CUIABÁ

Sinop

Moradores do Nico Baracat assinam contratos e solicitam serviços de água e energia: entrega das chaves será amanhã (26)

Publicados

Sinop

lmente está chegando a hora de 576 famílias selecionadas para morar no Nico Baracat realizarem o sonho de pegar as chaves de seus lares. Depois de anos de espera, o momento se aproxima para os futuros moradores das etapas 2 e 4. A cerimônia oficial de entrega será nesta sexta-feira (26), às 10h, no residencial. Além do anfitrião, prefeito Roberto Dorner, estará presente na cerimônia, representando o Governo Federal, o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Carlos Fávaro, também devem comparecer autoridades representando o Governo Estadual, Legislativo Municipal e Caixa Econômica Federal.

O processo de assinatura dos contratos junto à Caixa Econômica ocorreu na última terça (23) e quarta-feira (24), com os selecionados para as etapas 2 e 4 do empreendimento, no Clube dos idosos Dom Henrique. As concessionárias de água e energia estiveram presentes durante os dois dias de mobilização dando encaminhamento às solicitações de ligamento dos serviços às famílias com os contratos assinados. Os moradores que já fizeram a solicitação junto às assinaturas dos contratos, terão os serviços de água e energia ligados dentro do prazo mínimo requerido pelas empresas concessionárias. A Prefeitura fez tratativas para que os trabalhos sejam ágeis, para que todos já tenham os serviços funcionando no dia determinado no cronograma de mudança para os apartamentos.

Leia Também:  Assistência entrega mais de 130 certificados pelo Programa Impulsione o Seu Futuro para estudantes do IFMT

Foram muitas etapas que antecederam a entrega das chaves. As famílias passaram por reuniões de adaptação ao novo formato de moradia, visitaram e vistoriam os apartamentos e, por fim, assinaram os contratos. “Foi um longo período de trabalho, mas não desistimos do compromisso com as famílias do Nico Baracat. Nós conseguimos atravessar diversas etapas que estavam paradas e que atrapalhavam a entrega, e agora o dia chegou, essas pessoas terão uma moradia digna”, destacou o prefeito Roberto Dorner.

As famílias que não compareceram para assinar o contrato no dia marcado, precisam comparecer no departamento de Habitação, da secretaria de Assistência Social, Trabalho de Habitação, para assinar o documento. Em seguida, o próximo passo necessário é solicitar o ligamento de água e energia junto às empresas responsáveis.

A coordenadora de Habitação, Cristiane Resplandes, esclarece como as famílias devem proceder. “Orientamos a todos que não passaram pelas equipes da Águas de Sinop e Energisa nos dois dias de assinatura dos contratos, que procurem as empresas para solicitar o ligamento dos serviços de água e energia nos apartamentos. Lembrando que para fazer essa solicitação é preciso levar o contrato assinado e também os documentos pessoais como RG e CPF. Quem já solicitou nos dias de mobilização está certo, agora é só aguardar”, orientou.

Leia Também:  Prefeitura de Sinop alerta sobre início do período proibitivo de queimadas

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Sinop

Ação educativa da Prefeitura de Sinop reforça combate ao trabalho infantil em semáforos de Sinop

Publicados

em

A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Assistência Social e da equipe do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), realizou uma importante ação de conscientização e mobilização sobre o combate ao trabalho infantil em pontos estratégicos da região central do município. A ação ocorreu na manhã de hoje (1º) nos semáforos dos cruzamentos da Avenida das Sibipirunas com a Avenida Governador Júlio Campos e da Avenida das Sibipirunas com a Avenida das Embaúbas, locais de grande fluxo de veículos e pedestres.

Durante a mobilização, equipes realizaram panfletagem e orientações à população sobre a importância do enfrentamento ao trabalho infantil e da proteção integral dos direitos de crianças e adolescentes. O principal objetivo da iniciativa foi sensibilizar motoristas, pedestres e toda a comunidade sobre os impactos negativos da exploração do trabalho infantil, além de reforçar o papel da sociedade no combate a essa violação de direitos.

Durante a ação, a equipe do Creas distribuiu materiais informativos e orientou a população sobre a realidade enfrentada por crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, especialmente aqueles expostos a atividades inadequadas em vias públicas e semáforos.

Leia Também:  Termina hoje prazo de recurso do gabarito das provas objetivas do seletivo da educação

A coordenadora de Proteção Social Especial, Marilene Pereira, destaca a importância da mobilização como ferramenta de conscientização e fortalecimento da rede de proteção. “Essa é uma ação muito importante, em que a equipe do Creas está nos semáforos realizando a entrega de material informativo sobre o combate ao trabalho infantil. Em nossa cidade, temos observado crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade em espaços públicos. Por isso, estamos intensificando esse trabalho de enfrentamento e conscientização junto à população”, ressaltou.

A mobilização reforçou ainda a principal mensagem da campanha: lugar de criança é na escola, no convívio familiar, no lazer e vivendo plenamente a infância. A informação e a conscientização são ferramentas fundamentais para prevenir violações de direitos e fortalecer as políticas públicas de proteção.

A ação contou com apoio da Guarda Civil Municipal, por meio do Departamento de Educação para o Trânsito (DET) e da equipe operacional, que atuaram diretamente na organização e segurança viária durante toda a mobilização. A participação da Guarda Civil Municipal de Sinop foi fundamental para garantir a segurança tanto das equipes da Secretaria de Assistência Social quanto dos cidadãos durante a panfletagem nos cruzamentos de maior movimento.

Leia Também:  Neste sábado tem ação de vacinação e pesagem do Bolsa Família no Nico Baracat

Além de conscientizar a população, a ação também orientou sobre a importância de não incentivar o trabalho infantil por meio da oferta de dinheiro, compra de produtos vendidos por crianças ou contratação de menores para atividades proibidas pela legislação. A recomendação é que casos de violação de direitos sejam comunicados aos órgãos competentes para que as famílias recebam acompanhamento adequado e crianças e adolescentes tenham acesso à rede de proteção.

A Prefeitura de Sinop reforça que o enfrentamento ao trabalho infantil é uma responsabilidade compartilhada entre poder público, famílias e sociedade. Por meio da conscientização e da atuação integrada, o município segue fortalecendo políticas públicas que garantam proteção, dignidade e desenvolvimento pleno para crianças e adolescentes.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA