CUIABÁ

Cidades

Prefeitura de Cuiabá reforça prevenção e confirma ausência de casos de febre amarela em 2025

Publicados

Cidades

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), reforça à população a importância da vacinação contra a febre amarela e destaca um dado positivo para a saúde pública da capital: não houve registro de casos da doença em humanos em Cuiabá ao longo de 2025.

A febre amarela é uma doença infecciosa grave, causada por vírus e transmitida exclusivamente pela picada de mosquitos infectados. Não há transmissão direta de pessoa para pessoa. A doença possui dois ciclos de transmissão, silvestre e urbano e, conforme o Ministério da Saúde, apresenta padrão sazonal, com maior ocorrência entre os meses de dezembro e maio.

Vigilância ativa e monitoramento permanente

Durante todo o ano de 2025, o município manteve um trabalho contínuo e estratégico de vigilância epidemiológica, vigilância animal e monitoramento de zoonoses. No período, foram notificadas 13 epizootias em macacos, todas devidamente investigadas pelas equipes técnicas.

Apesar das notificações, não houve confirmação da febre amarela nos animais monitorados, nem registro de casos da doença em humanos no município, evidenciando a efetividade das ações preventivas adotadas pela gestão municipal.

A secretária municipal de Saúde, Danielle Carmona, destaca que o cenário controlado é resultado de planejamento e trabalho contínuo.

“Cuiabá mantém uma vigilância ativa e permanente. Investigamos todas as notificações, fortalecemos o monitoramento de zoonoses e garantimos a vacinação da população. O fato de não termos registros da doença em humanos em 2025 demonstra que a prevenção funciona e precisa continuar sendo prioridade”, afirmou.

Leia Também:  Pelo grande volume de chuvas, trecho da Miguel Sutil segue interditado até terça-feira (31)

A Secretaria Municipal de Saúde reforça ainda que os macacos não transmitem a febre amarela. Eles são considerados sentinelas da doença e auxiliam na identificação precoce da circulação viral. Ao encontrar macacos mortos, a população deve comunicar imediatamente a Vigilância em Saúde do município.

Sintomas e orientação

Os sintomas iniciais surgem de forma súbita e incluem febre alta, calafrios, dor de cabeça intensa, dores no corpo, náuseas, vômitos, fadiga e fraqueza. Na maioria dos casos, ocorre recuperação após a fase inicial, porém cerca de 15% dos pacientes podem evoluir para formas graves.

Ao apresentar sintomas, a orientação é procurar imediatamente a unidade de saúde mais próxima e informar se houve viagem recente para áreas de risco ou contato com regiões com registro de epizootias.

A vacinação segue sendo a medida mais eficaz de prevenção. O esquema vacinal é composto por uma dose ao longo da vida, indicada para pessoas a partir de 9 meses de idade, conforme recomendação do Ministério da Saúde. Em situações específicas, como viagens internacionais, podem existir orientações diferenciadas, avaliadas caso a caso pelas equipes de saúde.

Leia Também:  Prefeitura e Câmara avançam para solução definitiva do mercado de peixe do Praeirinho

Onde se vacinar em Cuiabá

Em Cuiabá, a vacina contra a febre amarela é ofertada em 23 Unidades de Saúde da Família (USFs), com aplicação às terças e quintas-feiras, conforme o horário de cada unidade:

– USF Bela Vista / Carumbé

– USF Jardim Imperial

– USF Residencial Coxipó I e II

– USF Cidade Verde

– USF Jardim Independência

– USF Quilombo

– USF Despraiado

– USF Alvorada

– USF Aguaçu

– USF Pico do Amor

– USF Campo Velho

– USF Nossa Senhora da Guia

– USF Rio dos Peixes

– Clínica da Família CPA I

– USF Ilza Terezinha Picolli

– USF CPA IV

– USF Paiaguás

– USF Pedra 90 I e II

– USF Nico Baracat

– USF São Gonçalo

– USF Tijucal

– USF São João Del Rey

– USF Parque Cuiabá

A Secretaria Municipal de Saúde orienta que pessoas que não têm certeza sobre sua situação vacinal procurem a USF mais próxima para conferência da caderneta e atualização da vacina.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Diamantino

Prefeitura de Diamantino e Ministério Público cobram providências da concessionária de água

Publicados

em

O prefeito de Diamantino, Chico Mendes, juntamente com representantes da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras e da Procuradoria-Geral do Município, participou, na última terça-feira (6 de outubro), de uma reunião com o Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPMT), por meio da 2ª Promotoria de Justiça Cível de Diamantino, representantes da concessionária Águas de Diamantino e da Agência Intermunicipal de Regulação e Fiscalização (AGIRF), para tratar de questões relacionadas à prestação dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário no município.

A reunião ocorreu no âmbito de um inquérito civil em andamento no Ministério Público e abordou questões contratuais, técnicas e administrativas relacionadas à prestação dos serviços, além das providências necessárias para atender às demandas da população.

Durante a reunião, o prefeito Chico Mendes reforçou a necessidade de soluções para os problemas no abastecimento de água e destacou a atuação do município junto aos órgãos responsáveis pela fiscalização e pelo acompanhamento dos serviços.

“A população não pode continuar enfrentando problemas com a falta de água. Já tivemos reuniões com o Ministério Público e a AGIRF, que também está atuando na fiscalização e aplicou multas à concessionária. Nosso objetivo é que a Águas de Diamantino cumpra suas responsabilidades e que a água chegue às casas das famílias com regularidade”, afirmou.

Leia Também:  Brasil avança pouco em rastreabilidade e enfrenta pressão externa

A administração municipal também trabalha na proposta de atualização do contrato de concessão, firmado em 2014, com o objetivo de estabelecer novas exigências relacionadas à qualidade dos serviços, às metas de atendimento e à prestação dos serviços à população.

O procurador-geral do Município, Dr. Éder Pereira Assis, explicou as medidas que estão sendo avaliadas pela administração municipal.

“A revisão do contrato busca estabelecer metas e indicadores de resultados mais claros, além de prever um plano e protocolo para situações emergenciais. Também estamos trabalhando na revisão das metas de cobertura do esgotamento sanitário, em consonância com o Marco Legal do Saneamento Básico, entre outros pontos necessários para atualizar o contrato e melhorar o acompanhamento dos serviços prestados à população.”

De acordo com informações divulgadas pela AGIRF, a agência reguladora aplicou cinco multas à concessionária Águas de Diamantino, que somam R$ 1.790.653,36. As penalidades estão relacionadas a falhas identificadas na prestação dos serviços, incluindo problemas no abastecimento de água e no sistema de esgotamento sanitário.

Leia Também:  MP pede à Justiça que mude para falência recuperação judicial da Refit

As autuações decorreram de reclamações recebidas e acompanhadas pela Ouvidoria, além de irregularidades constatadas durante as ações de fiscalização da agência.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA