Cidades
Ônibus disponibilizados para Corrida de Reis têm adesão de 9,4% da capacidade
Cidades
Apesar da ampla estrutura disponibilizada para o transporte do público até a Corrida de Reis, realizada no domingo (11), no Parque Novo Mato Grosso, a adesão ao transporte coletivo ficou muito abaixo do esperado. A operação especial montada pela Prefeitura de Cuiabá tinha capacidade para atender quase 7 mil pessoas, mas apenas 633 usuários utilizaram (9,4%) a linha especial E01, criada exclusivamente para o evento.
De acordo com a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Segurança Pública, foram ofertados veículos com saídas a cada cinco minutos em direção ao parque. Ao longo do período do evento, foram realizadas 86 viagens de ida e volta, o que garantia uma oferta total de 6.966 vagas. No entanto, a demanda registrada não chegou a 10% da capacidade disponibilizada, já que a maioria dos participantes optou por se deslocar em veículos próprios.
A logística de transporte e trânsito foi planejada com o objetivo de minimizar os impactos viários, especialmente pelo fato de o Parque Novo Mato Grosso contar com apenas uma via de acesso, sem rotas alternativas. Segundo a equipe da Secretaria de Mobilidade Urbana e Segurança Pública, a estratégia buscava justamente reduzir congestionamentos e facilitar o acesso dos corredores ao local da largada.
Ao comentar o congestionamento quilométrico registrado na região, a secretária de Mobilidade Urbana, Francyanne Lacerda, afirmou que não houve falhas na operação por parte da pasta. “A operação de trânsito e de transporte público foi planejada e não houve falhas. Fizemos a previsão de ônibus suficientes para atender a todos que optassem pelo transporte público. No entanto, a maioria das pessoas optou por ir de carro próprio. Desde o início, nossos profissionais alertaram sobre a possibilidade dessa situação, diante da grandiosidade do público e do horário previsto para o início”, destacou.
A secretária também ressaltou a particularidade do evento esportivo em relação a outras atrações. “A Corrida de Reis é diferente de um show, em que a pessoa pode se atrasar e ainda aproveitar. Perder a largada de uma corrida, para um participante que se preparou, é desolador”, concluiu.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
Sinop
Audiência pública detalha gestão, investimentos e avanços do PreviSinop em 2025
O Instituto de Previdência Social dos Servidores Municipais de Sinop (PreviSinop) realizou, na manhã desta quarta-feira (24), a Audiência Pública de Prestação de Contas do Exercício de 2025. O encontro reuniu servidores ativos, aposentados, pensionistas, membros dos conselhos e do comitê de investimentos para a apresentação dos principais resultados alcançados pelo instituto ao longo do último ano.
Durante a audiência, a equipe técnica apresentou a prestação de contas do exercício de 2025, o Relatório de Governança Corporativa, os resultados da Política de Investimentos e os dados da Avaliação Atuarial. A iniciativa integra as ações de transparência da autarquia e atende requisitos do Programa de Certificação Institucional e Modernização da Gestão dos Regimes Próprios de Previdência Social (Progestão).
A superintendente executiva previdenciária do PreviSinop, Daniela Sevignani, destacou a relevância da audiência pública para a transparência da gestão e para a manutenção dos padrões de excelência conquistados pelo instituto. “A audiência pública vem para demonstrar os resultados da gestão do ano anterior. Além de ser importante como uma ferramenta de transparência e comunicação com a sociedade e os nossos segurados, é um pré-requisito fundamental do Pró-Gestão Nível IV. Nós, como primeira entidade, primeiro regime próprio de previdência do Brasil a conquistar o máximo de gestão, considerando os RPPS de porte médio, temos que manter esse pódio e também, de fato, realizar tudo o que precisamos realizar”, afirmou.
Daniela Sevignani também ressaltou a solidez financeira do instituto e a importância do histórico de responsabilidade na gestão previdenciária municipal. “A audiência pública vem para falar das nossas atividades, dos resultados do Previ, dos investimentos, da quantidade de aposentados, pensionistas, benefícios concedidos, enfim, de toda a nossa atuação e da importância que isso tem para a continuidade e a sustentabilidade do PreviSinop. Também deixa os nossos segurados tranquilos, porque o PreviSinop é um instituto muito saudável, pois sempre tivemos gestores e prefeitos que se preocuparam com a previdência e, historicamente, nunca tivemos atraso de repasses. Por isso, hoje conseguimos conquistar várias premiações em nível nacional”, destacou.
O presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Sinop, Adriano Perotti, citou que a audiência amplia o acesso às informações previdenciárias e fortalece a confiança dos segurados na administração dos recursos. “É uma audiência pública que foi transmitida ao vivo pelos canais do PreviSinop. Ou seja, dá acesso a todo o servidor segurado da nossa previdência para acompanhar o que foi tratado e o que foi exposto aqui. O nosso Instituto de Previdência hoje é um dos mais seguros do Brasil. O servidor público, seja da Prefeitura, da Câmara Municipal de Vereadores, da Ager, precisa saber o que é a nossa previdência, como ela está funcionando e como o recurso que temos aqui, destinado à nossa aposentadoria, está sendo administrado por esses servidores que cuidam de todo esse patrimônio”, afirmou.
O presidente do Conselho Deliberativo do PreviSinop, Joel Meyer, também reforçou o papel da prestação de contas como instrumento de acompanhamento por parte dos segurados. “Esta audiência é uma prestação de contas de tudo o que foi feito pelo Previ. É uma forma de transparência para que o servidor possa acompanhar. É importante que todos vejam o que está acontecendo e quais decisões estão sendo tomadas, porque isso aqui é patrimônio do servidor”, pontuou.
Resultados alcançados
A coordenadora de Governança do PreviSinop, Andressa Amaral, apresentou os avanços institucionais alcançados durante o exercício de 2025. “Nós apresentamos nesta audiência pública tudo aquilo que construímos e conquistamos durante o exercício de 2025. Tivemos muitos avanços. Precisamos alterar a nossa legislação para ampliar e atender requisitos do Pró-Gestão. Com isso, melhoramos o atendimento aos nossos servidores segurados, ativos e inativos, além de realizar diversas ações voltadas à implementação de relatórios, melhorias nos processos e atendimento de requisitos que nos permitiram conquistar o Nível IV do Pró-Gestão em dezembro de 2025”, explicou.
Segundo a coordenadora, a certificação avalia as boas práticas de gestão e proporciona mais transparência, sustentabilidade e segurança previdenciária. “O Nível IV do Pró-Gestão também promove educação previdenciária, leva informação aos servidores, auxilia no planejamento da aposentadoria e amplia ações voltadas à qualidade de vida dos aposentados. Durante a audiência pública, também apresentamos os investimentos realizados pelo instituto, os processos judiciais, a política de investimentos, os resultados da avaliação atuarial e o planejamento do PreviSinop para garantir segurança aos segurados no futuro”, finalizou.
O atuário do PreviSinop, Igor França, falou sobre a importância de mostrar aos segurados como funciona um regime próprio de previdência. “O que a maioria das pessoas conhece é o INSS, mas a legislação permite que exista um regime próprio para os servidores efetivos. Por isso, é importante apresentar toda a estrutura organizacional, os setores responsáveis pela concessão de benefícios, pelos investimentos e pela gestão dos recursos. O PreviSinop está próximo de atingir a marca de R$ 1 bilhão em patrimônio, o que demonstra a força financeira do instituto”, destacou.
A audiência pública foi transmitida ao vivo no canal oficial do PreviSinop no YouTube para que servidores e demais interessados pudessem acompanhar os dados apresentados. A transmissão completa está disponível no link: https://www.youtube.com/watch?v=3m2hnHebTo4.
-
POLÍCIA5 dias atrásPolícia Civil, Crefito-9 e Vigilância Sanitária flagram falso terapeuta ocupacional que atende crianças em Cuiabá
-
POLÍCIA6 dias atrásPolícia Civil cumpre mandados contra faccionados que comandavam crimes no Xingu a partir de Cuiabá
-
POLÍCIA6 dias atrásPolícia Civil cumpre mandados em Rondonópolis em operação nacional contra facção criminosa
-
POLÍCIA6 dias atrásPolícia Civil apreende arma de fogo com suspeito de violência doméstica em Alta Araguaia
-
CURIOSIDADES6 dias atrásManual do Torcedor chega em lançamento especial
-
POLÍCIA1 dia atrásPolícia Civil prende suspeitos e esclarece furto de canetas emagrecedoras em farmácia de Várzea Grande
-
CURIOSIDADES5 dias atrásCobertura digital amplia alcance do São João sergipano
-
CURIOSIDADES6 dias atrásInfluências e legados japoneses transformam o Brasil


