Sinop
Conferência Municipal de Cultura reunirá representantes do setor amanhã (31) em Sinop
Sinop
A Prefeitura de Sinop, por meio do departamento de Cultura, realiza nesta quinta-feira (31), a Conferência Municipal de Cultura de Sinop, que tem por principal objetivo mobilizar e articular os diversos setores da Cultura no município e promover seu contato direto com os seis eixos temáticos, da 4ª Conferência Nacional de Cultura. O evento será no Centro de Eventos Governador Dante de Oliveira, e terá início às 7h30 com credenciamento e segue até às 17h30.
O tema geral da Conferência Municipal de Cultura será “Democracia e Direito à Cultura”, como objetivo geral promover o debate sobre as políticas culturais com ampla participação da sociedade, visando o fortalecimento da democracia e a garantia dos direitos culturais em todos os âmbitos da federação, de forma transversal com todas as políticas públicas sociais e econômicas do país.
Durante a Conferência serão abordados temas como a Lei Paulo Gustavo, Fundação Nacional de Artes (Funarte) e seus fomentos, Lei Audi Blanc, entre outros.
Participarão representantes do Ministério da Cultura (MinC), Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (Secel) e o conselho de cultura do estado também estará presente. “As informações sobre o momento cultural serão discutidas, e é de suma importância, que o cidadão faça parte, para que a gente possa avançar com as nossas questões sobre a cultura. A Conferência acontece a cada quatro anos, e nós precisamos levantar as nossas necessidades para estar sendo levada para a nacional que deve ocorrer até março do ano que vem. Precisamos de você, para trazermos o resultado como nós queremos, precisamos trabalhar juntos e caminhar juntos. Esperamos vocês aqui”, destacou a Diretora de Cultura, Professora Branca.
Os seis eixos temáticos abordados serão:
Eixo 1 – Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura;
Eixo 2 – Democratização do acesso à cultura e Participação Social;
Eixo 3 – Identidade, Patrimônio e Memória;
Eixo 4 – Diversidade Cultural e Transversalidades de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural;
Eixo 5 – Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade; e
Eixo 6 – Direito às Artes e às Linguagens Digitais.
Durante a conferência haverá eleição de delegados e suplentes para as próximas etapas do cronograma da 4° Conferência Nacional de Cultura. Podem participar da Conferência Municipal de Cultura cidadãos residentes no município, sociedade civil, poder público, convidados e observadores.
Fonte: Prefeitura de Sinop – MT
Sinop
Sinop alcança 8,3 pontos em confiança para investimentos e reforça cenário de crescimento
O levantamento também avaliou a percepção sobre o crescimento de Sinop, que recebeu nota 7,0, demonstrando uma visão positiva em relação à trajetória de expansão da cidade e às oportunidades associadas ao seu desenvolvimento econômico.
Os dados integram o ICES (Índice de Confiança Econômica de Sinop), painel próprio de entrevistas com lideranças realizado pelo Radar Imobiliário Sinop. O indicador busca acompanhar a percepção de pessoas que participam de decisões relacionadas a investimentos e negócios no município.
A nota de 8,3 para a confiança em investir sinaliza um cenário em que Sinop é percebida como um município com capacidade de continuar atraindo capital, empresas e novos empreendimentos. A avaliação se soma a fatores que vêm acompanhando o processo de crescimento da cidade, como a expansão urbana, o fortalecimento do setor de serviços, a atividade empresarial e a demanda por novos espaços e estruturas.
Para a Prefeitura de Sinop, indicadores dessa natureza contribuem para acompanhar a percepção do mercado sobre o município e reforçam a importância de manter políticas voltadas à melhoria da infraestrutura, à desburocratização, à geração de oportunidades e à criação de um ambiente favorável para quem pretende empreender e investir.
O secretário de Desenvolvimento Econômico (Sedec), José Pedro Serafini, destaca que o crescimento de Sinop exige planejamento contínuo e investimentos capazes de acompanhar a expansão da cidade, garantindo condições para que novos negócios se instalem e para que empresas já estabelecidas possam ampliar suas atividades.
“Sinop continua demonstrando a sua força como o ambiente de oportunidades e de investimentos. Segundo o radar imobiliário Sinop, que é idealizado pela corretora Chiara Martins, o indicador de confiança para investir no município alcançou 8,3 em uma escala de 0 a 10. É um resultado importante, porque traduz a percepção de lideranças que participam das decisões de investimento e reforça a confiança no desenvolvimento e no futuro de Sinop. E essa confiança, ela também se reflete na pujança do mercado imobiliário. O radar já mapeou 3.307 unidades residenciais e mistas em 17 empreendimentos lançados ou em obra entre 2023 e 2026. São números que demonstram a dimensão desse novo ciclo de desenvolvimento urbano e a capacidade de Sinop de continuar atraindo investimentos”, disse ele.
Sobre o indicador
O ICES é um painel próprio de entrevistas realizado pelo Radar Imobiliário Sinop com lideranças que participam de decisões de investimento. O indicador tem caráter de acompanhamento da percepção desse público específico e não constitui uma pesquisa estatística representativa do empresariado de Sinop.
Mesmo com essa ressalva metodológica, a nota de 8,3 pontos na confiança para investir apresenta um sinal positivo sobre a percepção de agentes envolvidos em decisões de investimento e negócios no município.
-
POLÍTICA MT12 horas atrásMax Russi lidera coletiva de imprensa em apoio a Flávio Bolsonaro
-
MATO GROSSO12 horas atrásSetasc abre inscrições para sorteio do Camarote dos Autistas no jogo do Cuiabá contra o Avaí
-
POLÍTICA MT5 horas atrásMax Russi anuncia que 18 deputados de MT já apoiam candidatura de Flávio Bolsonaro; VEJA VÍDEO
-
MATO GROSSO11 horas atrásMT Hemocentro divulga calendário de coletas de sangue para outubro
-
POLÍCIA8 horas atrásPolícia Civil cumpre mandados contra suspeitos de homicídios e tráfico em Diamantino
-
POLÍCIA8 horas atrásPolícia Civil prende homem por furto de fios de cobre no bairro Santa Rosa
-
POLÍCIA9 horas atrásPolícia Militar recupera carro roubado e conduz cinco suspeitos em Cuiabá
-
POLÍCIA7 horas atrásPolícia Civil identifica três suspeitos de envolvimento em série de furtos em Canarana


