Lucas do Rio Verde
Prefeitura de Lucas do Rio Verde promove ações para o Dia Mundial da Alimentação
Lucas do Rio Verde
O Dia Mundial da Alimentação, comemorado nesta segunda-feira (16), contou com palestra e feira de produtos da Agricultura Familiar no Auditório dos Pioneiros, no Paço Municipal. A atividade foi promovida pela Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio das secretarias de Agricultura e Meio Ambiente, de Assistência Social e Habitação e o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional.
Com o tema: “Agroecologia e Produção Orgânica: Perspectivas e Práticas”, a palestra foi ministrada pelo engenheiro agrônomo da Empresa Mato-Grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), o coordenador do projeto Sinop Orgânico, Rogério Leschewitz.
“O principal objetivo da palestra é trazermos ferramentas para os produtores também identificarem como ele pode produzir um alimento orgânico, perspectiva de comércio, de consumo, a importância desse tipo de alimento para a população e saber que é possível sim, produzir esse tipo de alimento, agregando mais renda à sua propriedade. A agroecologia tem um papel fundamental na família das propriedades, pois ela gera soberania para as propriedades rurais. Nos últimos três anos, cresceu uma média de 21% essa questão do consumo de produtos dessa natureza”, apontou e explicou o palestrante.
O dia tem o intuito de desenvolver uma reflexão a respeito do quadro atual da alimentação mundial. A data foi escolhida para lembrar a criação da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), em 1945. A primeira comemoração da data ocorreu no ano de 1981, quando o tema abordado foi “A comida vem primeiro”.
A presidente do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, Silvia Krause, ressaltou que a agroecologia é um dos assuntos em pauta no âmbito do Conselho e Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente. “A base agroecológica foi pensada como tema para a palestra por ser uma área que vem crescendo na alimentação, sendo uma realidade na região de Lucas do Rio Verde. Ainda não há produções 100% orgânicas na cidade, mas com base agroecológica, já temos alguns produtores que trabalham iniciando essa produção, e nós queremos aumentar isso, utilizar a própria natureza para auxiliar nesse trabalho”, reforçou a presidente.
O secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Paulo Nunes, destacou a importância das parcerias da empresas ao Executivo para as políticas de valorização da agricultura familiar. “As parcerias, como nesta palestra, que contamos com o apoio da Empaer, além de produzir produtos com qualidade e sustentabilidade através do pequeno produtor rural da agricultura familiar, é que nós teremos esses produtos com mais qualidade. Esse é o objetivo da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, também com a Secretaria de Assistência Social e Habitação, temos desenvolvido um trabalho sempre dentro disso, adquirindo produtos para a merenda escolar e também na distribuição para as pessoas menos favorecidas ou aquelas que mais precisam de uma alimentação saudável”, salientou.
A secretária de Assistência Social e Habitação, Janice Ribeiro, pontuou que o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional retomou os trabalhos, que são vinculados à Secretaria. “É um Conselho muito importante que analisa a necessidade das famílias mais carentes do nosso município para ter acesso à alimentação saudável, sendo responsável por estudar a qualidade da cesta básica entregue às famílias. Por isso, nós temos que estar vinculados à Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, oportunizando a essas famílias uma alimentação melhor, através do PAA Municipal, que é o projeto de aquisição alimentar, envolvendo a distribuição de hortaliças, legumes e frutas dos agricultores de pequeno porte”, acrescentou a secretária.
Na ocasião, uma feira foi organizada para a venda de produtos cultivados pelos pequenos produtores. Vera Terezinha, presidente da Associação Luverdense de Agricultores Familiares (Aslaf), classificou o evento como incentivador.
“É uma maneira de divulgar nossos produtos. Enfrentamos muitas barreiras na agricultura e se não incentivármos a produzir mais, cada vez o produtor acaba parando. Nós temos os parceiros como a Prefeitura, que nos anima. Dá orgulho de dizer que temos esse apoio”, declarou.
Além da palestra, o Dia Mundial da Alimentação foi comemorado com uma aula de campo em formato de roda de conversa no Museu do Cerrado. Os estudantes das escolas Pequeno Príncipe, Luiz Carlos Ceconello, Vinícius de Moraes, São Cristóvão e Creche Anjo da Guarda, tiraram dúvidas sobre as hortas escolares com o palestrante Rogério Leschewitz.
Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT
Lucas do Rio Verde
Seletivos da Saúde: Prefeitura divulga novos editais de convocação
A Prefeitura de Lucas do Rio Verde divulgou nesta segunda-feira (06), dois novos editais de convocação de aprovados, nos Processos Seletivos Emergenciais n. 001/2026 e 002/2026.
No total, estão sendo convocados 26 candidatos, sendo 25 aprovados no 001/2026 (Edital de Convocação n. 76/2026) e um no 002/2026 (Edital de Convocação n. 77/2026).
São ajudantes administrativos, bioquímico, técnicos em enfermagem, enfermeiros, fisioterapeuta, médicos 30 h, motoristas de ambulância e um médico 40h.
Estes são o quinto e terceiro editais de convocação. Os profissionais têm até quarta-feira (08/04) para encaminharem os documentos, sob pena de serem eliminados dos processos de seleção.
Todas as informações necessárias estão nos editais. O contrato tem prazo de duração de seis meses, podendo ser prorrogado para o mesmo período ou rescindido a qualquer momento.
5º Edital de Convocação n. 76/2026, clique aqui!
-
ENTRETENIMENTO6 dias atrásVirginia Fonseca exibe presentes de luxo e momento romântico com Vini Jr: ‘Presentão’
-
ENTRETENIMENTO5 dias atrásMaurício Mattar faz harmonização facial e comemora resultado natural: ‘Natural’
-
ENTRETENIMENTO5 dias atrásCarlos Alberto de Nóbrega conhece bisneto recém-nascido e se emociona na web
-
Rondonópolis6 dias atrásRondonópolis inova com dia de lanche especial na merenda escolar
-
ENTRETENIMENTO5 dias atrásAnitta lança ‘Choka Choka’ de Shakira e divulga lyric video: ‘Tô muito choka choka’
-
ENTRETENIMENTO7 dias atrásAna Castela homenageia a mãe com mensagem emocionante: ‘Aniversário dela’
-
ENTRETENIMENTO6 dias atrásThiago Martins lança último volume do Quintal do TG com clipe inédito: ‘Ao vivo’
-
CULTURA6 dias atrásFestival de documentários “É Tudo Verdade” começa nesta quinta-feira


