Sinop
Festeja Sinop deve gerar cerca de 800 empregos diretos e indiretos na montagem das estruturas
Sinop
A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, destaca a geração de aproximadamente 800 empregos diretos e indiretos relacionados às montagens das estruturas do Festeja Sinop 2026. A movimentação envolve profissionais de diferentes áreas na preparação do Estádio Municipal Massami Uriú – Gigante do Norte, da Praia do Cortado e da Avenida Dom Henrique Froehlich, onde serão realizadas atividades da programação comemorativa aos 52 anos do município.
Segundo o produtor cultural de eventos Daniel Coutinho, que atua na organização estrutural do Festeja Sinop, a montagem das estruturas mobiliza uma cadeia de trabalhadores, desde profissionais responsáveis pela montagem até equipes técnicas e de apoio.
No Estádio Gigante do Norte, a estrutura do palco chama a atenção pela dimensão. São 18 metros de altura – equivalente a um prédio residencial de seis andares – por 36 metros de largura. O espaço também contará com mais de 170 metros de painéis de led, além de toda a estrutura necessária para receber os shows e demais atividades previstas no local.
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, José Pedro Serafini, a geração de empregos durante a preparação dos eventos demonstra que o impacto do Festeja Sinop ultrapassa os dias de programação. “Quando realizamos um evento dessa dimensão, existe toda uma cadeia econômica que começa muito antes da abertura dos portões. São profissionais contratados para montagem, transporte, instalação, serviços técnicos e diversas outras atividades. Esses empregos representam renda circulando em Sinop e mostram como os eventos também são importantes instrumentos de desenvolvimento econômico”, destacou.
O secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Gabriel Vasconcelos, ressalta que a estrutura necessária para receber uma programação diversificada também movimenta profissionais ligados à cultura, ao esporte, ao turismo e à produção de eventos. “O Festeja Sinop é pensado para oferecer uma programação ampla para a população, mas também para gerar oportunidades. São centenas de profissionais envolvidos para que cada espaço esteja preparado e para que as atividades aconteçam com segurança e qualidade. Esse trabalho, muitas vezes realizado nos bastidores, também faz parte do resultado que o Festeja proporciona para a cidade”, afirmou.
A geração de empregos integra o impacto econômico provocado pelo Festeja Sinop, que também alcança setores como comércio, alimentação, hotelaria, transporte e prestação de serviços. Conforme divulgado recentemente pela Prefeitura, a realização dos eventos amplia o fluxo de pessoas e contribui para a circulação de recursos em diferentes segmentos da economia local.
Festeja Sinop
O Festeja Sinop 2026 é realizado pela Prefeitura de Sinop, com apoio da Câmara Municipal de Sinop e patrocínio do Grupo Sinop, Shopping Sinop, Sicoob Norte e Keeta, em celebração aos 52 anos de fundação do município. A programação oficial pode ser acompanhada nas redes sociais da Prefeitura de Sinop e no site institucional.
Confira as próximas agendas do Festeja Sinop 2026:
4 de setembro (sexta-feira)
20h – Shows regionais e show nacional com Edson & Hudson – Estádio Municipal Massami Uriú (Gigante do Norte).
5 de setembro (sábado)
7h – Torneio de Pesca – Categoria Caiaques – Praia do Cortado.
8h – Banho Assistido – Praia do Cortado.
9h – Festival de Praia – artistas regionais – Praia do Cortado.
6 de setembro (domingo)
7h – Torneio de Pesca – Categoria Barcos – Praia do Cortado.
9h – Festival de Praia – shows regionais – Praia do Cortado.
7 de setembro (segunda-feira – feriado nacional)
7h15 – Ciclo Festeja – Estrada Nanci até a Praia do Cortado.
9h – Festival de Praia – shows regionais – Praia do Cortado.
17h30 – Desfile Cívico e Festivo – Avenida Dom Henrique Froehlich.
19h – Marcha para Jesus – Praça da Bíblia até o Estádio Municipal Massami Uriú (Gigante do Norte).
20h30 – Show Gospel com Maria Marçal – Estádio Municipal Massami Uriú (Gigante do Norte).
12 de setembro (sábado)
8h – Festival de Praia – Praia do Cortado.
13h – Show nacional com Júnior Marra – Praia do Cortado.
15h – Show nacional com Nilson Neto – Praia do Cortado.
13 de setembro (domingo)
8h – Festival de Praia – Praia do Cortado.
14h – Show nacional com Xanddy Harmonia – Praia do Cortado.
21h – Baile da Cidade com a Banda Acqua – DMD Centro de Eventos.
14 de setembro (segunda-feira – feriado municipal)
18h – Gravação de DVD de Wesley & Conrado com Jefferson Moraes, Pedro Paulo & Alex, Zezé Di Camargo, Hugo & Guilherme, Ícaro & Gilmar, Traia Véia e outros artistas nacionais – Estádio Municipal Massami Uriú (Gigante do Norte).
Sinop
Concurso de Rei e Rainha do CRAS Boa Esperança promove autoestima, inclusão e valorização da pessoa idosa em Sinop
O sorriso de quem realiza um sonho, a alegria de estar entre amigos e a emoção de ser reconhecido marcaram mais uma edição do concurso de Rei e Rainha da Pessoa Idosa do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Boa Esperança, em Sinop. Promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social, o evento promoveu a vida, a autoestima e a participação social das pessoas idosas atendidas pelo serviço, mostrando que novas experiências, amizades e conquistas não têm idade para acontecer.
Realizada anualmente, a escolha dos representantes de 2026 reuniu idosos que participam das atividades do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos ao longo do ano. Mais do que um concurso, o momento proporcionou aos participantes a oportunidade de desfilar, compartilhar emoções e vivenciar uma experiência de valorização pessoal, com a presença de familiares e da equipe que acompanha suas trajetórias.
O novo rei do CRAS Boa Esperança é Valdemar da Conceição, enquanto Sida Maria foi eleita rainha. Para os dois, a conquista representou uma experiência especial, marcada pela surpresa, pela alegria e pelo acolhimento recebido no espaço de convivência. Valdemar destacou a alegria em conquistar o concurso com a idade que possui. “Para mim foi um prazer. Pela primeira vez, pela idade que eu tenho, tudo tem um dia e aconteceu. E, quando cai, a gente tem que abraçar”, contou. Ele também destacou o atendimento recebido no CRAS e a forma carinhosa com que é acolhido pela equipe.
Sida Maria também comemorou a conquista, que chegou de maneira inesperada. “Para mim é uma surpresa, porque eu entrei na brincadeira, né? Não ia ganhar. E ganhei”, relatou, emocionada. A nova rainha descreveu o momento como maravilhoso e comparou a experiência à realização de um sonho. Ela também incentivou outras pessoas idosas a participarem das atividades oferecidas pelo CRAS.
As histórias dos novos representantes refletem o propósito do trabalho desenvolvido pela Assistência Social: oferecer espaços de convivência nos quais a pessoa idosa possa se sentir acolhida, fortalecer vínculos, descobrir novas possibilidades e reconhecer o próprio valor. A participação nas atividades contribui para combater o isolamento social e ampliar as oportunidades de interação, autonomia e bem-estar.
A coordenadora do CRAS Boa Esperança, Maria Emília, destaca que o concurso é um dos momentos mais aguardados pelos participantes, mas os resultados são construídos durante todo o ano, com atividades que estimulam a saúde, a socialização e a qualidade de vida. “É um dia muito importante. Nesse dia, a gente trabalha a autoestima, a qualidade de vida. O idoso se sente importante, valorizado e acolhido”, ressaltou.
Segundo a coordenadora, ouvir relatos de pessoas que antes se sentiam isoladas e que descobriram no CRAS um espaço de pertencimento é uma das maiores demonstrações da importância do serviço. A presença dos familiares durante o evento também contribui para aproximar a rede de apoio dos idosos e fortalecer os vínculos construídos no cotidiano.
A experiência de João, que foi rei do CRAS Boa Esperança em 2025, demonstra como essa participação pode transformar a rotina. Ao entregar a faixa ao novo representante, ele relembrou um ano de confraternizações, festas, jantares, passeios e outras atividades das quais participou após começar a frequentar o espaço. “Foi um ano maravilhoso. Participei de todos os eventos possíveis, de todas as confraternizações. Fiquei muito feliz de ter entrado no CRAS”, contou. Aos quase 72 anos, João também mantém a rotina de exercícios físicos oferecidos pelo serviço, destacando a importância da atividade para sua saúde. Mesmo deixando o título de rei, ele garantiu que continuará participando das ações e contribuindo com o grupo.
Política pública que valoriza cada etapa da vida
Para a secretária de Assistência Social, Sinéia Abreu, atividades como essa fortalecem o vínculo dos usuários com os serviços socioassistenciais e incentivam a participação contínua nas ações oferecidas pela rede municipal. “É um momento muito especial para eles. É a escolha do novo rei e da nova rainha da terceira idade. Tudo isso é importante porque nós fazemos em todos os CRAS. Depois, realizamos uma escolha entre os representantes de toda a nossa rede”, explicou.
A secretária acrescentou que os representantes escolhidos podem ter a oportunidade de participar de outros eventos e representar Sinop em atividades realizadas em outros municípios, ampliando as experiências de convivência e participação social.
A escolha do Rei e da Rainha do CRAS Boa Esperança integra um conjunto de ações da Prefeitura de Sinop voltadas à proteção social, ao fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários e à promoção de um envelhecimento com mais qualidade de vida. Por meio da Secretaria de Assistência Social, o Município mantém espaços de acolhimento e convivência que estimulam a autonomia, a inclusão e a participação ativa da pessoa idosa.
Confira a programação do concurso nos demais Cras:
- Centro de Convivência Dona Zezé – 22/10 (quinta-feira) às 8h
- Cras Palmeiras – 23/10 (sexta-feira) às 19h
- Cras Menino Jesus – 27/10 (terça-feira) às 8h
- Cras Paulista – 29/10 (quinta-feira) às 8h
Cobertura fotográfica do evento: Rei e Rainha Cras Boa Esperança 2026 | Flickr
-
ESPORTES5 dias atrásRádio Nacional transmite Fluminense x Coritiba nesta quinta
-
POLÍCIA6 dias atrásPolícia Civil recupera no Pará carretas furtadas de pátio de veículos apreendidos em Confresa
-
ESPORTES5 dias atrásRádio Nacional transmite Estudiantes x Flamengo pela Libertadores
-
ESPORTES5 dias atrásFluminense vence Flamengo e abre vantagem na Copa do Brasil Feminina
-
ESPORTES5 dias atrásJustiça determina que Vasco e Boca Juniors joguem no Maracanã
-
ESPORTES5 dias atrásJustiça volta atrás e suspende jogo do Vasco contra o Boca no Maracanã
-
POLÍCIA4 dias atrásPM prende homem por danificar câmera do programa Vigia Mais MT
-
POLÍTICA MT4 dias atrásMax destaca diálogo com Pivetta e elogia primeiras iniciativas


