Que Rondonópolis é um celeiro de formação de atletas que despontam no cenário esportivo local, regional, estadual, nacional e até internacional não é segredo para ninguém. Por conta disso, e pensando em fortalecer o esporte em geral na cidade, a gestão municipal não tem medido esforços no sentido de criar políticas públicas que fomentem a atividade na cidade.
Por esta razão, na manhã desta quinta-feira (17), o prefeito José Carlos do Pátio recebeu uma comissão representativa da Rondonópolis Associação de Atletismo e Esporte Inclusivo (RAAEI), na sala de reuniões do Palácio da Cidadania, onde ouviu demandas da categoria e se prontificou a buscar mecanismos legais que auxiliem, fortaleçam e popularizem a prática esportiva do atletismo na cidade.
Acompanhando os dirigentes, vários atletas de alta performance, incluindo alguns ‘para-atletas’, participaram da reunião, que contou ainda com a participação da secretária Municipal de Esportes e Lazer (SMEL), Suzan Meire Binha. Na verdade, a reunião foi articulada pelo vereador Beto do Amendoim.
Pátio ouviu as demandas dos desportistas e externou seus planos de fomentar o esporte na cidade, revelando ainda aos coordenadores da Associação, que a Smel, juntamente à Semed – Secretaria Municipal de Educação, já estão trabalhando no sentido de ampliar as ações voltadas aos esportes nas unidades educacionais do município, incluindo aí o recém-criado Departamento de Seleções, que vai disponibilizar mecanismos de fomento e apoio às seleções esportivas estudantis da cidade, para participar e disputar competições não apenas na cidade, bem como na região e até em outros estados.
O professor e coordenador do departamento de atletismo paralímpico da RAAEI, Gerson Vicente, falou sobre a principal demanda da associação que é pleitear junto à administração municipal, uma política pública que viabilize recursos públicos para ajuda de custo (bolsa atleta), para que os atletas de ponta (alto rendimento) possam exercer a atividade esportiva sem correr o risco de ter que abandonar o esporte por conta da falta de condições financeiras. E ainda a construção de uma pista oficial de atletismo na cidade.
Vicente destaca a atividade ‘para atlética’, pois segundo ele, Rondonópolis já produziu e mantém esportistas do para atletismo, que detém os dois recentes recordes nacionais na atividade esportiva paralímpica.
Como resultado parcial dessa primeira reunião entre a associação e a gestão municipal, já ficou agendado um segundo encontro para a próxima segunda-feira (21) entre a secretária Suzan Meire e a direção da Raaei, para formatarem um documento com as demandas da entidade, e que possa ser protocolado e apresentado de forma oficial ao prefeito no dia 25/08.
Todavia, Pátio já externou interesse em auxiliar a instituição atlética, e ir além: fomentar o esporte do atletismo com políticas públicas que o popularizem e abra à participação de mais estudantes, ampliando a possibilidade de revelação de novos e futuros talentos.
Conforme o professor Gerson Vicente, a Associação de Atletismo, tem 13 anos de fundação e trabalha em média com cerca de 80 atletas por ano, incluindo os ‘para-atletas’ de alto rendimento de configuração nacional e internacional. Mas, segundo ele, “já houve para atletas locais que chegaram a configuração internacional. Na verdade a associação começa as suas atividades com atletas, com idade a partir dos oito anos trabalhando as suas potencialidades, mas existem alguns atletas adultos treinando e se preparando com apoio da instituição.
Além do serviço de microrrevestimento, a Avenida dos Estudantes, uma das principais vias de Rondonópolis, começou a receber uma novidade no trânsito local. A Prefeitura de Rondonópolis, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, está implantando uma sinalização especial para demarcar o espaço da ciclofaixa ao longo da via. Estão sendo usadas tachas de LED alimentadas por energia solar que acendem sozinhas à noite.
O secretário municipal de Mobilidade Urbana, Thales Tatí, explica que serão instaladas cerca de 500 tachas de LED solar ao longo da Avenida dos Estudantes, servindo para alertar os condutores sobre a existência da ciclofaixa nas duas pistas da via. Dessa forma, ele destaca que, além da pintura, as tachas serão importante para que haja o devido respeito ao tráfego de bicicletas no espaço.
Fotos – Marcos Miraglia
As tachas de LED captam a luz do sol durante o dia e acendem sozinhas à noite, emitindo luz intermitente (pisca-pisca) para orientar condutores em ruas, rodovias e ciclovias. Além da sinalização especial, Thales reforça que a ciclofaixa é um incetivo da gestão Cláudio Ferreira ao transporte alternativo de bicicletas na cidade. A ciclofaixa também é o espaço adequado para bicicletas elétricas e autopropelidos (como patinetes e skates elétricos).
“A bicicleta faz parte da base da pirâmide da mobilidade urbana. Com isso, estamos trazendo essa novidade e investindo na instalação de ciclofaixa, incentivando o uso de bicicleta no trânsito de Rondonópolis e garantindo mais segurança aos ciclistas”, argumentou o secretário.
O serviço de implantação das tachas especiais na Avenida dos Estudantes começou nesta quinta-feira (30) e deve ser concluído na próxima semana.