Lucas do Rio Verde
Estação de Tratamento de Esgoto recebe visita de alunos da rede municipal
Lucas do Rio Verde
Um grupo de 30 estudantes do 6º ao 9º ano, da Escola Municipal Olavo Bilac, realizou uma visita técnica na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Saae. O objetivo da visita era fomentar a importância de cuidar do meio ambiente.
Durante a aula de campo, os alunos acompanharam todas as etapas do processo de tratamento de esgoto: tratamento preliminar, tratamento secundário, tratamento da fase sólida e lançamento do efluente tratado no corpo hídrico. Ainda puderam aprender como os resíduos são separados através da proliferação de microrganismos que se alimentam da matéria orgânica do efluente.
(Foto: Ascom Prefeitura / Andrew Aragão)
“É muito bacana ter essa oportunidade de conhecer o local onde chega o esgoto da nossa casa, como ele é tratado e a maneira que volta para nós. Eu pude compreender a necessidade de termos consciência do que descartamos ou não pelo ralo e vaso sanitário. As vezes a gente acha que é só jogar e dar descarga, mas é muito além. Dependendo do produto ou objeto, compromete todo o trabalho da equipe aqui na ETE, e consequentemente o resultado do serviço devolvido à população”, disse o aluno do 6º ano, de 11 anos, Júlio Daniel.
Para a professora da turma, Marta Brizola, é de suma importância mostrar aos estudantes os conceitos de educação ambiental por meio do saneamento básico e a mesma parabenizou o Saae pelos serviços prestados aos luverdenses. “Os alunos consideraram a visita muito positiva, pois puderam esclarecer dúvidas e ver na prática todo o processo de tratamento e os impactos positivos. Sem dúvidas eles estão levando uma experiência enriquecedora para a vida deles. O trabalho que o Saae realiza é lindo de conhecer. Saber que vocês fazem é uma coisa, ter conhecimento e compreensão do que é feito, é gratificante. A população luverdense precisa ser mais colaborativa para que os resultados das ações da autarquia sejam cada vez melhores”, afirma a profissional de educação.
(Foto: Ascom Prefeitura / Andrew Aragão)
No local, a visitação foi coordenada pelos operadores da Estação de Tratamento, Eder de Almeida Rosa e Alexandre Daniel Dewes, além do técnico em química da autarquia, Cassio Rayol.
Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT
Lucas do Rio Verde
Seletivos da Saúde: Prefeitura divulga novos editais de convocação
A Prefeitura de Lucas do Rio Verde divulgou nesta segunda-feira (06), dois novos editais de convocação de aprovados, nos Processos Seletivos Emergenciais n. 001/2026 e 002/2026.
No total, estão sendo convocados 26 candidatos, sendo 25 aprovados no 001/2026 (Edital de Convocação n. 76/2026) e um no 002/2026 (Edital de Convocação n. 77/2026).
São ajudantes administrativos, bioquímico, técnicos em enfermagem, enfermeiros, fisioterapeuta, médicos 30 h, motoristas de ambulância e um médico 40h.
Estes são o quinto e terceiro editais de convocação. Os profissionais têm até quarta-feira (08/04) para encaminharem os documentos, sob pena de serem eliminados dos processos de seleção.
Todas as informações necessárias estão nos editais. O contrato tem prazo de duração de seis meses, podendo ser prorrogado para o mesmo período ou rescindido a qualquer momento.
5º Edital de Convocação n. 76/2026, clique aqui!
-
Rondonópolis5 dias atrásSemáforos vão ser retirados do cruzamento da Marechal Rondon com a Arnaldo Estevão
-
CULTURA5 dias atrásFestival de Documentários “É Tudo Verdade” exibe 75 filmes em SP e RJ
-
ENTRETENIMENTO7 dias atrásCarlos Alberto de Nóbrega conhece bisneto recém-nascido e se emociona na web
-
ENTRETENIMENTO6 dias atrásSandy celebra aniversário de Junior Lima com declaração emocionante na web
-
ENTRETENIMENTO6 dias atrásJuliana Paes curte viagem romântica com o marido no Japão: ‘Lindos demais!!!’
-
ENTRETENIMENTO5 dias atrásChaiany revela planos de autocuidado após o BBB 26: ‘Isso não é uma questão estética!
-
ENTRETENIMENTO2 dias atrásFilha de Gerson Brenner, Ana Luísa celebra nascimento do filho após morte do pai
-
ENTRETENIMENTO3 dias atrásRafa Kalimann cria cápsula do tempo para a filha em comemoração do Dia das Mães


