Cidades
Horto Florestal se prepara para reabertura com limpeza feita por reeducandos
Cidades
A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Urbano (IPDU), realizou neste sábado (31) um mutirão de limpeza no Horto Florestal Tote Garcia, com a participação de 15 reeducandos, em parceria com a Fundação Nova Chance (Funac). A ação ocorreu das 7h às 11h e integra os preparativos para a reabertura do espaço à visitação pública.
Durante o mutirão, foram realizados serviços de capinação, recolhimento de lixo e limpeza geral, além de pequenos ajustes e adequações nas trilhas e em outras áreas do horto. O trabalho faz parte do cronograma de manutenção intensificada do local.
O diretor de Planejamento Ambiental, Fábio Moura, que acompanhou os serviços no local, estima que a reabertura ocorrerá entre o final de março e o início de abril. Segundo ele, além da manutenção realizada de segunda a sexta-feira, mais três mutirões aos sábados deverão ocorrer para acelerar os trabalhos.
“A visitação está temporariamente suspensa por segurança, principalmente por causa das pontes danificadas, que começarão a ser recuperadas nos próximos dias em parceria com a Secretaria de Infraestrutura e Obras”, explicou Fábio.
Mesmo com a suspensão da visitação, os serviços no Horto Florestal seguem ativos, especialmente a produção e doação de mudas. Cada pessoa pode retirar até duas mudas por CPF. Para solicitações em maior quantidade, é necessário encaminhar um ofício pelo e-mail [email protected] , da Secretaria, para análise e autorização.
O secretário municipal de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, José Afonso Portocarrero, ressaltou que o mutirão com reeducandos faz parte de um processo mais amplo de reestruturação do espaço.
“Estamos ampliando os serviços no horto para garantir uma reabertura segura e completa. As trilhas estão sendo limpas e as pontes restauradas para que possamos retomar as visitas, especialmente das escolas que desenvolvem projetos de educação ambiental”, afirmou.
Portocarrero lamentou o estado de abandono em que a atual gestão recebeu o Horto e garantiu que a revitalização do local é uma determinação do prefeito Abilio Brunini.
“Infelizmente, recebemos o Horto com as pontes destruídas. Não tínhamos condições de recursos e, agora, estamos conseguindo avançar com o apoio do Juvan, que é o Juizado Ambiental, responsável pela doação da madeira já entregue ao Horto. Nesta semana, devem começar as obras de restauro das pontes e, simultaneamente, a limpeza das trilhas”, destacou o secretário.
Uma nova ação de limpeza no Horto Florestal está prevista para o dia 14 de fevereiro, dentro da proposta de mutirões mensais. Além da manutenção, o espaço recebeu uma estufa doada pelo Indea/Empaer, que já está instalada e em pleno funcionamento, fortalecendo a produção de mudas e consolidando seu papel estratégico nas ações ambientais e de arborização urbana do município.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
Primavera do Leste
Forças de segurança alinham operação para garantir tranquilidade durante a 5ª Corrida de São Cristóvão
A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Mobilidade Urbana promoveu, na tarde desta terça-feira (14), uma reunião de alinhamento com as forças de segurança que atuarão na 5ª Corrida de São Cristóvão, marcada para o próximo dia 19 de julho, em Primavera do Leste.
A prova, organizada pelo Sest Senat em parceria com a assessoria esportiva PVA Runners, contará com um percurso de 7 quilômetros e deve reunir atletas de diversas cidades da região.
Durante o encontro, foram definidos os pontos estratégicos de atuação de cada instituição envolvida na operação. O planejamento contempla a presença de equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Militar, agentes da Coordenadoria Municipal de Trânsito e Transportes (CMTU), além da organização dos bloqueios e desvios nas vias que compõem o percurso da corrida.
De acordo com o secretário municipal de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, comandante Oseias, a integração entre os órgãos é fundamental para que o evento transcorra com segurança tanto para os participantes quanto para a população.
“Essa reunião é muito importante para o alinhamento entre todas as forças de segurança que estarão atuando na corrida. Trabalhamos em conjunto com o Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Civil e demais equipes para garantir a segurança dos atletas, realizar o fechamento das vias, acompanhar todo o percurso e evitar qualquer tipo de intercorrência durante o evento. Esse planejamento é essencial para que tudo aconteça da melhor forma possível”, destacou o secretário.
A Prefeitura de Primavera do Leste reforça que a atuação integrada entre os órgãos de segurança busca garantir um evento organizado, seguro e tranquilo, proporcionando aos atletas e ao público uma experiência com toda a estrutura necessária para a realização da prova.
-
POLÍCIA5 dias atrásPolícia Civil deflagra operação contra facção criminosa que utilizava bingos para lavagem de dinheiro em MT
-
POLÍCIA5 dias atrásForça Tática prende dois homens suspeitos por roubos a postos de combustíveis em Cuiabá
-
POLÍCIA23 horas atrásPolícia Militar localiza aeronave e apreende 78 tabletes de cocaína na Reserva do Cabaçal
-
CURIOSIDADES5 dias atrásEventos de julho impulsionam turismo em Angra dos Reis
-
POLÍCIA1 dia atrásPolícia Civil deflagra operação para apurar homicídio de jovem em Poxoréu
-
CURIOSIDADES7 dias atrásFérias transformam leitura em brincadeira e conexão
-
CURIOSIDADES6 dias atrásMaior festival de dança do mundo é brasileiro
-
POLÍCIA6 dias atrásPolícia Civil deflagra ação contra núcleo de facção criminosa em Campos de Júlio


