Cidades
Feira da Agricultura Familiar Produtiva e Solidária ocorre semanalmente na Praça Alencastro
Cidades
Agora é definitivo. As edições da Feira da Agricultura Familiar Produtiva e Solidária, promovidas pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria-adjunta de Agricultura, vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Trabalho, serão realizadas todas as terças-feiras na Praça Alencastro. A decisão atende a pedidos da maioria dos expositores, com o objetivo de ampliar o número de clientes e fidelizar os já conquistados. No local foram realizadas 14 edições, sendo nove em 2025 e cinco este ano, contando com a desta terça-feira (3), que compõem o espaço das 7h às 17h. Novos expositores integram a programação, aumentando a variedade de produtos e agregando valor ao evento, juntamente com feirantes que fazem a história da feira, sem perder nenhuma das edições. E aguardem, vêm mais novidades para 2026.
Claudia Maria Alves dos Santos passou a fazer parte da feira recentemente e já é um sucesso. Sua especialidade são bolos recheados vendidos em “generosas” fatias. Há sabores variados, como bolo pudim, dois amores, brigadeirão e ninho com morango, alguns dos mais comercializados.
“Depois que comecei nas feiras, não parei mais. Participo aqui na Praça Alencastro, Coophema, Parque Cuiabá, Tijucal e Bela Vista. Estou circulando porque quem vive disso está sempre procurando clientes”, declarou a vendedora.
Any Pinheiro mora no CPA 1 e segue ritmo semelhante há quatro anos, quando iniciou a atividade para aumentar a renda e pagar as despesas do casamento. Ela produz mais de 50 sabores de pipoca gourmet e apresenta vários deles na Feira da Agricultura Familiar Produtiva e Solidária. A sensação entre elas é a opção da pipoca no copo, em que o cliente escolhe os sabores e a cobertura. Para “pipocar” a curiosidade, há sabores de maracujá, Nutella, maçã do amor, alpino, gelato de limão, crocante com cebola (agridoce) e muitos outros, inclusive para quem segue à risca dietas sem açúcar.
O negócio de Any deu certo e hoje ela vive em feiras. “Deixei o serviço CLT (contratada da Secretaria de Estado de Fazenda – Sefaz) para viver disso (mostrando as embalagens com as pipocas expostas). É feira a semana toda”, destacou.
Contente com o resultado das edições também estão outros feirantes, como Maria Antônia Costa e Silva, do assentamento Marcolana, no Distrito do Aguaçu. Ela é uma das que não perdeu nenhuma das edições realizadas.
Apesar de vender vários produtos que colhe na roça, como frutas e legumes variados, é conhecida como Maria das Pimentas.
Vitor e Marcela também participam desde a primeira edição, com doces de várias espécies, em potes, conservas, frutas cristalizadas, rapaduras e muitas outras delícias.
Para quem ainda não conhece, vale a pena conferir a próxima edição, no dia 10 de fevereiro. Na lista de opções, há ainda produtos à base de couro, costurados à mão, como bolsas, cintos e capas para objetos diversos, lindos como opção de presentes.
Além de biscoitos, pães, bolos, tortas e adereços como brincos e colares feitos com material reciclável, que se transformam em encantos nas mãos da artesã Helena Bastos Monge.
VITRINE
As Feiras da Agricultura Familiar Produtiva e Solidária são uma importante vitrine para os produtores locais e para o fortalecimento dos trabalhadores do campo, artesãs e profissionais da área da gastronomia em Cuiabá, resultando no fortalecimento da renda de quem vive no campo. Em 2025, foram 17 edições realizadas nas três principais praças centrais da Capital e, juntas, movimentaram mais de R$ 850 mil entre os expositores participantes, fruto de dedicação e trabalho árduo.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
Sinop
Festeja Sinop: Abertura dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos e show gratuito com Padre Fábio de Melo serão neste domingo (30)
A abertura dos Jogos marca o início das competições esportivas que integram a programação do Festeja. A edição deste ano terá novidades, com novas modalidades e disputas na Praia do Cortado, além das competições previstas nas demais estruturas esportivas do município.
O prefeito Roberto Dorner destacou a importância da programação esportiva e cultural para as comemorações do aniversário de Sinop e convidou a população para participar da abertura. “Preparamos uma programação especial para celebrar os 52 anos de Sinop. Neste domingo, teremos a abertura dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos e, depois, um grande show com o Padre Fábio de Melo. É uma programação gratuita, preparada para as famílias e para toda a população. Quero convidar todos para participar e celebrar conosco esse momento tão importante para a nossa cidade”, afirmou.
O vice-prefeito Paulinho Abreu ressaltou que a abertura reúne esporte, cultura e entretenimento em uma mesma noite e representa o início de uma programação especial para o aniversário do município. “Sinop tem uma tradição de preparar grandes eventos para comemorar o aniversário da cidade. Neste ano, teremos a abertura dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos e, logo depois, teremos o show do Padre Fábio de Melo. É uma programação para toda a família, com entrada gratuita, e queremos que a população participe, aproveite e celebre os 52 anos de Sinop conosco”, disse.
Durante a programação, a população terá acesso a tendas de atendimento no Gigante do Norte. Haverá estruturas da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros e da Secretaria Municipal de Saúde. A programação também contará com a Tenda Lilás, espaço da Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres destinado ao acolhimento, orientação e auxílio às mulheres durante grandes eventos.
Para garantir a segurança do público, haverá revista pessoal nas portarias de acesso ao estádio. Não será permitida a entrada de garrafas de vidro, objetos perfurocortantes e bebidas. Água, cerveja e refrigerante serão vendidos no interior do estádio, assim como alimentos comercializados pelas entidades do município que participam da Festa das Entidades.
O Festeja Sinop 2026 será realizado de 30 de agosto a 14 de setembro pela Prefeitura de Sinop, com apoio da Câmara Municipal de Sinop e patrocínio do Grupo Sinop, Shopping Sinop, Sicoob Norte e Keeta, em celebração aos 52 anos de fundação do município. Toda a programação oficial pode ser acompanhada nas redes sociais da Prefeitura de Sinop e no site institucional.
Confira a programação completa do Festeja Sinop 2026:
30 de agosto (domingo)
8h – Romaria Náutica – Rio Teles Pires (Barra do Rio Verde até a Praia do Cortado).
9h – Santa Missa – Praia do Cortado.
17h30 – Abertura dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos – Estádio Municipal Massami Uriú (Gigante do Norte).
20h – Show Católico com Padre Fábio de Melo – Estádio Municipal Massami Uriú (Gigante do Norte).
4 de setembro (sexta-feira)
20h – Shows regionais e show nacional com Edson & Hudson – Estádio Municipal Massami Uriú (Gigante do Norte).
5 de setembro (sábado)
7h – Torneio de Pesca – Categoria Caiaques – Praia do Cortado.
8h – Banho Assistido – Praia do Cortado.
9h – Festival de Praia – artistas regionais – Praia do Cortado.
6 de setembro (domingo)
7h – Torneio de Pesca – Categoria Barcos – Praia do Cortado.
9h – Festival de Praia – shows regionais – Praia do Cortado.
7 de setembro (segunda-feira – feriado nacional)
7h15 – Ciclo Festeja – Estrada Nanci até a Praia do Cortado.
9h – Festival de Praia – shows regionais – Praia do Cortado.
17h30 – Desfile Cívico e Festivo – Avenida Dom Henrique Froehlich.
19h – Marcha para Jesus – Praça da Bíblia até o Estádio Municipal Massami Uriú (Gigante do Norte).
20h30 – Show Gospel com Maria Marçal – Estádio Municipal Massami Uriú (Gigante do Norte).
12 de setembro (sábado)
8h – Festival de Praia – Praia do Cortado.
13h – Show nacional com Júnior Marra – Praia do Cortado.
15h – Show nacional com Nilson Neto – Praia do Cortado.
13 de setembro (domingo)
8h – Festival de Praia – Praia do Cortado.
14h – Show nacional com Xanddy Harmonia – Praia do Cortado.
21h – Baile da Cidade com a Banda Acqua – DMD Centro de Eventos.
14 de setembro (segunda-feira – feriado municipal)
18h – Gravação de DVD de Wesley & Conrado com Jefferson Moraes, Pedro Paulo & Alex, Zezé Di Camargo, Hugo & Guilherme, Ícaro & Gilmar, Traia Véia e outros artistas nacionais – Estádio Municipal Massami Uriú (Gigante do Norte).
-
Primavera do Leste7 dias atrásExpo Primavera 2026 começa em grande estilo e reúne milhares de pessoas
-
Sinop3 dias atrásSetor de Habitação da Prefeitura de Sinop passa a atender no Centro de Atendimento ao Contribuinte (CAC)
-
Diamantino7 dias atrásPrefeitura convida empresários para o lançamento oficial do Programa “Prospera + Diamantino”
-
Sinop4 dias atrásFesteja Sinop: 6ª edição do Torneio de Pesca Esportiva com Iscas Artificiais terá mais de R$ 100 mil em premiações
-
Sinop4 dias atrásFesteja Sinop deve movimentar diversos setores da economia do município nos próximos dias
-
Primavera do Leste2 dias atrásPrimavera do Leste promove palestra sobre licitações e compras públicas
-
Sinop3 dias atrásPrefeitura anuncia ônibus gratuitos para a Praia do Cortado durante o Festeja Sinop
-
Sinop5 dias atrásFesteja Sinop: Credenciamento para 3ª Romaria nas Águas do Rio Teles Pires termina nesta terça-feira (25)


