Lucas do Rio Verde
Referência: autoridades de Sinop visitam Lucas do Rio Verde para conhecerem o modelo de transporte público e a estrutura da GCM
Lucas do Rio Verde
Atraídos pelo novo modelo de transporte público e a recente reestruturação da Guarda Civil Municipal, representantes do Executivo e Legislativo de Sinop estiveram em Lucas do Rio Verde para conhecerem os detalhes dos projetos desenvolvidos pela Gestão Municipal. A comitiva foi recebida pelo prefeito Miguel Vaz, nesta sexta-feira (14), no Paço Municipal.
De Sinop, estiveram presentes o vice-prefeito, Paulo Henrique Fernandes de Abreu, e os vereadores Moisés do Jardim do Ouro, Ênio da Brígida e Célio Garcia.
“Estamos revisando a concessão do transporte público, pois o contrato atual está defasado. Sabemos dos índices positivos de Lucas do Rio Verde, que tem uma concessão atualizada e bem-sucedida. Estamos trocando informações sobre custos e números para embasar nossa negociação em Sinop”, destacou o vice-prefeito de Sinop.
“É importante essa troca de experiência com outros municípios, porque sempre tem alguma coisa que os municípios podem aproveitar um do outro. Então, tivemos uma troca de ideias, eles vieram em busca do nosso modelo de concessão do transporte público, falamos da Guarda Civil Municipal, e também ouvimos ideias interessantes que Sinop tem a nos oferecer. Acho que a nossa região toda ganha com isso”, comentou Miguel Vaz.
Nova frota de ônibus
Desde janeiro de 2025, a Translocave assumiu a concessão do transporte urbano em Lucas do Rio Verde.
A nova empresa passou por um processo criterioso, desde a audiência pública até a finalização do edital de licitação. A nova frota conta com 20 novos ônibus equipados com ar-condicionado, wi-fi, carregador USB, elevador para pessoas com deficiência e câmeras de segurança. Além disso, o Município ampliou a área de cobertura do transporte urbano.
Reestruturação da GCM
Em Lucas do Rio Verde, o processo de reestruturação da Guarda Civil Municipal, criada em 1999, contou com a aprovação de um projeto de lei, regulamentado pela Lei nº 222/2022, elaborado pela atual Administração Municipal, por meio das secretarias de Segurança Pública e de Governo e Administração.
Após um longo processo de capacitação e treinamento em 2022, em Cotia, no estado de São Paulo, a Guarda Civil Municipal – GCM recebeu, em 2023, o armamento necessário para atuar integrada às forças de segurança de Lucas do Rio Verde. A entrega das armas aconteceu após a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com a Polícia Federal, permitindo que a GCM de Lucas do Rio Verde atue de maneira armada, sendo a primeira do estado com autorização da PF.
Em abril de 2023, foi lançado o concurso da Guarda Civil Municipal, formando, em 2024, mais de 50 agentes para compor o quadro da GCM. Destes, 30 tiveram a convocação imediata. Dentro do processo, a GCM recebeu uma nova base, na região central da cidade, com estrutura e equipamento para garantir atendimento à população. Em 2024, a Guarda Civil Municipal recebeu quatro novas viaturas, para atendimento com agilidade às ocorrências. O videomonitoramento do município também é de responsabilidade da GCM, que monitora 265 pontos da cidade, passando pela região central, bairros, praças e pontos de maior circulação e de maiores incidentes.
Lucas do Rio Verde
Seletivos da Saúde: Prefeitura divulga novos editais de convocação
A Prefeitura de Lucas do Rio Verde divulgou nesta segunda-feira (06), dois novos editais de convocação de aprovados, nos Processos Seletivos Emergenciais n. 001/2026 e 002/2026.
No total, estão sendo convocados 26 candidatos, sendo 25 aprovados no 001/2026 (Edital de Convocação n. 76/2026) e um no 002/2026 (Edital de Convocação n. 77/2026).
São ajudantes administrativos, bioquímico, técnicos em enfermagem, enfermeiros, fisioterapeuta, médicos 30 h, motoristas de ambulância e um médico 40h.
Estes são o quinto e terceiro editais de convocação. Os profissionais têm até quarta-feira (08/04) para encaminharem os documentos, sob pena de serem eliminados dos processos de seleção.
Todas as informações necessárias estão nos editais. O contrato tem prazo de duração de seis meses, podendo ser prorrogado para o mesmo período ou rescindido a qualquer momento.
5º Edital de Convocação n. 76/2026, clique aqui!
-
Sinop3 dias atrásFesteja Sinop: Festival de Praia segue neste domingo (6) e nesta segunda-feira (7) na Praia do Cortado
-
Sinop4 dias atrásFesteja Sinop: passeio ciclístico Ciclo Festeja será realizado nesta segunda-feira (7)
-
Sinop3 dias atrásFesteja Sinop: 6ª edição do Torneio de Pesca Esportiva premia categoria caiaque na Praia do Cortado
-
Sinop2 dias atrásFesteja Sinop segue hoje (7) com Festival de Praia, desfile, Marcha para Jesus e show de Maria Marçal
-
Sinop7 dias atrásFesteja Sinop: Prefeitura divulga normas de segurança para garantir tranquilidade no Festival de Praia
-
Primavera do Leste5 dias atrásPrefeitura orienta comerciantes sobre possíveis interrupções de internet durante mutirão de regularização de fios
-
Sinop3 dias atrásFesteja Sinop: Banho Assistido proporciona lazer e interação a idosos e PCDs no 1º dia de Festival de Praia no Cortado
-
Primavera do Leste7 dias atrásPrimavera do Leste abre chamamento para construção da Política Municipal de Alfabetização


