Cidades
Michelly Alencar defende expansão do “Bom de Esporte, Bom de Escola” e destaca importância para a educação e inclusão social
Cidades
Em sessão ordinária na Câmara Municipal, a vereadora Michelly Alencar (União Brasil) destacou a importância do programa “Bom de Esporte, Bom de Escola”, anunciado pelo prefeito Abilio Brunini e secretário de Esporte e Lazer Jefferson Neves, que prevê a abertura imediata de 2.600 vagas gratuitas para a prática esportiva em Cuiabá.
Em sua fala, a parlamentar ressaltou que o projeto vai muito além do futebol, contemplando 15 modalidades esportivas e atendendo diferentes faixas etárias, de crianças e adolescentes até a terceira idade.
“Estamos falando de esporte gratuito, com professores qualificados, estrutura organizada e oportunidade real para nossas famílias. É uma política pública que promove saúde, disciplina e inclusão social”, afirmou.
Michelly reforçou que a iniciativa integra esporte e educação, incentivando o bom desempenho escolar como pilar central do programa. Segundo ela, investir em esporte é também investir na prevenção à violência, no fortalecimento de valores e na construção de um futuro mais promissor para a juventude cuiabana.
A vereadora também orientou a população a procurar o aplicativo oficial da Prefeitura de Cuiabá para realizar o cadastro nas vagas disponíveis nos ginásios e espaços públicos da capital.
“Quando o poder público amplia oportunidades e leva esporte gratuito para os bairros, quem ganha é a cidade inteira. É mais qualidade de vida, mais cidadania e mais esperança para nossas crianças e jovens”, concluiu.
As inscrições são centralizadas pelo aplicativo Cuiabá Smart, disponível para Android e iOS. No menu principal, basta acessar a aba destinada às escolinhas esportivas para consultar locais, horários e vagas disponíveis.
Quem tiver dificuldade com a inscrição digital pode procurar diretamente o ginásio ou polo desejado para receber apoio presencial da equipe.
Primavera do Leste
Primavera do Leste reforça combate a novos focos de incêndio no antigo aterro sanitário
A Prefeitura de Primavera do Leste, por meio das Secretarias Municipais de Meio Ambiente e de Infraestrutura e Obras, esteve novamente no antigo aterro sanitário municipal na manhã desta quarta-feira (22) para reforçar as ações de combate a novos focos de incêndio identificados na área.
As equipes atuaram em conjunto com o Corpo de Bombeiros Militar, utilizando caminhões-pipa da Secretaria de Infraestrutura e máquinas para auxiliar no trabalho de controle e resfriamento dos pontos que voltaram a apresentar sinais de queima.
Além dos caminhões-pipa, a Secretaria de Infraestrutura também disponibilizou caminhões com terra para apoiar as equipes na contenção dos focos e evitar que o fogo avance para outras áreas.
A Prefeitura reforça que segue adotando todas as medidas necessárias para solucionar a situação o mais rapidamente possível e manter o monitoramento da área, especialmente diante das condições de tempo seco, que favorecem o surgimento e a propagação de incêndios.
O secretário municipal de Meio Ambiente, Paulo Rocha, explica que o local está desativado há cerca de três anos e que, além do trabalho emergencial de combate aos focos de incêndio, o município já vem discutindo e planejando novas ações para a recuperação e adequação ambiental da área.
“Esse local já está desativado há cerca de três anos e, diante de tudo que aconteceu, estamos trabalhando para avançar com as próximas ações necessárias. Além do controle dos focos de incêndio, vamos seguir com o monitoramento da área e com as medidas de limpeza, organização e prevenção. Também estão sendo discutidas ações de recuperação ambiental para que esse espaço tenha uma destinação adequada e esteja dentro de todos os critérios ambientais necessários. A Prefeitura está tomando todas as providências para resolver a situação e garantir que a área seja devidamente cuidada”, destacou Paulo Rocha.
Dentro das ações de reforço à segurança e à defesa social, o município também conta com a Atividade Delegada, mecanismo que permite a atuação de policiais militares e bombeiros do Estado de Mato Grosso em atividades de interesse do município fora de suas jornadas regulares, mediante remuneração específica.
A iniciativa contempla ações relacionadas à defesa social e ao monitoramento urbano, ampliando a capacidade de atuação integrada das forças de segurança e dos órgãos municipais.
No caso da ocorrência registrada no antigo aterro sanitário, a atuação integrada contribui para o acompanhamento da área e para o suporte às ações de defesa social e monitoramento, especialmente diante da necessidade de prevenir novos focos e garantir a segurança da população.
A administração municipal reforça que as equipes continuarão atuando no local e monitorando a situação até que todos os pontos de calor sejam completamente controlados, com o objetivo de evitar novos focos de incêndio e reduzir os impactos causados pela fumaça na região.
Além das ações emergenciais, o município segue trabalhando no planejamento de medidas de recuperação e organização da área, considerando que o antigo aterro sanitário já não está em operação há três anos. A proposta é avançar gradualmente com ações que contribuam para a recuperação ambiental do espaço e para a prevenção de novas ocorrências.
-
POLÍCIA6 dias atrásPolícia aponta que pastores integravam esquema de apoio à facção; filha é presa em Cuiabá
-
POLÍTICA MT5 dias atrásPodemos adia convenção e amplia prazo para definir alianças em Mato Grosso
-
POLÍTICA MT5 dias atrásGoverno lança Regula MT para dar mais transparência às filas do SUS em Mato Grosso
-
TECNOLOGIA5 dias atrásIA e sensores transformam decisões da arbitragem na Copa do Mundo de 2026
-
VÁRZEA GRANDE5 dias atrásPivetta diz que Estado aguarda decisão da Justiça sobre possível intervenção no DAE
-
POLÍTICA MT5 dias atrásProjeto de Beto Dois A Um permite trocar multa de trânsito por doação de sangue em Mato Grosso
-
ECONOMIA5 dias atrásMarcas chinesas avançam e já respondem por 44% das vendas de carros premium no Brasil
-
SAÚDE6 dias atrásProjeto que cria campanha sobre uso consciente do Mounjaro avança na ALMT


