CUIABÁ

Cidades

Professores, técnicos e escolas de Cuiabá vão receber bônus de até R$ 20 mil

Publicados

Cidades

Escolas públicas da rede municipal e professores que apresentaram bom desempenho em 2025 serão gratificados, financeiramente, pela Prefeitura de Cuiabá no dia 30 de janeiro, data da qual também será paga a folha salarial do funcionalismo público. Para conferir a relação completa dos premiados, clique AQUI.

O prefeito Abilio Brunini realizou videochamadas na manhã desta quarta-feira (14) para comunicar professores das gratificações financeiras. Ao mesmo tempo, agradeceu cada um dos servidores da educação pela dedicação e compromisso ao trabalho.

“Nos esforçamos muito em 2025 para melhorar os indicadores de Língua Portuguesa e Matemática. Tivemos os melhores números em seis anos, conforme avaliações internas da Secretaria Municipal de Educação. Trazemos professores para uma colaboração máxima na aprendizagem. Ainda incluímos café da manhã nas escolas para as crianças terem melhor aprendizado. Chegou o momento de compensar todos os profissionais dedicados na construção diária de uma educação melhor para Cuiabá”, disse.

O secretário de Educação, Amauri Monge Fernandes, ressalta que a política de gratificação por resultados vigorará nos próximos anos, como forma de incentivo a uma boa qualidade da aprendizagem nas escolas. “É uma honra participar de um momento histórico para a educação de Cuiabá. Os técnicos e professores, que certamente serão ainda mais dedicados em 2026, permaneçam trabalhando com qualidade que serão gratificados pela gestão municipal”.

Leia Também:  Jiboia é resgatada por bombeiros no Rodoanel de Lucas do Rio Verde

Critérios

Para premiar técnicos e professores, a Secretaria Municipal de Educação avaliou o grau de aprendizagem dos estudantes através das avaliações do programa “Um Giro pela Aprendizagem”. Trata-se de avaliações de Língua Portuguesa e Matemática focadas no reforço escolar e preparação para o SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica).

Valores

A política de reconhecimento de resultados contempla as melhores escolas, professores e servidores com adicionais no salário.

Todos os profissionais que comprovadamente promoveram avanço de, no mínimo, 20% na aprendizagem dos estudantes serão contemplados. Serão pagos R$ 1,5 mil aos professores do ensino fundamental, R$ 1,2 mil aos profissionais da educação infantil e R$ 800 aos demais profissionais da educação, como técnicos de nutrição escolar, por exemplo.

Os dez melhores professores do 1º ao 5º ano, assim como aqueles que atuam nas salas de recomposição da aprendizagem, receberão, cada um, a quantia de R$ 10 mil.

As dez escolas que apresentaram avanços em Língua Portuguesa e Matemática, receberão, individualmente, o prêmio de R$ 20 mil.

Leia Também:  Defesa Civil de Cuiabá intensifica ações preventivas e orienta população diante de chuvas intensas

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Rondonópolis

Seminário Regional fortalece alfabetização e destaca avanços da educação em Rondonópolis

Publicados

em

Rondonópolis recebeu nesta quarta-feira (24) o II Seminário Regional do Regime de Colaboração DRE/ROO, realizado no Espaço Tulipas. O evento reuniu prefeitos, secretários municipais de educação, equipes técnicas e pedagógicas dos 14 municípios que compõem a regional, consolidando-se como um importante espaço de formação, diálogo e fortalecimento das políticas públicas educacionais desenvolvidas em parceria entre Estado e municípios.

A abertura contou com a presença do prefeito de Rondonópolis, Cláudio Ferreira, e do secretário municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Carlos Júnior, que reforçaram o compromisso da gestão municipal com a valorização da educação e o fortalecimento do regime de colaboração.

Ao dar as boas-vindas aos participantes, o secretário destacou a satisfação de receber representantes de toda a região e ressaltou que a escolha de Rondonópolis como município-sede é resultado do desempenho educacional alcançado nos últimos anos.

“Fico muito feliz em saber que fomos escolhidos como sede por causa da performance da educação do nosso município. Isso demonstra que os avanços conquistados são reconhecidos e refletem o trabalho conjunto de toda a nossa rede de ensino”, afirmou.

Leia Também:  Primeira dama reforça laços com alunos, professores e destaca integração de trabalho

Durante seu pronunciamento, Carlos Júnior apresentou resultados expressivos obtidos pela educação municipal, como o aumento do índice de alfabetização na idade certa, que passou de 60% para 76% no primeiro ano da atual gestão, além da evolução dos indicadores educacionais medidos pelo SAEB. Segundo ele, esses avanços são fruto do trabalho colaborativo entre gestores, professores, servidores e Governo do Estado.

“Tudo isso é resultado da colaboração. Trabalhando juntos, conseguimos alcançar resultados cada vez melhores para os nossos estudantes e para toda a educação de Rondonópolis”, destacou.

O prefeito Cláudio Ferreira enfatizou, na ocasião, a confiança depositada nos profissionais da educação municipal, reconhecendo o empenho de gestores, diretores e professores na construção dos resultados alcançados.

“Estamos vivendo um momento muito especial para a educação. Desde o início da nossa gestão, acreditamos nos profissionais da rede, confiamos no trabalho desenvolvido e continuamos colaborando para que a educação avance cada vez mais”, afirmou o prefeito.

A coordenadora municipal do ALFABETIZA-MT, Teina Nascimento Lopes, explicou que o seminário tem como principal objetivo promover a socialização de práticas exitosas em alfabetização e fortalecer as políticas públicas educacionais desenvolvidas em todo o estado.

Leia Também:  Demilson cobra valorização de conselheiros tutelares e destaca atuação 24 horas em Cuiabá

“O objetivo do evento é a socialização e discussão das práticas exitosas em alfabetização, além do debate sobre a política pública educacional no estado de Mato Grosso, que tem colaborado e impulsionado a qualidade da educação, especialmente no que tange à alfabetização”, destacou.

Segundo a coordenadora, o encontro proporciona um momento de reflexão, troca de experiências e fortalecimento das ações que vêm contribuindo para o crescimento dos indicadores educacionais em Mato Grosso.
 

Ao longo do dia, gestores e educadores compartilharam experiências exitosas desenvolvidas nos municípios da regional, discutiram estratégias para aprimorar o processo de alfabetização e fortaleceram o regime de colaboração entre Estado e municípios.

O seminário reafirma, dessa forma, o compromisso coletivo com uma educação pública de qualidade, evidenciando que o trabalho colaborativo entre os diferentes entes federativos tem sido fundamental para impulsionar os resultados educacionais e garantir melhores oportunidades de aprendizagem para os estudantes mato-grossenses.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA