Sinop
10ª Conferência Municipal de Saúde reúne cerca de 400 participantes para debater melhorias e o futuro do SUS em Sinop
Sinop
A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Saúde e do Conselho Municipal de Saúde, realiza nesta terça-feira (16) a 10ª Conferência Municipal de Saúde de Sinop. O evento reúne cerca de 400 participantes no auditório da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) com o objetivo de discutir os avanços da saúde pública, avaliar os desafios atuais e construir propostas para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) nos âmbitos municipal, estadual e federal.
Com o tema “Saúde, Democracia, Soberania e SUS: Cuidar do povo é cuidar do Brasil”, a conferência reúne gestores, profissionais da saúde, usuários do SUS e representantes da sociedade civil. A proposta é ampliar a participação popular na construção das políticas públicas e fortalecer o diálogo entre a população e os responsáveis pela gestão da saúde pública.
A programação começou pela manhã com leitura do regimento interno e palestras voltadas aos desafios e perspectivas da saúde pública. Entre os temas debatidos estão financiamento do SUS, sustentabilidade fiscal, justiça socioambiental, democracia e modelos de atenção à saúde. No período da tarde, os participantes serão divididos em grupos temáticos para elaboração de propostas que representarão o município na etapa estadual da conferência.
Durante a abertura, o prefeito Roberto Dorner destacou a importância da participação popular na construção das políticas públicas de saúde. “O município sempre procura ouvir a população para saber como está a saúde e receber sugestões para melhorar os atendimentos. Por isso, a população e os servidores da saúde estão aqui hoje, todos juntos, para que possamos ouvir as demandas e buscar soluções para a saúde do nosso município. É um dia muito importante, porque todas as pessoas podem contribuir para a melhoria da saúde em Sinop”, afirmou.
O vice-prefeito Paulinho Abreu ressaltou que a conferência representa um espaço democrático para discussão dos desafios da saúde pública. “É muito importante debater saúde pensando na população e buscando atingir o principal objetivo, que é atender bem o cidadão sinopense. Nada melhor do que a conferência, que já está na décima edição, com ampla participação da sociedade, do conselho, das entidades representativas e dos poderes públicos, para ouvir a população e buscar melhorias constantes para os serviços de saúde do município”, disse.
O secretário de Saúde, Érico Stevan, reforçou que a principal finalidade do encontro é ouvir a população e transformar as sugestões em ações concretas. “A ideia da 10ª conferência é ouvir a população, ouvir nossos colaboradores da saúde e também de outras secretarias. O pedido do prefeito Roberto Dorner é justamente esse: ouvir a população, buscar avanços na saúde e melhorias na qualidade de vida. Nós vamos debater aquilo que a população apresentar. Estamos aqui para ouvir ideias, sugestões e críticas que possam contribuir para aperfeiçoar os atendimentos. O mais importante de tudo isso é a participação da sociedade e a construção de resultados que atendam às necessidades da população”, destacou.
O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Yury Bezerra, explicou que as discussões seguem diretrizes definidas nacionalmente e poderão resultar em propostas que influenciam políticas públicas em diferentes esferas de governo. “O debate começa com apresentações e direcionamentos baseados em quatro eixos definidos pelo Ministério da Saúde. A partir disso, gestores, trabalhadores da saúde e população discutem os temas em grupos específicos. Das discussões saem diretrizes e propostas que seguem para as etapas estadual e federal. A importância da conferência está justamente na oportunidade de a população apresentar suas necessidades e transformar essas demandas em propostas que poderão resultar em políticas públicas para o município, para o estado e para o país”, pontuou.
A coordenadora de Planejamento Científico da conferência, Patrícia Kamitani, destacou o papel da população na construção das propostas. “A conferência é um movimento que reúne comunidade, trabalhadores da saúde e gestores para discutir políticas públicas. É um momento em que os participantes analisam a realidade do município, apresentam sugestões e constroem propostas que poderão contribuir para a formulação de políticas públicas municipais, estaduais e federais”, afirmou.
O servidor público José Nascimento participou da programação da conferência pela manhã e ressaltou a relevância da presença da população nas discussões. “Eu já participei de várias conferências e esse é um momento em que a população deve estar presente. É aqui que mostramos nossas necessidades e apresentamos propostas de mudança para o município, para o estado e para o país. Depois das discussões, muitas dessas propostas passam a integrar políticas públicas e ajudam a melhorar os serviços oferecidos à população”, concluiu.
Ao final da programação, serão aprovadas 12 propostas que representarão Sinop na etapa estadual da conferência. Também ocorrerá a eleição dos delegados que defenderão as propostas do município durante a 10ª Conferência Estadual de Saúde.
Sinop
Servidoras refletem sobre avanços da Lei Maria da Penha em encontro promovido pela Prefeitura de Sinop
Sancionada em 7 de agosto de 2006, a Lei Maria da Penha é considerada um marco na defesa dos direitos das mulheres no Brasil. A legislação estabelece mecanismos para prevenir e combater a violência doméstica e familiar, além de garantir proteção às vítimas. A lei reconhece cinco formas de violência: física, psicológica, moral, sexual e patrimonial.
Durante a reunião, as participantes compartilharam experiências, discutiram desafios enfrentados pelas mulheres e reforçaram a importância da conscientização permanente sobre o tema. A proposta do encontro foi ampliar o diálogo entre as secretarias e fortalecer ações integradas voltadas à prevenção da violência e ao acolhimento das vítimas.
A coordenadora de Políticas Públicas para as Mulheres de Sinop, professora Branca, destacou que a data representa uma conquista histórica para as mulheres brasileiras e um momento de reflexão sobre os avanços alcançados ao longo das últimas duas décadas. “Hoje, dia 7 de agosto, o Comitê de Políticas Públicas para as Mulheres do Município de Sinop está reunido. É um dia muito especial por se tratar da comemoração dos 20 anos da Lei Maria da Penha. Nós comemoramos porque alcançamos voz por meio da luta dessa mulher. Hoje temos muito mais denúncias. As mulheres estão tendo coragem porque estão se amparando umas nas outras”, afirmou.
A representante da Diretoria Regional de Educação, Juliana da Silva, ressaltou que o enfrentamento à violência contra a mulher deve fazer parte das reflexões diárias da sociedade. “Hoje, no dia 7 de agosto, nós comemoramos o aniversário da Lei Maria da Penha, que completa 20 anos. Mas queremos lembrar que não é apenas no dia de hoje que precisamos pensar nessa violência contra a mulher. Todos os dias, principalmente você, homem, faça uma reflexão e trate a mulher com carinho”, disse.
A servidora do Procon, Edna Dantas, lembrou que a legislação garantiu maior proteção às mulheres e reforçou a necessidade de denunciar qualquer forma de agressão. “No dia 7 de agosto de 2006 foi sancionada a Lei Maria da Penha, por meio da qual todas as mulheres passaram a ter o seu direito de voz. No momento atual em que vivemos, é importante que todas as mulheres denunciem os atos praticados contra elas nas formas de violência física, psicológica, moral, sexual e patrimonial”, afirmou.
O encontro integrou a programação do Agosto Lilás, mês dedicado à conscientização e ao enfrentamento da violência contra a mulher.
-
POLÍTICA MT2 dias atrásMax Russi oficializa apoio do Podemos a Pivetta após consenso entre lideranças do partido
-
POLÍTICA MT2 dias atrásMauro Mendes admite desgaste com Max Russi, mas mantém diálogo aberto
-
CUIABÁ2 dias atrásCuiabá terá Dia D de Multivacinação em agosto com atendimento nas 72 unidades de saúde
-
POLÍTICA MT2 dias atrásWellington Fagundes e Janaina Riva oficializam aliança para disputa ao Governo e Senado
-
POLÍTICA MT2 dias atrásNininho diz que faltou mulher preparada para compor chapa
-
POLÍTICA MT7 dias atrásSaída de Jayme da disputa leva MDB a discutir candidatura própria ao Governo de MT
-
POLÍTICA MT2 dias atrásVereadora Michelly Alencar rebate Nininho e defende atuação de mulheres na política
-
Primavera do Leste7 dias atrásPrimavera do Leste reforça alerta sobre queimadas durante período de seca


