CUIABÁ

Rondonópolis

Setrat intensifica fiscalização de caminhões no perímetro urbano

Publicados

Rondonópolis

Os agentes de fiscalização de trânsito estão intensificando ações de controle para proibir a circulação de caminhões na cidade. Do início do ano até esta quinta-feira foram realizadas mais de 340 notificações de veículos pesados que trafegavam no perímetro urbano. No ano de 2023, foram mais de 3 mil autuações.

Os problemas gerados pelos veículos pesados trafegando pelos bairros e Centro da cidade são muitos. Ocorrem danos ao asfalto, às redes de água de esgoto, assim como problemas no trânsito, como lentidão, falta de visibilidade e perigo de acidentes com maior gravidade para terceiros.

A permissão para que os caminhões andem na cidade, se restringe à carga de descarga, com horários específicos, entre 18h e 8 horas. Aos sábados, a liberação ocorre após às 14 horas. Período em que as lojas estão fechadas para os clientes e o trânsito conta com pouco fluxo de veículos.

A multa para os motoristas de veículos pesados e de grande porte por trafegarem no perímetro urbano em horários não permitidos é de R$ 127,00 e está enquadrada como infração média.

Leia Também:  Prefeitura conclui licitação para construção do novo Ciosp

Em Rondonópolis, cidade que possui uma posição geográfica peculiar, pois possui saídas para três capitais Goiânia (GO), Campo Grande (MS) e Cuiabá e ainda é cortada por duas rodovias estaduais, a MT-130 e a MT-270, a quantidade de veículos pesados passando pelas ruas da cidade é grande, mesmo contando com o anel viário.

De acordo com a secretária de Transporte e Trânsito, Priscila Paiva, a intensificação das ações no sentido de coibir esta prática é uma maneira de reduzir problemas de falta de fluidez no trânsito de alertar os motoristas quanto às leis de trânsito da cidade.

“Este tipo de infração consta no Código Brasileiro de Trânsito e aqui na cidade também temos a Lei 6.595 em vigor desde 2011 que instituiu a Zona de Restrição Máxima de Circulação), locais em que a circulação de veículos pesados só é permitida em horário comercial para ônibus de transporte coletivo do município”, destacou a secretária.

Fonte: Prefeitura de Rondonópolis – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Rondonópolis

Peças teatrais e musicais marcam encerramento de projeto de leitura na EMEF Alfredo de Castro

Publicados

em

A Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Alfredo de Castro Araújo, no Jardim Maria Tereza, em Rondonópolis, realizou na noite do último dia 30 de setembro, com a presença maciça da comunidade escolar, o encerramento do Projeto de leitura “Prazer de Ler”. Em 11 anos de funcionamento da unidade, é a 10ª vez que o projeto é desenvolvido.

O Projeto de Leitura “Prazer de Ler” tem como  público-alvo todos os estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, envolvendo professores, equipe pedagógica e famílias. Desenvolvido ao longo do ano, a culminância envolveu a apresentação pelos alunos de peças teatrais e musicais sobre as leituras de obras de diversos autores, como Manoel de Barros, Maurício de Sousa, Cecília Meireles, Vinícius de Morais, entre outros.

Conforme a direção, o projeto busca aproximar os estudantes dos livros de maneira prazerosa e significativa, respeitando as diferentes fases de aprendizagem. O objetivo principal é incentivar o hábito e o prazer pela leitura, desenvolvendo a compreensão leitora, a oralidade, a escrita e a imaginação dos alunos. Além disso, a leitura contribui para o desenvolvimento da linguagem, da criatividade, da interpretação, da autonomia e do pensamento crítico.

Leia Também:  Secult abre inscrições para a Conferência Intermunicipal de Cultura

A diretora da EMEF Alfredo de Castro, Luziangela Pereira de Souza, avalia que os resultados do projeto têm sido muito positivos, com o aumento significativo do índice de leitura entre os alunos, fazendo com que a maioria deles seja leitores, e com grande envolvimento e participação dos pais. No geral, destaca que todos os índices da unidade melhoraram, principalmente o IDEB (que passou de 5,6 em 2023 para 6,4 em 2025).

Confira abaixo algumas das apresentações do encerramento do projeto.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA