CUIABÁ

Rondonópolis

Professores da rede municipal apresentam resultados do Alfabetiza MT em seminário

Publicados

Rondonópolis

Professores, coordenadores e diretores das escolas da rede municipal de educação, tanto da educação infantil quanto do ensino fundamental, participaram, nesta sexta-feira (29) e sábado (30), do 2º Seminário Municipal Alfabetiza MT e do 1º Encontro Municipal com alfabetizadores do programa Muxirum. O evento foi realizado no Centro Social Urbano na Vila Operária e contou com a presença do prefeito José Carlos do Pátio.

Pátio aproveitou a oportunidade para pedir a ajuda dos profissionais da educação para que contribuam com o conhecimento que possuem para a implantação do ensino integral nas escolas municipais de Rondonópolis, projeto da atual gestão. “O propósito agora é o ensino integral e vocês vão me ajudar definindo como vai funcionar a educação integral”, disse.

Conforme a secretária Municipal de Educação, Mara Gleibe da Fonseca, o seminário foi uma oportunidade de se fazer uma análise diagnóstica do desenvolvimento do projeto Alfabetiza MT durante o ano, com apresentações das boas práticas promovidas pelos professores em suas unidades e que tiveram resultados positivos.

Nos dois dias de evento, os professores também tiveram palestras e mesas redondas com temas como a corresponsabilização dos entes federados no contexto dos Programas Alfabetiza MT e
Muxirum; leitura e escrita: modos de apropriação e práticas na infância; e, currículo e alfabetização no pós pandemia.

Leia Também:  Prefeitura e Incra se organizam para regularização de assentamentos rurais

O programa Alfabetiza MT visa o fortalecimento do regime de colaboração entre estado e municípios com ênfase na alfabetização das crianças até 2° ano do Ensino Fundamental. O programa tem por objetivo a transformação do contexto do estado sobretudo, na fase da alfabetização, fortalecendo a gestão escolar, capacitando os docentes, avaliando o desempenho dos estudantes e gerando incentivos às escolas.

O principal objetivo é a melhoria dos resultados da alfabetização dos estudantes das escolas públicas de Mato Grosso.

Fonte: Prefeitura de Rondonópolis – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Rondonópolis

Prefeitura assume gestão temporária de asilo privado em Rondonópolis

Publicados

em

A Prefeitura de Rondonópolis assumiu de forma temporária nesta quinta-feira (11) a administração do Sossego Lar dos Idosos (atual Recanto Bom Jesus Lar dos Idosos), uma instituição privada situada no Globo Recreio. A ação cumpre decisão judicial da 1ª Vara Cível da Comarca de Rondonópolis, que constatou que cerca de 40 idosos viviam em situação insalubre e de grave abandono na instituição.

Atendendo uma ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público de Mato Grosso, a Justiça determinou o afastamento imediato do administrador da entidade e a entrega temporária da gestão ao Município. “O foco principal do nosso trabalho é garantir a segurança e a vida dos acolhidos que aqui estão”, explicou a secretária municipal de Promoção e Assistência Social, Fabiana Perez.

A equipe municipal encontrou no local uma realidade chocante. Idosos abandonados, com feridas abertas, em meio a forte mau cheiro e a um ambiente insalubre, com a maioria dos acolhidos apresentando quadros de saúde agravados pela falta de cuidado. A situação era tão grave que um dos idosos precisou ser removido pelo SAMU e encaminhado para internação.

Leia Também:  Prefeitura e Incra se organizam para regularização de assentamentos rurais

Para entrar no local, a Prefeitura montou uma força-tarefa multidisciplinar. Estiveram presentes equipes da Secretaria Municipal de Promoção e Assistência Social e da Secretaria Municipal de Saúde — com médico, enfermeiros, dois técnicos da Vigilância Sanitária, assistente social, além da Procuradoria Geral do Município, que realizaram a verificação das condições da entidade e o acompanhamento individual de cada acolhido.

A atuação jurídica do Município foi imediata. No mesmo dia da decisão judicial, a Procuradoria-Geral do Município fez um pedido nos autos requerendo a habilitação da Prefeitura como parte no processo, ao lado do Ministério Público (pedido que foi deferido pela Justiça). Na manifestação, o Município assumiu o compromisso de disponibilizar toda a sua equipe e oferecer integral suporte à intervenção, em defesa dos idosos acolhidos.

As irregularidades na entidade não eram novas. A Vigilância Sanitária do Município já havia flagrado uma série de inconformidades em fiscalizações anteriores, que resultaram inclusive em termo de ajustamento de conduta. As determinações, porém, não foram cumpridas.

Leia Também:  Município firma convênio com Senac para capacitação de servidores

A partir de agora, com a administração temporária do Município, as famílias dos idosos estão sendo localizadas e notificadas, com o objetivo de reintegrar cada acolhido a um ambiente seguro e digno. A Prefeitura de Rondonópolis já está elaborando um relatório completo sobre a situação da instituição e a condição de cada idoso, que será entregue ao Poder Judiciário na próxima semana.

Nova administração

A servidora pública municipal Marielle Barbosa de Brito foi nomeada pelo Poder Judiciário como a administradora temporária do Sossego Lar dos Idosos (atual Recanto Bom Jesus Lar dos Idosos). Atualmente ocupa o cargo de Superintendente de Coordenação Jurídica, vinculada à Secretaria Municipal de Promoção e Assistência Social.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA