CUIABÁ

Rondonópolis

Prefeito assina ordem de serviço para construção do primeiro CAPS 24h de Rondonópolis

Publicados

Rondonópolis

Na noite desta terça-feria (15), Rondonópolis começou a viver um novo momento no que se trata de saúde mental da população. O prefeito Cláudio Ferreira assinou a ordem de serviço para a construção de uma unidade de Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) do tipo III que vai oferecer acolhimento e serviços com profissionais especializados em saúde mental 24 horas por dia.

O projeto, orçado em R$ 2,7 milhões, faz parte das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e começa a ser executado no bairro Vila Itamaraty, na grande região da Vila Operária. Essa será a primeira unidade CAPS do Município com atendimento 24 horas, com estrutura ampla para acolhimento, sala de atendimento individualizado, quartos coletivos e também acomodações individuais e de acolhimento noturno.

O novo CAPS vai contar também com espaços para atividades coletivas e terapias, sala de enfermagem, farmácia, sala de medicação, refeitório, além dos espaços para setores administrativos. A equipe que vai atender os pacientes será formada por médico psiquiatra, enfermeiro, além de psicólogo, assistente social e terapeuta ocupacional.

Leia Também:  Grupo chinês estuda investimento em Rondonópolis

“É um avanço muito grande na saúde mental. Essa unidade vai funcionar 24 horas, dando um apoio para todos os pacientes que precisarem de consultas clínicas com psiquiatra e com toda equipe multiprofissional”, afirmou o secretário de saúde do Município, Israel Paniago. Ele acrescentou que se houver a necessidade do paciente ficar internado para observação, com o CAPS III vai ter condição de acolher esses pacientes e dar continuidade no tratamento no local.

“É praticamente um pronto socorro para dar atenção para as pessoas que tem problema grave persistente na área da saúde mental. Aqui vai funcionar 24 horas, inclusive aos sábados e domingos”, destacou o prefeito Cláudio Ferreira. Com a construção do novo CAPS, agora no padrão tipo III, as famílias terão um local de referência com estrutura e serviços adequados para atender os pacientes. “É dignidade é investimento estratégico na saúde de Rondonópolis e toda região sudeste”, completou o prefeito.

A assinatura de ordem de serviço para a construção do novo CAPS III foi acompanhada por vereadores, toda equipe de secretariado do Município, servidores e pessoas da comunidade.

Leia Também:  Prefeitura conclui microrrevestimento em mais 10 bairros na região central

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Rondonópolis

Sanear recebe ação do Novembro Azul com serviços de prevenção à saúde do homem

Publicados

em

A prevenção e o cuidado com a saúde do homem foram o foco de uma ação do Novembro Azul realizada pela Secretaria Municipal de Saúde de Rondonópolis nesta sexta-feira (6), em parceria com o Serviço de Saneamento Ambiental de Rondonópolis (Sanear). A programação foi direcionada aos trabalhadores da Companhia e da Cooperativa de Trabalho e Serviço de Rondonópolis (Coomser), com oferta de diversos serviços gratuitos de saúde.

A manhã começou com uma palestra de orientação sobre a importância dos cuidados preventivos. Na sequência, os participantes participaram de um farto café da manhã e tiveram acesso à atualização da carteira de vacinação, com todas as vacinas previstas no calendário adulto, testes rápidos para HIV, hepatites B e C e sífilis, aferição de pressão arterial e orientações sobre saúde bucal, incluindo escovação adequada e entrega de kits de higiene.

A programação também contemplou atendimento médico para homens a partir dos 40 anos, com orientações e coleta de material para o exame de PSA, utilizado na avaliação da saúde da próstata. Os exames serão encaminhados ao Laboratório Central do Município. Caso algum resultado apresente alteração, o paciente será contatado e encaminhado para consulta com urologista no CEADAS.

Leia Também:  Grupo chinês estuda investimento em Rondonópolis

De acordo com a enfermeira do município, Roziane de Souza, a escolha dos trabalhadores do Sanear e da Coomser para a abertura da campanha levou em consideração o grande número de homens nesse público. Ela destacou que a iniciativa também permite identificar necessidades de saúde e facilitar o acesso aos serviços de prevenção. Nos casos de diagnóstico positivo para sífilis, por exemplo, o tratamento pode ser iniciado imediatamente, com posterior acompanhamento pela unidade básica de saúde de referência do paciente.

Para o colaborador do Sanear, Emival Ribeiro, a ação representa uma oportunidade importante para quem, muitas vezes, acaba deixando os cuidados com a saúde em segundo plano. “Geralmente, o homem é desleixado, e eu mesmo sou assim. No dia a dia, a gente não cuida da saúde, e hoje estamos tendo a oportunidade de fazer todos esses exames, com toda essa estrutura à nossa disposição. Ficamos felizes e agradecemos a todos que proporcionaram esse momento”, destacou.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA