A Prefeitura de Rondonópolis, através do prefeito Cláudio Ferreira, assinou na tarde desta quinta-feira (27), na sede do Fórum da Justiça do Estado em Rondonópolis, o termo de adesão do Município ao protocolo de intenções 01/2019, com vistas à implementação de políticas públicas de prevenção e atendimento às vítimas de violência doméstica e familiar contra a mulher, bem como o termo de cooperação técnica 01/2025, objetivando a sua adesão à Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher.
Sendo um projeto do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) executado por meio da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cemulher-MT), a iniciativa em questão vem fortalecer as políticas públicas voltadas à proteção e ao atendimento das mulheres vítimas de violência doméstica e familiar. O objetivo é unir forças entre as instituições locais para garantir os direitos das mulheres, oferecendo suporte e atendimento adequados para enfrentar situações de risco. Nisso, a rede também é integrada por demais poderes e instituições locais.
A juíza Maria Mazarelo Farias Pinto, da Vara Especializada de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Rondonópolis, conduziu a assinatura dos termos nesta quinta-feira. “Chega de condenar, chega de julgar, chega de prisão! Vamos entrar na seara da prevenção e da educação!”, externou a magistrada na ocasião, enfatizando ser necessária a tomada de ações que garantam uma maior qualidade de vida às crianças do futuro. “Nunca a ciência foi tão avançada, nunca a medicina foi tão eficaz, nunca se produziu tantos alimentos… Mas eu posso dizer que nunca se teve tanta sede e fome de paz”, acrescentou.
Presente em dezenas de municípios, a iniciativa, além de romper o ciclo de violência contra mulheres, também atua no resgate daquelas que sofreram agressões físicas, morais, sexuais, psicológicas ou financeiras. Entre as providências definidas pela Rede está o compromisso da Prefeitura em criar um grupo reflexivo de homens, voltado à sensibilização dos autores de violência doméstica e familiar, além da disponibilização de psicólogo e assistente social de plantão, 24 horas por dia, para garantir um atendimento mais humanizado às vítimas.
O prefeito Cláudio Ferreira ressaltou a importância de iniciativas como essas em um mundo de tanta violência. “Quero parabenizar a doutora Maria Mazarelo por encampar esse projeto. A gente sabe que o juiz julga segundo a lei, mas, na verdade, não se pode restringir à letra fria. A Bíblia diz que a letra mata. Se as leis fossem resolver a solução, não teríamos tantos desconcertos no mundo”, avaliou.
O prefeito repassou ainda o compromisso da gestão em tentar reverter esse quadro. “O Brasil tem uma cultura de violência econômica, com o Estado confiscando quase a metade do que o povo produz, a violência contra a liberdade de expressão, a violência contra o patrimônio e contra a vida. Nesse sentido, o Brasil é um dos países que mais matam no mundo inteiro, com cerca de 50 mil homicídios por ano. E as mulheres têm sido as vítimas em maior grau nessa cultura nociva de violência. Toda iniciativa para enfrentar esse problema é bem-vinda. Sabemos que o Poder Judiciário tem seus limites na hora de executar essas boas políticas, mas na nossa gestão seremos parceiros dele nessas políticas”, garantiu.
A Prefeitura de Rondonópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou entre as 17h e 19h desta sexta-feira (9/10) um pit stop alusivo à campanha Outubro Rosa no semáforo da Rua Fernando Correa da Costa com a Avenida Lions Internacional.
O propósito foi conscientizar a população local sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo uterino, bem como da realização dos exames anuais de rastreio, no caso a mamografia, o ultrassom de mamas e o Papanicolau.
Uma equipe de profissionais realizou nessa ocasião uma panfletagem entre os motoristas com informações básicas sobre o câncer de mama e o câncer de colo de útero em mulheres. Também levou faixas e banners sobre o Outubro Rosa, campanha de prevenção a esses dois tipos de câncer.
Foto – Marcos Miraglia
A gerente do Programa de Saúde da Mulher da Secretaria Municipal de Saúde, Lorena Mello, destacou que a prevenção eleva as chances de cura para essas doenças. “Se descobrir o câncer precocemente, a chance de cura é de até 90% E, se descobrir tardiamente, as chances de cura diminuem muito, complicando o tratamento”, relatou.
Em Rondonópolis, Lorena informa que a campanha do Outubro Rosa ainda conta com outras mobilizações, com edições dos dias de horários estendidos nas unidades básicas de saúde até às 20 horas; realização de palestras em todas as empresas que solicitam, via e-mail, para a Secretaria de Saúde; e a caminhada no dia 18 (domingo) em parceria com a APOR e a Farmácia Splendore; além de vários outros eventos.
As mulheres devem realizar o exame de rastreio anualmente após os 40 anos. Para realizar os exames preventivos, as mulheres devem procurar inicialmente as unidades básica de saúde, que são ordenadoras de qualquer exame de prevenção.
Gerente do Programa de Saúde da Mulher da Secretaria Municipal de Saúde, Lorena Mello. Foto – Marcos Miraglia