entregues as etapas 2 e a 4, sendo 288 apartamentos em cada uma, pelo Minha Casa, Minha Vida.

Leia Também:  Natal dos Sonhos segue com programação cultural especial: Confira o cronograma

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Sinop

Ação educativa da Prefeitura de Sinop reforça combate ao trabalho infantil em semáforos de Sinop

Publicados

em

A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Assistência Social e da equipe do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), realizou uma importante ação de conscientização e mobilização sobre o combate ao trabalho infantil em pontos estratégicos da região central do município. A ação ocorreu na manhã de hoje (1º) nos semáforos dos cruzamentos da Avenida das Sibipirunas com a Avenida Governador Júlio Campos e da Avenida das Sibipirunas com a Avenida das Embaúbas, locais de grande fluxo de veículos e pedestres.

Durante a mobilização, equipes realizaram panfletagem e orientações à população sobre a importância do enfrentamento ao trabalho infantil e da proteção integral dos direitos de crianças e adolescentes. O principal objetivo da iniciativa foi sensibilizar motoristas, pedestres e toda a comunidade sobre os impactos negativos da exploração do trabalho infantil, além de reforçar o papel da sociedade no combate a essa violação de direitos.

Durante a ação, a equipe do Creas distribuiu materiais informativos e orientou a população sobre a realidade enfrentada por crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, especialmente aqueles expostos a atividades inadequadas em vias públicas e semáforos.

Leia Também:  Iniciou hoje (1) campanha de vacinação contra a gripe em Sinop

A coordenadora de Proteção Social Especial, Marilene Pereira, destaca a importância da mobilização como ferramenta de conscientização e fortalecimento da rede de proteção. “Essa é uma ação muito importante, em que a equipe do Creas está nos semáforos realizando a entrega de material informativo sobre o combate ao trabalho infantil. Em nossa cidade, temos observado crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade em espaços públicos. Por isso, estamos intensificando esse trabalho de enfrentamento e conscientização junto à população”, ressaltou.

A mobilização reforçou ainda a principal mensagem da campanha: lugar de criança é na escola, no convívio familiar, no lazer e vivendo plenamente a infância. A informação e a conscientização são ferramentas fundamentais para prevenir violações de direitos e fortalecer as políticas públicas de proteção.

A ação contou com apoio da Guarda Civil Municipal, por meio do Departamento de Educação para o Trânsito (DET) e da equipe operacional, que atuaram diretamente na organização e segurança viária durante toda a mobilização. A participação da Guarda Civil Municipal de Sinop foi fundamental para garantir a segurança tanto das equipes da Secretaria de Assistência Social quanto dos cidadãos durante a panfletagem nos cruzamentos de maior movimento.

Leia Também:  Em clima de páscoa, mulheres atendidas nos CRAS participam de oficina de chocolate

Além de conscientizar a população, a ação também orientou sobre a importância de não incentivar o trabalho infantil por meio da oferta de dinheiro, compra de produtos vendidos por crianças ou contratação de menores para atividades proibidas pela legislação. A recomendação é que casos de violação de direitos sejam comunicados aos órgãos competentes para que as famílias recebam acompanhamento adequado e crianças e adolescentes tenham acesso à rede de proteção.

A Prefeitura de Sinop reforça que o enfrentamento ao trabalho infantil é uma responsabilidade compartilhada entre poder público, famílias e sociedade. Por meio da conscientização e da atuação integrada, o município segue fortalecendo políticas públicas que garantam proteção, dignidade e desenvolvimento pleno para crianças e adolescentes.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA