Rondonópolis
Município começa receber medicamentos para abastecer unidades
Rondonópolis

O prefeito Cláudio Ferreira e a secretária de saúde Tânia Balbinotti acompanharam na tarde desta sexta-feira (14) a chegada e o descarregamento de medicamentos adquiridos pela prefeitura. Esse foi o primeiro lote de um montante total que custou para os cofres do município cerca de R$ 32 milhões.
Essa primeira carga vai abastecer as unidades de saúde do município com medicações variadas, como xaropes, antibióticos, analgésicos e soro. Alguns medicamentos indicados para pacientes da saúde mental também estão nessa carga.
“Encontramos as unidades de saúde com o estoque praticamente zerado quando chegamos na prefeitura. Queremos mitigar o sofrimento das pessoas, especialmente as que mais precisam, que foram esquecidas“, declarou o prefeito Cláudio Ferreira.

Diferente do que foi adquirido para o ano passado pela gestão municipal anterior, que teve um investimento de apenas R$ 8 milhões, a Secretaria de Saúde espera não deixar faltar nenhum tipo de medicamento nas unidades, sendo que o carregamento que acabou de chegar é apenas uma pequena parte do que foi adquirido.
A secretária de Saúde Tânia Balbinotti explicou que nesta sexta-feira foi a primeira carga que chegou, mas já tem outra para descarregar e cada lote será solicitado ao fornecedor conforme a demanda do município. “Esses 32 milhões a gente não comprou para um ano, é para suprir a necessidade por um tempo menor, provavelmente por seis meses”, comentou.
Por exemplo, o medicamento Dipirona, segundo a secretária, há oito meses não chegava nada no estoque central da Saúde, e o que for chegando já vai ser dispensado para as unidades de saúde. “Fizemos uma compra grande e agora conforme for necessitando nós vamos buscando. O básico, no geral, foi comprado”, afirmou a secretária.


Rondonópolis
População pode procurar os postos de coleta para realizar o procedimento

Nesta segunda-feira (17) a Secretaria Municipal de Saúde retomou a coleta para a realização dos exames laboratoriais. Devido ao desabastecimento geral nos insumos de saúde (a exemplo dos materiais para exames), formou-se uma grande demanda. Neste sentido, a fim de evitar filas e demora na espera, a equipe da secretaria organizou um fluxo para atender com qualidade os que buscarão o atendimento.
Para maiores informações, o cidadão deve procurar um dos postos de coleta relacionados abaixo:
Centro de Saúde Nossa Senhora do Amparo;
Policlínica Vila Itamaraty;
ESF Luz D’Ayara;
ESF Conjunto São José;
ESF Vila Olinda;
Centro de Saúde São Francisco;
ESF Europa;
ESF Vila Rica;
ESF Jardim Morumbi;
ESF Vila Paulista;
ESF Verde Teto;
ESF Alfredo de Castro;
ESF Jardim Liberdade;
ESF Parque das Rosas.
Importante considerar que esta demanda reprimida deve-se ao fato do desabastecimento geral encontrado em 1° de janeiro de 2025, o que não deveria acontecer, já que gestores públicos experientes sabem que as compras são burocráticas e consomem, no mínimo, 60 dias do início do processo, até a chegada dos produtos nas unidades de saúde.
-
ESPORTES6 dias atrás
Flamengo vence Fluminense e abre vantagem na final do Carioca
-
ESPORTES7 dias atrás
Grêmio elimina Athletic Club nos pênaltis na Copa do Brasil
-
ESPORTES6 dias atrás
Corinthians vence Barcelona de Guayaquil, mas é eliminado da Libertadores
-
FAMOSOS5 dias atrás
Filha do cantor Daniel assume namoro com jogador de polo aquático: ‘Melhor juntos’
-
FAMOSOS6 dias atrás
Ex-chiquitita Aretha Oliveira exibe barrigão de grávida em praia: ‘Me transformando’
-
VÁRZEA GRANDE7 dias atrás
Projeto divulga programação da segunda semana de atividades neste mês de março
-
POLÍCIA4 dias atrás
Foragido por estupro de vulnerável em MG é preso pela Polícia Civil em Jauru
-
FAMOSOS7 dias atrás
Danni Suzuki e o ex, Fábio Novaes, curtem dia de tênis com o filho: ‘O filho inspira’