CUIABÁ

Rondonópolis

Prefeito Zé do Pátio lamenta a morte do ex-colega e ex-deputado Pedro Satélite

Publicados

Rondonópolis

Foi com profunda tristeza que o prefeito de Rondonópolis José Carlos do Pátio recebeu a triste notícia do falecimento prematuro do ex-deputado e ex colega de parlamento Pedro Inácio Wiegert, popularmente conhecido como Pedro Satélite (PSD) na manhã desta sexta-feira (5).

O ex-deputado estadual, faleceu aos 68 anos no final da noite desta quinta-feira (4), por volta das 23h, em decorrência de complicações de um câncer no pâncreas. Segundo consta, há alguns meses ele lutava contra a doença mas, infelizmente não resistiu.

O prefeito externou o seu pesar e os sinceros sentimentos aos familiares e amigos pela perda do ex-colega de parlamento. “Eu quero externar meus sentimentos de paz, fé, e resignação a toda a família do deputado de oito mandatos, Pedro Satélite! Eu quero aqui dizer do sentimento que nós temos, e do papel que ele desempenhou na Assembleia Legislativa em defesa da população mato-grossense! O Pedro Satélite sempre foi um exemplo de parlamentar: ético, humilde, exigente e trabalhador. Então para mim, é uma tristeza muito grande a perda do amigo! E Rondonópolis está enlutada pela morte do eterno colega Pedro Satélite, o qual eu tive a honra e o privilégio de atuar por quatro mandatos junto com ele na Assembleia Legislativa de Mato Grosso”, declarou o prefeito.

Leia Também:  Escola da aldeia Tadarimana é a campeã do futebol feminino

Pedro Satélite estava com 68 anos de idade, era catarinense natural de Dionísio Cerqueira (SC), e pai de quatro filhos, e chegou em Mato Grosso em 1978, onde expandiu os negócios como empresário do ramo de transporte de passageiros, integrando a empresa Transportes Satélite, da qual era sócio e da qual herdou o nome político.

A empresa Satélite, foi uma das primeiras a atuar no norte do Estado, realizando o transporte de migrantes do Sul do país para colonizar o norte do Estado.

Ele iniciou a vida pública, em 1986, em Guarantã do Norte, onde foi vice-prefeito e prefeito. Em 1990 disputou pela primeira vez uma cadeira na Assembleia Legislativa, alcançando a primeira suplência, vindo a exercer o mandato pelo período de três meses.

Deputado estadual por oito mandatos consecutivos, Satélite era natural de Dionísio Cerqueira (SC), pai de quatro filhos e chegou em Mato Grosso, em 1978, onde expandiu os negócios como empresário do ramo de transporte de passageiros. A empresa Transportes Satélite, da qual era sócio, foi uma das primeiras a atuar no norte do Estado, realizando o transporte de migrantes do Sul do país para colonizar o norte do Estado.

Leia Também:  Estudantes e autoridades prestigiam aula inaugural da edição 2024 do Cursinho Pré-Vestibular Zumbi dos Palmares

Fonte: Prefeitura de Rondonópolis – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Rondonópolis

Peças teatrais e musicais marcam encerramento de projeto de leitura na EMEF Alfredo de Castro

Publicados

em

A Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Alfredo de Castro Araújo, no Jardim Maria Tereza, em Rondonópolis, realizou na noite do último dia 30 de setembro, com a presença maciça da comunidade escolar, o encerramento do Projeto de leitura “Prazer de Ler”. Em 11 anos de funcionamento da unidade, é a 10ª vez que o projeto é desenvolvido.

O Projeto de Leitura “Prazer de Ler” tem como  público-alvo todos os estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, envolvendo professores, equipe pedagógica e famílias. Desenvolvido ao longo do ano, a culminância envolveu a apresentação pelos alunos de peças teatrais e musicais sobre as leituras de obras de diversos autores, como Manoel de Barros, Maurício de Sousa, Cecília Meireles, Vinícius de Morais, entre outros.

Conforme a direção, o projeto busca aproximar os estudantes dos livros de maneira prazerosa e significativa, respeitando as diferentes fases de aprendizagem. O objetivo principal é incentivar o hábito e o prazer pela leitura, desenvolvendo a compreensão leitora, a oralidade, a escrita e a imaginação dos alunos. Além disso, a leitura contribui para o desenvolvimento da linguagem, da criatividade, da interpretação, da autonomia e do pensamento crítico.

Leia Também:  Estudantes e autoridades prestigiam aula inaugural da edição 2024 do Cursinho Pré-Vestibular Zumbi dos Palmares

A diretora da EMEF Alfredo de Castro, Luziangela Pereira de Souza, avalia que os resultados do projeto têm sido muito positivos, com o aumento significativo do índice de leitura entre os alunos, fazendo com que a maioria deles seja leitores, e com grande envolvimento e participação dos pais. No geral, destaca que todos os índices da unidade melhoraram, principalmente o IDEB (que passou de 5,6 em 2023 para 6,4 em 2025).

Confira abaixo algumas das apresentações do encerramento do projeto.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA