Lucas do Rio Verde
Lucas do Rio Verde recebe certificado do Selo Unicef 2021-2024
Lucas do Rio Verde
Lucas do Rio Verde segue avançando em políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes. Na última semana, o município recebeu o certificado do Selo Unicef, por superar a média nacional nas áreas de assistência social, educação e saúde, com impactos positivos no período de 2021-2024.
O Selo UNICEF é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância no Brasil, a fim de estimular e reconhecer avanços reais na garantia dos direitos de crianças e adolescentes em municípios do Semiárido e da Amazônia Legal brasileira.
A entrega do certificado ocorreu em uma cerimônia realizada em Cuiabá, e contou com a presença de representantes municipais, articuladores, mobilizadores do Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA) e membros do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).
A mobilizadora do NUCA, Fabiana Vaz, e a articuladora e secretária de Assistência Social e Habitação, Gisele Bellotti, estiveram na cerimônia, representando as secretarias envolvidas do município luverdense.
“Foi com imensa satisfação que recebemos essa premiação, visto que por quatro anos a assistente social, a saúde, a educação, o Conselho da Criança e Adolescente, entre outros órgãos, não mediram esforços para que cumprissem todas as metas referentes ao Selo UNICEF, trazendo o contexto de que, quanto mais a gente investe nas nossas crianças e adolescentes, mais resultados positivos teremos futuramente dentro da nossa sociedade. A proposta do selo é fortalecer o trabalho intersetorial, dar respostas e implementar políticas públicas voltadas para eles. No primeiro ano a gente trabalhou o planejamento, o plano de ação para a execução durante os três anos, e agora, a verificação dos resultados que a gente conseguiu obter. Essa vitória não é só nossa, mas de toda as redes de serviços que participaram de uma forma direta ou indireta”, destacou a secretária de Assistência Social e articuladora, Gisele Bellotti.
Cada município, ao receber o Selo UNICEF, assume o compromisso de manter com prioridade, em suas políticas públicas, ações pela infância e adolescência. Ao aderir, o município faz parte dessas iniciativas durante quatro anos.
“O Nuca é um grupo de jovens que fazem parte desse projeto por meio da assistência social. Foi de extrema importância termos ganhado o selo, porque desenvolvemos durante esses quatro anos várias temáticas com assuntos diferenciados e sempre com a proposta de dar voz ao jovem para que eles sejam bons protagonistas das ações. Então, em todo momento, eu como mobilizadora do grupo, sempre deixei eles tomarem a frente. A gente lançava o desafio da temática, mas eles eram os articuladores entre o grupo. Aquele desafio de você desenvolver habilidades com os jovens, a questão de liderança, de falar em público, nós vemos esse crescimento no dia a dia deles. Eles participam dos fóruns, dos eventos do município, sempre dentro das discussões de políticas públicas”, explicou a mobilizadora do Nuca, Fabiana Vaz.
Em Mato Grosso, 12 cidades foram certificadas: Arenápolis, Barra do Garças, Cuiabá, Lucas do Rio Verde, Nova Xavantina, Paranaíta, Planalto da Serra, Primavera do Leste, Santa Rita do Trivelato, Sinop, Tangará da Serra e Tapurah.
Sobre as ações
Assistência Social
Grande parte das ações realizadas pela Secretaria Municipal de Assistência Social estão pautadas em objetivos comuns à proposta do Selo UNICEF. Como exemplos se destaca: atenção à primeira infância, serviços de convivência e fortalecimento de vínculos, acompanhamento individual e familiar.
Educação
O Município visa garantir educação de qualidade por meio do acesso à educação inclusiva com oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. Em Lucas do Rio Verde ressalta-se as ações de acesso a todas as crianças e adolescentes na escola (busca ativa), permanência do aluno e aperfeiçoamento do ensino.
Saúde
Garantir o acesso a uma vida saudável e promover o bem-estar para todos e todas, em todas as idades. Para atingir esse objetivo a Secretaria Municipal de Saúde faz trabalho de redução do índice de mortalidade infantil, ações de promoção e prevenção à saúde para crianças e adolescentes, garantia do acesso à vacina (especialmente na primeira infância e adolescência), entre outros.
Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT
Lucas do Rio Verde
Seletivos da Saúde: Prefeitura divulga novos editais de convocação
A Prefeitura de Lucas do Rio Verde divulgou nesta segunda-feira (06), dois novos editais de convocação de aprovados, nos Processos Seletivos Emergenciais n. 001/2026 e 002/2026.
No total, estão sendo convocados 26 candidatos, sendo 25 aprovados no 001/2026 (Edital de Convocação n. 76/2026) e um no 002/2026 (Edital de Convocação n. 77/2026).
São ajudantes administrativos, bioquímico, técnicos em enfermagem, enfermeiros, fisioterapeuta, médicos 30 h, motoristas de ambulância e um médico 40h.
Estes são o quinto e terceiro editais de convocação. Os profissionais têm até quarta-feira (08/04) para encaminharem os documentos, sob pena de serem eliminados dos processos de seleção.
Todas as informações necessárias estão nos editais. O contrato tem prazo de duração de seis meses, podendo ser prorrogado para o mesmo período ou rescindido a qualquer momento.
5º Edital de Convocação n. 76/2026, clique aqui!
-
MATO GROSSO3 dias atrásPrimeiro Encontro de Fibromiálgicos marca nova era de reconhecimento e inclusão em Mato Grosso
-
Poxoréu2 dias atrásPais denunciam alimentação precária e falta de colchões em creche municipal de Poxoréu
-
CUIABÁ6 dias atrásAikido conquista espaço em Cuiabá e atrai praticantes em busca de equilíbrio e disciplina
-
POLÍCIA2 dias atrásPolícia Civil e PRF apreendem caminhão carregado de alimentos pertencente a facção criminosa em Cáceres
-
POLÍCIA7 dias atrásPolícia Civil desarticula esquema de roubo de entorpecentes entre facções criminosas
-
POLÍCIA2 dias atrásPolícia Civil mira grupo de traficantes que transportava drogas ocultadas em eletrodomésticos
-
POLÍCIA7 dias atrásPolícia Militar resgata casal mantido em cárcere e prende cinco faccionados
-
ESPORTES6 dias atrásTV Brasil transmite Flamengo X São Paulo


