CUIABÁ

Sinop

Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência reúne participantes para buscar avanços nas políticas públicas

Publicados

Sinop

Reunindo cerca de 100 participantes no auditório da APAE, A III Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, debateu os principais desafios ainda enfrentados pelo público, no âmbito social, familiar, escolar, mercado de trabalho e todos setores da sociedade. O evento foi preparado para discutir o rumo das políticas públicas que amparam e garantem os direitos fundamentais das pessoas com deficiência.

Ouvir a comunidade para encontrar soluções que promovam acessibilidade e garantam o cumprimento dos direitos da pessoa com deficiência é um dos compromissos da Prefeitura Municipal. “Hoje é um momento para discutirmos ações que irão efetivar o direito das pessoas com deficiência, construir propostas que serão levadas à conferência estadual e posteriormente a federal. Daqui de Sinop pode surgir uma grande ação que irá realmente transformar vidas. O município tem atuado para fortalecer a causa, recentemente fizemos o banho assistido, fizemos adequações em nossos prédios públicos, para que haja acessibilidade, estamos sempre buscando melhorar os atendimentos. Sinop é uma cidade que cresce muito e também precisamos avançar nas políticas públicas para as pessoas com deficiência e proporcionar a elas total inclusão na nossa sociedade”, pontuou a secretária de Assistência Social, Trabalho e Habitação, Scheila Pedroso.

Leia Também:  Prefeitura de Sinop encaminha projeto do Regulariza Sinop 2026 para ampliar regularização de débitos fiscais

O debate da III Conferência também reflete nas políticas públicas da educação. “Em termos de realidade educacional hoje a sobrecarga está grande dentro do espaço da sala de aula, tendo em vista o aumento do número de alunos com deficiência. Fica aqui a nossa reflexão referente a discussão de hoje, que possamos enquanto município realmente fazer a diferença e levar as demandas de Sinop a nível estadual e federal, para que venha acompanhar a realidade dos municípios”, relatou a secretária da pasta, Sandra Donato.

O presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD) destaca que os debates públicos representam o início das transformações sociais. “As soluções partem da sociedade, das necessidades da sociedade, a partir das ideias de pessoas que de repente não conseguem ir diretamente num órgão federal ou estadual levar sua demanda. É através deste momento de debate, que ela apresenta suas dificuldades ou soluções, a partir das conferências”, ressaltou Ivan Coser.

A diretora da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Regina Gonzales, agradeceu a presença dos participantes. “É com muita alegria que estamos hoje cedendo nosso espaço para refletirmos sobre acessibilidade da pessoa com deficiência. Agradeço a todos por permitirem que fosse aqui na nossa casa a realização desse grande evento. Quero agradecer também a todos os professores que aqui estão e pais de alunos, para que possamos juntos construir a inclusão”, declarou.

Leia Também:  Audiência pública para discutir Plano Local de Habitação de Interesse Social será nesta sexta-feira (4)

Estiveram presentes membros de entidades como Associação dos Deficientes Físicos de Sinop (ADEFIS), Associação Dos Deficientes Visuais E Amigos De Sinop (ADEVAS), Associação de Amigos do Autista de Sinop (AMA), APAE e outras, bem como representantes das secretarias de Saúde e Educação.

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Sinop

Ação educativa da Prefeitura de Sinop reforça combate ao trabalho infantil em semáforos de Sinop

Publicados

em

A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Assistência Social e da equipe do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), realizou uma importante ação de conscientização e mobilização sobre o combate ao trabalho infantil em pontos estratégicos da região central do município. A ação ocorreu na manhã de hoje (1º) nos semáforos dos cruzamentos da Avenida das Sibipirunas com a Avenida Governador Júlio Campos e da Avenida das Sibipirunas com a Avenida das Embaúbas, locais de grande fluxo de veículos e pedestres.

Durante a mobilização, equipes realizaram panfletagem e orientações à população sobre a importância do enfrentamento ao trabalho infantil e da proteção integral dos direitos de crianças e adolescentes. O principal objetivo da iniciativa foi sensibilizar motoristas, pedestres e toda a comunidade sobre os impactos negativos da exploração do trabalho infantil, além de reforçar o papel da sociedade no combate a essa violação de direitos.

Durante a ação, a equipe do Creas distribuiu materiais informativos e orientou a população sobre a realidade enfrentada por crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, especialmente aqueles expostos a atividades inadequadas em vias públicas e semáforos.

Leia Também:  Prefeitura de Sinop inicia obras de asfaltamento no Chácaras Planalto e amplia frentes do pacote de pavimentação

A coordenadora de Proteção Social Especial, Marilene Pereira, destaca a importância da mobilização como ferramenta de conscientização e fortalecimento da rede de proteção. “Essa é uma ação muito importante, em que a equipe do Creas está nos semáforos realizando a entrega de material informativo sobre o combate ao trabalho infantil. Em nossa cidade, temos observado crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade em espaços públicos. Por isso, estamos intensificando esse trabalho de enfrentamento e conscientização junto à população”, ressaltou.

A mobilização reforçou ainda a principal mensagem da campanha: lugar de criança é na escola, no convívio familiar, no lazer e vivendo plenamente a infância. A informação e a conscientização são ferramentas fundamentais para prevenir violações de direitos e fortalecer as políticas públicas de proteção.

A ação contou com apoio da Guarda Civil Municipal, por meio do Departamento de Educação para o Trânsito (DET) e da equipe operacional, que atuaram diretamente na organização e segurança viária durante toda a mobilização. A participação da Guarda Civil Municipal de Sinop foi fundamental para garantir a segurança tanto das equipes da Secretaria de Assistência Social quanto dos cidadãos durante a panfletagem nos cruzamentos de maior movimento.

Leia Também:  Saúde reforça alerta aos sintomas e importância do tratamento precoce

Além de conscientizar a população, a ação também orientou sobre a importância de não incentivar o trabalho infantil por meio da oferta de dinheiro, compra de produtos vendidos por crianças ou contratação de menores para atividades proibidas pela legislação. A recomendação é que casos de violação de direitos sejam comunicados aos órgãos competentes para que as famílias recebam acompanhamento adequado e crianças e adolescentes tenham acesso à rede de proteção.

A Prefeitura de Sinop reforça que o enfrentamento ao trabalho infantil é uma responsabilidade compartilhada entre poder público, famílias e sociedade. Por meio da conscientização e da atuação integrada, o município segue fortalecendo políticas públicas que garantam proteção, dignidade e desenvolvimento pleno para crianças e adolescentes.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA