CUIABÁ

Rondonópolis

Sinfra retirou mais de 1,5 mil toneladas de lixo do sistema de drenagem urbana em sete meses

Publicados

Rondonópolis

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Sinfra), segue atuando na limpeza das bocas de lobo em diversas regiões da cidade com a utilização de caminhões vac-all. Em sete meses de execução dos serviços, desde outubro do ano passado, foram realizadas as limpezas de 989 bocas de lobo, com a retirada de aproximadamente 1,5 mil toneladas de lixo da rede de drenagem.

Os dados são da Sinfra que destaca que o trabalho vem sendo feito em todas as regiões da cidade, atendendo diversos bairros, conforme cronograma técnico e necessidade identificada pelas equipes da Pasta.

O objetivo desse tipo de serviço é manter a eficiência do sistema de drenagem urbana, contribuindo para reduzir alagamentos. O trabalho, de acordo com a Sinfra, segue sendo realizado em diversas regiões de Rondonópolis.

O secretário Municipal de Infraestrutura, Lucas Luz, reforça que a limpeza das bocas de lobo é fundamental para garantir o correto escoamento das águas pluviais, prevenindo alagamentos, enxurradas e o acúmulo de resíduos que podem obstruir a rede de drenagem. 

Leia Também:  Exposição “Cuiabá em Cores” encanta visitantes e convida público a redescobrir a cidade

Além disso, a manutenção periódica contribui para a conservação da infraestrutura urbana e redução de riscos à saúde pública causados pelo acúmulo de lixo e água parada.

Marcos Miraglia/Gcom

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Rondonópolis

Prefeito decreta ponto facultativo nos dias 4 e 5 de junho nos serviços públicos

Publicados

em

Os servidores públicos municipais terão um momento de descanso prolongado neste fim de semana. O prefeito de Rondonópolis, Cláudio Ferreira, decretou ponto facultativo nas repartições públicas municipais nesta quinta-feira (4), Dia de Corpus Christi, e na sexta-feira (5) em Rondonópolis.

O ponto facultativo fica oficializado pelo decreto 13.386, de 28 de maio de 2026, publicado nesta segunda-feira no Diário Oficial do Município. O dispositivo foi decretado considerando que, embora Corpus Christi não esteja previsto como feriado nacional pela Lei Federal nº 662/1949, o Município o reconhece como data de relevante significado cultural e social para a população.

O gestor argumenta ainda que a celebração de Corpus Christi, conforme tradição cristã e calendário litúrgico nacional, é uma solenidade amplamente observada no território nacional e reconhecida como feriado religioso facultativo em diversos entes federativos.

Além disso, no documento justifica a conveniência administrativa de se estabelecer ponto facultativo também no dia 05 de junho de 2026 (sexta-feira), com vistas a garantir racionalidade, economia e continuidade no planejamento das atividades públicas, em consonância com o calendário do Governo do Estado.

Leia Também:  CEI avança e convoca oitivas para investigar finanças da Santa Casa

O decreto mantém em funcionamento nesse período os serviços essenciais, como a UPA e PA Infantil, cujas atividades por sua natureza não podem ser suspensas. Nesse caso, as atividades deverão ser exercidas mediante escalas de serviço ou plantão.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA