CUIABÁ

Cidades

Prefeitura de Cuiabá atende 25 animais caninos da Ong Anjo de 4 Patas

Publicados

Cidades

O programa VacinAção polivalente, lançado há cerca de 20 dias pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria-Adjunta de Bem-Estar Animal, já vacinou mais de 85 animais. Do total, 50 pertencem a ONGs e os demais a munícipes de baixa renda. Nesta quinta-feira (05), foram 25 cães, a maioria na fase adulta, pertencentes à ONG Anjo de 4 Patas. O programa tem como objetivo ampliar o acesso à vacinação de cães e gatos, fortalecendo a saúde animal e contribuindo diretamente para a saúde pública. Além das ONGs (Organizações Não Governamentais), a vacinação está acessível gratuitamente a protetores independentes e munícipes que atendem aos critérios de baixa renda. A solicitação segue um passo a passo com o preenchimento de formulário.

Para a proprietária da ONG e tutora dos 143 cães e gatos que estão na Anjo de 4 Patas, Josenilda Avelino da Silva, ou simplesmente Rany Avelino, a iniciativa promovida pela administração municipal é muito importante, tendo em vista que o custo é alto para manter em dia as vacinas dos animais de que cuida. “Sem dúvidas, facilita e muito nos cuidados e ainda, vindo na ONG, é outro diferencial, porque é difícil ter que levá-los. Vejo que o trabalho está acontecendo. Foram pelo menos 6 anos invisíveis e agora estamos sendo vistos e valorizados pelo trabalho que realizamos pela causa animal”, declarou.

Leia Também:  Evento convida a população a viver momentos de renovação e convivência durante o feriado

Os animais sob sua custódia são vítimas de maus-tratos, de abandono, de desova de filhotes e oriundos de resgates. Como a maioria dos tutores, ela enfrenta dificuldades para adoção dos animais. “Há uma seletividade na escolha por filhotes. E ainda tem muitos que acabam devolvendo por motivos diversos, como mudança de cidade ou porque não querem mais o animal. Esta semana recebemos de volta uma que a família adotante devolveu porque comprou um filhote e estava dispensando a adulta que foi adotada”, relatou.

Rany diz que há essa condição de receber de volta e até prefere, se for o caso, para evitar que o animal volte para a rua.

Há poucos dias também foram vacinados 25 animais da protetora Audineia Hita. Ela também possui dezenas de cães e ficou feliz com o apoio na vacinação dos animais.

60 DOSES SEMANAIS

O VacinAção 2026 prevê a aplicação contínua e organizada de 60 doses de vacinas polivalentes por semana. O imunizante, que protege contra 10 doenças, é ofertado pelo município de Cuiabá como proposta de atuação preventiva.

Leia Também:  Com salários de até R$ 4 mil, Sine Municipal destaca vagas em TI, Manutenção e Vendas

Segundo a secretária-adjunta de Bem-Estar Animal e médica veterinária, Morgana Thereza Ens, a ação busca reduzir a incidência de doenças evitáveis, fortalecer a saúde animal e contribuir diretamente para a saúde pública, por meio do controle sanitário da população animal.

Para participar do projeto, como já informado, é necessário atender aos critérios de baixa renda e seguir o passo a passo da solicitação. Após o cadastro, o interessado deve aguardar a convocação, que ocorre conforme a ordem do formulário preenchido. O prazo médio de espera é de 7 a 14 dias úteis, podendo variar de acordo com a demanda.

“A organização por formulário e convocação garante ordem, critérios e rastreabilidade, priorizando munícipes de baixa renda, ONGs, protetores e animais comunitários”, explicou Morgana.

Mas atenção: caso o tutor seja chamado e não compareça com o animal para o atendimento, retornará para o final da fila.

Passo a passo para solicitação:

  1. Chame no WhatsApp: (65) 99207-4318

  2. Preencha o formulário Google Forms que será encaminhado pela equipe

  3. Aguarde a convocação, conforme a disponibilidade semanal do programa

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Rondonópolis

Prefeitura estabelece decreto facilitando a liberação do funcionamento de empresas em Rondonópolis

Publicados

em

O Município de Rondonópolis segue ampliando as ações com foco na promoção da liberdade econômica. Com esse propósito, a gestão municipal implementou uma série de novas normas voltadas à livre iniciativa e ao livre exercício de atividade econômica em âmbito local, incluindo a publicação de um decreto que facilita o licenciamento e à liberação de funcionamento das empresas.

O decreto nº 13.463, de 03 de julho de 2026, publicado no Diário Oficial do Município desta segunda-feira, estabelece novos critérios técnicos para classificação das atividades econômicas em Rondonópolis. Para se ter uma ideia, antes da alteração, 216 atividades eram classificadas como de baixo risco (Risco I) e agora 504 atividades estão nessa classificação, dispensadas de quaisquer atos públicos para liberação de funcionamento.

Além disso, 359 atividades passam a ser classificadas como de médio risco (Risco II), tendo um aumento de prazo para resolverem a burocracia e obterem o licenciamento definitivo. Elas ficam sujeitas a procedimento simplificado mediante autodeclaração para funcionamento. Nesse caso, conforme projeto de lei do prefeito aprovado nesta quarta-feira (8), o prazo de vigência do Alvará de Localização e Funcionamento Provisório foi ampliado de 60 dias para 180 dias.

Leia Também:  Evento convida a população a viver momentos de renovação e convivência durante o feriado

Essas mudanças estão dentro da visão do prefeito Cláudio Ferreira em ter a cidade com mais liberdade econômica de Mato Grosso e vêm se adequar a lei municipal número 14.854, de 03 de junho de 2026, que instituiu normas voltadas à promoção da liberdade econômica, à simplificação dos procedimentos administrativos e à modernização do sistema municipal de licenciamento.

Conforme o prefeito Cláudio Ferreira, tudo isso faz parte da melhora do ambiente de negócios no município. “A gente não pode obrigar o empresário a investir aqui; ele só virá se for vantajoso para si. Contudo, a gente pode criar as condições favoráveis para os negócios, assim como temos feito agindo com transparência com o setor produtivo, não criando impostos, extinguindo taxas e diminuindo a burocracia”, afirmou.

Além disso, o prefeito enfatiza que a gestão está preparando Rondonópolis para receber mais investimentos privados, com uma série de projetos estratégicos em todos os setores para que a cidade seja realmente atrativa, como melhoria da educação para formação de mão de obra qualificada, avanço da saúde pública para dar suporte aos colaboradores das empresas e estruturando a cidade com grandes obras de infraestrutura e mobilidade, embelezamento urbano e lazer da população.

Leia Também:  Peixe a R$ 25 atrai consumidores e segue até sexta-feira em Cuiabá

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA