CUIABÁ

Rondonópolis

Prefeito conhece estrutura do transporte coletivo municipal

Publicados

Rondonópolis

Com o objetivo de conhecer o funcionamento e a realidade da frota de veículos, o prefeito Cláudio Ferreira visitou na manhã desta quinta-feira (09), a Autarquia Municipal de Transporte Coletivo (AMTC). Acompanhado do presidente Thales Tatí, a visita técnica possibilitou conhecer com detalhes a frota e também a estrutura da garagem e dependências do local.

Atualmente, a AMTC atende a população com cerca de 25 ônibus, dos 50 adquiridos recentemente, rodando diariamente colhendo passageiros em todas as regiões da cidade. “Apesar do sistema estar em operação, precisa melhorar muito, inclusive muitos ônibus novos estão ficando sucateados por falta de manutenção”, comentou o prefeito Cláudio Ferreira.

Durante a visita, as autoridades constataram problemas nos veículos e também na estrutura da garagem, nas áreas do lava-jato e também de abastecimento. “É importante que a população saiba que as regras são para todos, inclusive os órgãos públicos. Vamos tomar as providências necessárias para resolver os problemas, inclusive para que o meio ambiente não seja prejudicado”, afirmou o prefeito.

Fonte: Prefeitura de Rondonópolis – MT

Leia Também:  Prefeito anuncia redução da tarifa de ônibus

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Rondonópolis

Número de atividades dispensadas de alvarás ou licenças mais que dobra em Rondonópolis

Publicados

em

O novo decreto municipal, publicado nesta semana pelo prefeito Cláudio Ferreira, que regulamentou a classificação de risco das atividades econômicas em Rondonópolis, com base na Lei da Liberdade Econômica, vem facilitar o licenciamento e a liberação de funcionamento das empresas em âmbito local.

Conforme o decreto, o número de atividades econômicas classificadas de baixo risco (Risco I) passa de 216 para 504 em Rondonópolis. São atividades que poderão iniciar o funcionamento após o registro empresarial, o deferimento da viabilidade de localização e a realização do cadastro fiscal municipal, sem necessidade de obtenção prévia de alvarás ou licenças de funcionamento.

A secretária municipal de Fazenda, Rane Curto, avalia que a ampliação das atividades classificadas como de baixo risco, alinhada ao decreto municipal nº 13.463, de 03 de julho de 2026, representa um avanço importante para o ambiente de negócios em Rondonópolis.

“Ao reduzir a burocracia para atividades que apresentam baixo potencial de risco à saúde, ao meio ambiente e à segurança, o Município cria condições para que pequenos empreendedores iniciem ou ampliem seus negócios com mais rapidez e menor custo, sem abrir mão da responsabilidade e da fiscalização quando necessárias”, ressalta.

Leia Também:  No Dia do Consumidor, Procon oferece atendimento à população na Praça Brasil

As atividades classificadas como de baixo risco e dispensadas de atos públicos prévios de liberação não precisam obter posteriormente um alvará de funcionamento. A dispensa permanece válida enquanto forem mantidas as atividades, as características e as condições que fundamentaram o enquadramento como baixo risco.

Entretanto, Rane Curto observa que essa dispensa não significa ausência de fiscalização. A empresa continua obrigada a cumprir a legislação sanitária, ambiental, urbanística, tributária e de segurança aplicável; a permitir a fiscalização posterior pelos órgãos competentes; e devendo solicitar licenciamento ou alvará caso altere sua atividade para uma classificação de médio ou alto risco, ou deixe de atender aos requisitos legais.

Vale informar ainda que, com a lei nº 14.925, de 09 de julho de 2026, sancionada pelo prefeito e publicada no Diário Oficial desta terça-feira (14), as atividades classificadas como de médio risco (Risco II) passam a ter um aumento de prazo para resolverem a burocracia e obterem o licenciamento definitivo. Nesse caso, o prazo de vigência do Alvará de Localização e Funcionamento Provisório foi ampliado de 60 dias para 180 dias.

Leia Também:  Município amplia convênio com Associação de Combate ao Câncer

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA