Primavera do Leste
Prefeito Sérgio Machnic prestigia 46ª Festa do Padroeiro São Cristóvão em Primavera do Leste
Primavera do Leste
O prefeito Sérgio Machnic, acompanhado da primeira-dama e de integrantes da equipe do Executivo Municipal, prestigiou, na tarde deste domingo, a 46ª Festa do Padroeiro São Cristóvão, na manhã deste domingo (26), uma das celebrações tradicionais de Primavera do Leste.
A programação teve início com a tradicional carreata, que saiu do Posto Aldo Locatelli e seguiu até a Igreja Católica São Cristóvão, onde foi celebrada a missa em homenagem ao padroeiro.
Após a celebração religiosa, a comunidade participou de um almoço de confraternização, preparado especialmente para marcar a festa. O evento também contou com momentos de integração entre os participantes, além de premiações, leilões e bingo realizados no salão da Igreja Católica São Cristóvão.
A Festa de São Cristóvão é realizada tradicionalmente todos os anos e reúne famílias e fiéis em um momento de fé, devoção e confraternização, mantendo viva uma tradição que faz parte da história da comunidade de Primavera do Leste.
A presença do prefeito e da equipe do Executivo reforçou o prestígio da Administração Municipal às manifestações religiosas, culturais e tradicionais que fazem parte da identidade da população do município.
Primavera do Leste
ViraSaúde avança na redução de filas históricas e amplia acesso a consultas e tratamentos especializados em Primavera do Leste
A Prefeitura de Primavera do Leste, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, segue avançando com o Programa ViraSaúde, iniciativa que tem como objetivo ampliar o acesso da população aos serviços especializados e reduzir filas históricas de espera. Entre as ações mais recentes, pacientes que realizaram exames de audiometria e impedanciometria pelo programa já estão sendo encaminhados para consultas com médico otorrinolaringologista, garantindo a continuidade do atendimento sem a necessidade de retornar à fila de espera.
Ao todo, 35 pacientes serão atendidos nesta etapa. A ação beneficia pessoas que aguardavam pelos exames desde 2016, encerrando uma espera de mais de dez anos e permitindo que, após o diagnóstico, os pacientes recebam avaliação médica e a conduta adequada para cada caso.
A agilidade no atendimento também tem sido percebida pelos próprios usuários. Eva Aparecida acompanhou a irmã, Tiane, durante o atendimento e elogiou a qualidade e a rapidez do serviço oferecido pelo programa.
“Vim trazer minha irmã, Tiane, para a consulta. A doutora é maravilhosa e fomos muito bem atendidas. Resolveu. Agora está saindo rápido, os exames não estão demorando mais. O atendimento dela foi rápido, não demorou muito na fila. O programa ViraSaúde está dando certo, está andando”, afirmou.
Além dos atendimentos em otorrinolaringologia, o programa também realizou, durante o sábado e o domingo, 80 consultas com endocrinologista pediátrico, ampliando o acesso à especialidade e contribuindo para a redução da demanda reprimida.
Mutirão de próteses devolve autoestima e qualidade de vida
As ações do ViraSaúde também foram realizadas no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), que promoveu mais uma etapa do mutirão de próteses dentárias.
Segundo a secretária municipal de Saúde, Laura Leandra, o trabalho é realizado há aproximadamente um ano aos sábados, com o objetivo de ampliar a capacidade de atendimento e reduzir a fila de espera. Com a implantação do ViraSaúde, os atendimentos foram intensificados, permitindo que mais pacientes fossem beneficiados.
“Acompanhamos mais uma etapa do mutirão de próteses dentárias realizado no Centro de Especialidades Odontológicas. Essa ação acontece há aproximadamente um ano, aos sábados, com o objetivo de ampliar os atendimentos e reduzir a fila de espera. Com a implantação do Programa ViraSaúde, os atendimentos foram intensificados, garantindo que mais pacientes fossem beneficiados”, explicou.
Durante a ação, a equipe acompanhou o trabalho da cirurgiã-dentista Dra. Keila, responsável pelas medições e entregas das próteses. O atendimento representa não apenas um cuidado com a saúde bucal, mas também uma oportunidade de recuperar a autoestima, a confiança e a qualidade de vida dos pacientes.
Um dos beneficiados foi João Bosco, que aguardava pelo atendimento desde 2023. Ele passou por todo o tratamento odontológico preparatório necessário para a adaptação da prótese e, pela primeira vez, receberá uma prótese inferior, já que anteriormente possuía apenas a superior.
Emocionado, ele destacou o impacto que o atendimento terá em sua vida.
“Um sorriso novo muda a autoestima da gente. A gente não tem condições de fazer no particular, porque é tudo muito caro. Graças a Deus, Ele abençoa a gente com pessoas que ajudam a trazer nosso sorriso de volta. Eu já estava esperando há muito tempo e, graças a Deus, agora saiu”, contou.
Outro paciente atendido foi o senhor Aloísio, que aguardava pela prótese desde o início de 2024. A satisfação dos pacientes atendidos reforça a importância das ações realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde para reduzir o tempo de espera e ampliar o acesso a serviços especializados.
Com diferentes frentes de atendimento, o ViraSaúde vem atuando na redução de demandas reprimidas e na retomada do cuidado de pacientes que aguardavam há anos por consultas, exames e procedimentos.
A Secretaria Municipal de Saúde reforça que o trabalho segue com foco em ampliar o acesso, dar mais agilidade aos atendimentos e garantir continuidade e resolutividade no cuidado, oferecendo à população de Primavera do Leste mais saúde, dignidade e qualidade de vida.
-
POLÍTICA MT6 dias atrásSamir Katumata ganha força nos bastidores como possível vice de Wellington Fagundes
-
MATO GROSSO4 dias atrásCaminhoneiro morre após perder controle de carreta e tombar na BR-364
-
POLÍTICA MT6 dias atrásProjeto de Beto Dois A Um leva internet e energia solar às escolas ribeirinhas
-
POLÍTICA MT6 dias atrásPivetta defende campanhas contra bets e quer debate sobre apostas nas escolas
-
POLÍTICA MT6 dias atrásProjeto quer proibir anúncios de serviços sexuais em espaços públicos e meios de comunicação
-
VÁRZEA GRANDE6 dias atrásPrefeita aciona Justiça para obrigar Câmara a votar projetos em sessão extraordinária
-
VÁRZEA GRANDE6 dias atrásPresidente da Câmara diz que alertou sobre crise financeira antes de decreto de calamidade
-
POLÍTICA MT5 dias atrásPodemos define chapas e alianças em Convenção Estadual na terça (4)


