CUIABÁ

Rondonópolis

Com mais de U$ 900 milhões, Rondonópolis lidera exportações em Mato Grosso

Publicados

Rondonópolis

Rondonópolis mantém a liderança nas exportações mato-grossenses e fecha o primeiro quadrimestre de 2026 com o total de U$ 917,5 milhões exportados, valor 14,4% maior do mesmo período do ano passado.

Os números são do Ministério de Indústria e Comércio Exterior e foram publicados nesta quinta-feira (7). Eles apontam ainda que, com esse montante exportado, o Município foi o 17º no Brasil que mais exportou no período. As exportações locais representaram 8,5% do total exportado por Mato Grosso e 0,8% do exportado pelo país.

Da mesma forma, Rondonópolis teve aumento no valor importado entre janeiro e abril deste ano em relação à 2025. As importações locais cresceram 128,4%, fechando em U$ 236,5 milhões, o que representou 36,1% das importações mato-grossenses e 0,3% da brasileira no período. Com esse valor, Rondonópolis foi a cidade que mais importou no estado e a 82ª no Brasil.

Com U$ 917,5 milhões exportados e U$ 236,5 milhões importados, o Município registrou superávit de U$ 681 milhões neste primeiro quadrimestre de 2026.

Leia Também:  Livros dos alunos da Emei Elaine Aparecida são expostos em decoração natalina de shopping

Quando considerado somente o mês de abril, as exportações locais somaram U$ 231 milhões e as importações U$ 106,7 milhões.

Neste período de janeiro a abril, as exportações de Rondonópolis tiveram a China como principal destino. Para o país da Ásia, as exportações somaram U$ 308,1 milhões, montante que representou 33,6% do total exportado no período.

As importações, por sua vez, vieram, em maioria, do Canadá, somando U$ 76,8 milhões e representando 32,5% do total importado no período por Rondonópolis.

A torta e outros resíduos sólidos da extração do óleo de soja foram os principais produtos exportados pela cidade neste primeiro quadrimestre do ano, representando 39,5% do total exportado. 

Ainda com papel importante nas exportações locais, estão a soja, que representou 31,1% das exportações locais no período; o algodão (16,2%); e, a carne bovina (6,4%).

Entre os produtos importados, o destaque fica com os adubos ou fertilizantes, que representaram mais de 95% das importações, seguido dos inseticidas, que representaram 3,4%.

Leia Também:  NOTA DE PESAR

Prefeitura de Rondonópolis

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Rondonópolis

Prefeitura reativa linha 112 Buriti via Goiânia e amplia acesso da população ao transporte coletivo

Publicados

em

A partir desta sexta-feira (12), a população de Rondonópolis volta a contar com a linha 112 – Buriti via Goiânia, reativada pela Prefeitura Municipal por meio da Autarquia Municipal de Transporte Coletivo (AMTC). A linha havia sido suspensa há cerca de quatro anos e retorna para atender a demanda dos moradores da região.

A retomada da linha foi resultado de estudos técnicos realizados pela equipe da AMTC, em conjunto com a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), após diversos pedidos apresentados pela comunidade. O novo itinerário foi planejado para atender importantes bairros e pontos de interesse da cidade, oferecendo mais mobilidade, comodidade e acesso aos serviços públicos.

A linha 112 vai beneficiar diretamente moradores do Buriti, Conjunto São José, Nova Era e Jardim Quitéria, além de ampliar a conexão entre essas regiões e áreas estratégicas do município. Entre os locais atendidos estão a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), o Pronto Atendimento Infantil (PAzinho), o Fórum e outros serviços essenciais utilizados diariamente pela população.

Outro destaque é o atendimento ao Jardim Quitéria, bairro que enfrentava dificuldades relacionadas ao acesso ao transporte coletivo. Com a reativação da linha, os moradores passam a contar com uma opção mais próxima e eficiente para seus deslocamentos.

Leia Também:  Bruna Griphao intensifica preparação para estreia como musa do Salgueiro: 'Carnaval'

De acordo com a programação da AMTC, a linha funcionará de segunda a sexta-feira, com horários distribuídos ao longo do dia e circulação até as 19h45. O objetivo é garantir mais opções de deslocamento para trabalhadores, estudantes e usuários dos serviços públicos.

Além da ampliação da rede de atendimento, a Prefeitura de Rondonópolis mantém a tarifa do transporte coletivo em R$ 2,00, uma das mais acessíveis do país. A medida integra a política da gestão municipal de incentivar o uso do transporte público e garantir que mais pessoas possam se deslocar pela cidade com economia e qualidade, assim como a promoção de inclusão, mobilidade urbana e melhoria da qualidade de vida dos rondonopolitanos.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA