Sinop
Caminhada do Maio Laranja mobiliza rede de proteção e reforça combate à violência sexual contra crianças e adolescentes em Sinop
Sinop
A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Assistência Social, realizou nesta sexta-feira (29) a caminhada de encerramento da campanha nacional Maio Laranja, mobilizando instituições, entidades, unidades escolares e a rede de proteção à infância e adolescência no combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes.
A mobilização percorreu as principais vias centrais do município e teve como principal objetivo ampliar a conscientização da população sobre a gravidade do tema, fortalecendo o compromisso coletivo de proteção. Mais do que um ato simbólico, a caminhada representou um chamado à sociedade para que a voz do socorro das vítimas ecoe, sensibilizando a população sobre a importância da denúncia e da prevenção.
Participaram da ação representantes de instituições que atuam diretamente no atendimento de crianças e adolescentes, equipes da rede socioassistencial, estudantes, unidades escolares e entidades parceiras, reforçando o compromisso conjunto na defesa dos direitos da infância e juventude.
A secretária de Assistência Social, Sinéia Abreu, destacou que a caminhada encerra a programação do Maio Laranja, mas reforça uma responsabilidade que precisa ser permanente. “Estamos encerrando o Maio Laranja com chave de ouro, alertando a população e despertando a consciência sobre o combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. Este já é o segundo ano da caminhada, reunindo todas as instituições que trabalham com esse público, para que a população compreenda a importância dessa campanha e entenda que todos têm a responsabilidade de combater um tema tão pesado quanto esse”, afirmou.
Segundo a secretária, a mobilização também representa um compromisso do município em fortalecer ações de enfrentamento às violências sexuais contra crianças e adolescentes. “A caminhada vem justamente para mostrar à população que o município tem se preocupado e buscado fazer esse combate necessário. É um alerta para que todos se envolvam numa situação tão delicada e importante”, reforçou.
A juíza da Vara da Infância e Juventude de Sinop, Melissa de Lima Araújo, enfatizou que o enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes precisa acontecer diariamente e não apenas durante a campanha. “O dia 18 de maio é uma data alusiva ao combate à exploração sexual infantil, mas esse combate é diário. Durante o mês realizamos campanhas, ações preventivas nas escolas e nas entidades, mas é fundamental que a população conheça os canais de denúncia e entenda que tem o dever de comunicar às autoridades qualquer suspeita de violência, abuso ou exploração, para que os agressores sejam responsabilizados o quanto antes”, destacou.
Entre as entidades participantes esteve o Centro de Atendimento e Orientação ao Adolescente (Caopa), instituição que atua diretamente com adolescentes em Sinop. A monitora social, Ana Paula, ressaltou a importância de fortalecer a conscientização junto ao público atendido.
“O Caopa trabalha diretamente com adolescentes e precisa estar presente nessa causa. Nós conscientizamos para que eles entendam a importância da proteção, saibam se prevenir e tenham confiança para buscar ajuda quando necessário. Todos os anos participamos da caminhada para fortalecer ainda mais essa ação e conscientizar toda a sociedade sobre a importância desse cuidado”, pontuou.
A campanha Maio Laranja faz referência ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado em 18 de maio, e tem como propósito mobilizar a sociedade para prevenção, proteção e enfrentamento às violências sexuais contra crianças e adolescentes.
Ao reunir a rede de apoio, instituições de ensino e entidades assistenciais, a caminhada reforçou a importância de fazer a mensagem de proteção ecoar por toda a cidade: diante de qualquer suspeita, denunciar é um ato de cuidado, responsabilidade e defesa da vida.
Sinop
Prefeitura de Sinop promove Dia D de saúde com vacinação e atendimentos nas UBSs neste sábado (18)
A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Saúde, realizará neste sábado (18), o Dia D de imunização contra a Influenza e demais doenças preveníveis e da campanha Julho Amarelo, voltada à conscientização e combate às hepatites virais. A mobilização ocorrerá das 7h30 às 16h30, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) do município, com exceção da UBS Gleba Mercedes.
A iniciativa tem como objetivo ampliar o acesso da população aos serviços de saúde, fortalecer a cobertura vacinal e intensificar as ações de prevenção e promoção da saúde. Durante todo o dia, as equipes estarão mobilizadas para oferecer diversos atendimentos, facilitando o acesso da comunidade aos serviços da Atenção Primária.
Entre os serviços disponibilizados estão a aplicação de vacinas, consultas de enfermagem, consultas de pré-natal do parceiro, consultas de planejamento familiar, coleta e captação de exames preventivos, atendimentos odontológicos, além da solicitação de mamografias e outros exames, conforme a necessidade de cada paciente.
Lucas Salvador, médico e diretor da Atenção Primária, destaca que a mobilização foi planejada para facilitar o acesso da população aos serviços de saúde e ampliar a cobertura vacinal no município. “Esse sábado é um dia muito importante para a saúde da nossa população. Vamos abrir as UBS’s, das 7h30 às 16h30, para vacinar contra a gripe, atualizar a caderneta de vacinação e reforçar o combate às hepatites virais, dentro da campanha Julho Amarelo. Além da vacinação, também vamos oferecer coleta de preventivos e testes rápidos. É uma oportunidade para que a comunidade cuide da saúde em um só dia. Estamos de portas abertas para atender bem e proteger quem mais precisa.”
A Secretaria Municipal de Saúde reforça a importância da participação da população na ação, especialmente daqueles que ainda não atualizaram a caderneta de vacinação ou precisam realizar algum acompanhamento preventivo. A orientação é que os usuários levem um documento oficial com foto, Cartão SUS e a caderneta de vacinação, quando houver.
Além de contribuir para o aumento da cobertura vacinal contra a influenza e outras doenças imunopreveníveis, a mobilização também integra as ações do Julho Amarelo, campanha nacional dedicada à prevenção, diagnóstico precoce e conscientização sobre as hepatites virais, reforçando a importância do cuidado contínuo com a saúde.
-
POLÍCIA5 dias atrásPolícia Civil deflagra operação contra facção criminosa que utilizava bingos para lavagem de dinheiro em MT
-
POLÍCIA4 dias atrásForça Tática prende dois homens suspeitos por roubos a postos de combustíveis em Cuiabá
-
POLÍCIA11 horas atrásPolícia Militar localiza aeronave e apreende 78 tabletes de cocaína na Reserva do Cabaçal
-
POLÍCIA13 horas atrásPolícia Civil deflagra operação para apurar homicídio de jovem em Poxoréu
-
CURIOSIDADES4 dias atrásEventos de julho impulsionam turismo em Angra dos Reis
-
CURIOSIDADES5 dias atrásMaior festival de dança do mundo é brasileiro
-
CURIOSIDADES6 dias atrásFérias transformam leitura em brincadeira e conexão
-
POLÍCIA5 dias atrásPolícia Civil deflagra ação contra núcleo de facção criminosa em Campos de Júlio


