CUIABÁ

Primavera do Leste

Primavera do Leste participa do maior congresso de saúde pública do Brasil e busca novas experiências para fortalecer o SUS no município

Publicados

Primavera do Leste

A Prefeitura de Primavera do Leste, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, participa do Congresso do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), realizado em Porto Alegre (RS), considerado o maior evento de saúde pública do Brasil. A presença da equipe reafirma o compromisso da gestão municipal com a qualificação dos serviços, a troca de experiências e o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).


Representam o município a secretária municipal de Saúde, Laura Leandra, a coordenadora da Vigilância em Saúde, Monia, e a coordenadora da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), Natalie. Durante o congresso, as profissionais participam de palestras, mesas de debate e apresentações de experiências exitosas desenvolvidas em diversas regiões do país.


O evento reúne gestores municipais, profissionais da saúde, pesquisadores e especialistas para discutir os principais desafios enfrentados pelo SUS, além de apresentar soluções inovadoras voltadas ao aprimoramento da gestão pública e da assistência prestada à população.


Para a secretária municipal de Saúde, Laura Leandra, participar do CONASEMS representa uma oportunidade de levar o nome de Primavera do Leste ao cenário nacional e, ao mesmo tempo, buscar novos conhecimentos que possam ser aplicados no município.

Leia Também:  Obra do viaduto da Avenida dos Estudantes avança e licitação será dia 25 de maio


“Participar do maior congresso de saúde pública do Brasil é investir diretamente na qualidade da saúde do nosso município. Estamos aqui para conhecer experiências que deram certo, trocar conhecimentos com gestores de todo o país e trazer novas ideias que possam fortalecer ainda mais os serviços oferecidos à nossa população. Saúde de qualidade também se faz com capacitação, inovação e planejamento”, destacou.


A participação da equipe também reforça o compromisso da gestão do prefeito Sérgio Machnic e da vice-prefeita Iva Viana com a melhoria contínua dos serviços públicos de saúde, investindo não apenas em estrutura e ampliação dos atendimentos, mas também na qualificação permanente dos profissionais e gestores.


Mais do que acompanhar as discussões sobre o futuro da saúde pública brasileira, Primavera do Leste leva ao congresso a experiência de uma gestão que tem ampliado o acesso da população aos serviços de saúde e retorna com novas ferramentas para fortalecer ainda mais o atendimento oferecido aos primaverenses.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Primavera do Leste

TCE-MT emite parecer favorável à aprovação das contas de 2025 de Primavera do Leste

Publicados

em

O Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT) emitiu parecer prévio favorável à aprovação das contas anuais de governo da Prefeitura de Primavera do Leste, referentes ao exercício de 2025. A decisão, sob responsabilidade do prefeito Sérgio Machnic, foi aprovada por unanimidade pelo Plenário do Tribunal durante sessão realizada em 29 de setembro de 2026.


O resultado consta no Parecer Prévio nº 31/2026, referente ao Processo nº 202.997-9/2025, publicado em 8 de outubro de 2026. A análise considerou aspectos da gestão orçamentária, financeira e patrimonial do município, além do cumprimento de limites legais e constitucionais e de indicadores relacionados às políticas públicas.


Entre os dados avaliados, o relatório aponta que o município aplicou 27,51% dos recursos considerados no cálculo em manutenção e desenvolvimento do ensino, acima do mínimo constitucional de 25%. Na saúde, a aplicação foi de 27,06%, também superior ao mínimo legal de 15%. O documento registra ainda que as despesas com pessoal do Poder Executivo corresponderam a 47,01% da Receita Corrente Líquida, dentro do limite legal de 54%.

Leia Também:  Caveiras Moto Festival busca fortalecer caráter solidário e ajudar mais entidades


Com a emissão do parecer prévio, o processo será encaminhado à Câmara Municipal de Primavera do Leste, a quem cabe o julgamento definitivo das contas anuais de governo, conforme previsto na legislação.


A Prefeitura deverá observar as recomendações e determinações apontadas pelo Tribunal, dando continuidade às medidas de aperfeiçoamento dos procedimentos administrativos e de gestão dos recursos públicos.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA