CUIABÁ

Cidades

Fé, caravanas e participação regional movimentam a economia durante o Carnaval

Publicados

Cidades

Enquanto blocos tomaram a Avenida Mato Grosso, milhares de jovens e famílias lotaram o Congresso da Umadecre e o Vinde e Vede, na Arena Pantanal. A presença de caravanas, famílias e participantes de diferentes regiões reforçou o clima de acolhimento e fé durante a programação, neste sábado (14).

A estudante Maria Divina, de 19 anos, participou da programação religiosa e destacou o impacto direto do transporte gratuito. “Esse ano foi muito melhor. Em 2025 eu gastei muito com transporte por aplicativo para ir ao congresso. Agora, com o ônibus gratuito, é uma economia grande. Tem gente que deixaria de vir se tivesse que pagar”.

Maria José, moradora do Parque Cuiabá, contou que no ano passado precisou arcar com altos custos de aplicativo. “Este ano foi uma bênção. Eu não teria condições de pagar novamente”.

Segundo o pesquisador do Carnaval brasileiro e professor do Instituto Federal de Mato Grosso, Washington Souza, o apoio público fortalece cultura, turismo e inclusão social. “O Carnaval é patrimônio cultural brasileiro, reconhecido por lei federal. Quando o poder público garante mobilidade e segurança, está valorizando cultura, turismo e inclusão social”.

Leia Também:  Escolinha de futebol no bairro Dom Aquino recebe apoio de Ilde Taques

Incentivo à Economia

Até o fim do evento, a estimativa é que Vinde e Vede e Umadegre atraiam cerca de 400 mil pessoas à capital, incluindo caravanas de diversas regiões do Estado, o que está impulsionando significativamente a economia local e o turismo.

Na Arena Pantanal, o Vinde e Vede 2026 reuniu cerca de 20 mil fiéis apenas no primeiro dia de programação, consolidando-se como um dos maiores encontros católicos do Centro-Oeste, promovido pela Arquidiocese de Cuiabá. Caravanas de paróquias da capital e do interior participaram da abertura, marcada pela Santa Missa, momentos de oração, acolhida de voluntários e funcionamento de tendas com alimentação e artigos religiosos, que também movimentam a economia local.

A programação continua neste domingo (16), a partir das 14h, com a presença de grandes nomes da Arquidiocese de Cuiabá e também da Igreja no Brasil. A Renovação Carismática Católica assume a condução das apresentações e palestras, prometendo ainda mais momentos de espiritualidade, formação e entusiasmo missionário para todos os participantes.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Primavera do Leste

Green Farm 2026 encerra com saldo positivo e novas oportunidades para Primavera do Leste

Publicados

em

A Green Farm 2026 foi encerrada neste sábado (30), consolidando-se como um dos principais eventos do agronegócio de Mato Grosso. Realizada em Cuiabá, a feira reuniu empresários, investidores, representantes de instituições e delegações internacionais, fortalecendo o ambiente de negócios e inovação no setor.


Representando Primavera do Leste, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Fábio Parente, participou dos quatro dias de programação, realizando reuniões, articulações e contatos estratégicos voltados à atração de investimentos para o município.


A feira contou com a participação de representantes de 15 países, demonstrando a força do agronegócio mato-grossense e ampliando as oportunidades de negócios entre o Brasil e o mercado internacional.


Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico Fábio Parente, a participação de Primavera do Leste foi extremamente produtiva e já começou a gerar resultados concretos para o município.


“Essa semana aqui foi uma semana muito produtiva. Estivemos conectados com mais de 15 países envolvidos nessa feira. Primavera do Leste teve o privilégio de apresentar seu potencial, conversar, alinhar estratégias e já iniciar tratativas para receber algumas dessas comitivas em breve no município. Também participei de reuniões com representantes internacionais, incluindo o embaixador da Indonésia no Brasil, Andhika Chrisnayudhanto. Foi uma conversa muito proveitosa, onde pude apresentar Primavera do Leste, mostrar o vídeo institucional da cidade e falar sobre nossas potencialidades. Além disso, surgiram duas oportunidades importantes com empresas interessadas em conhecer o município para futuras instalações. Já temos inclusive uma agenda marcada em Belo Horizonte para dar continuidade a essas tratativas”, destacou.

Leia Também:  Prefeito e Defesa Civil de Cuiabá vistoriam áreas críticas atingidas por temporal


O secretário ressaltou ainda que eventos como a Green Farm são fundamentais para fortalecer a imagem de Primavera do Leste no cenário nacional e internacional.


Durante a feira, também foram realizadas rodadas de negócios, palestras técnicas, exposições de tecnologias voltadas ao campo, fóruns de inovação e encontros estratégicos com investidores e representantes de diversos segmentos ligados ao agronegócio.


A Green Farm chega ao fim de sua primeira edição demonstrando o potencial de Mato Grosso como protagonista do agronegócio mundial e abrindo novas portas para municípios como Primavera do Leste, que seguem se destacando pela força econômica, localização estratégica e capacidade de atrair novos investimentos.


A Prefeitura de Primavera do Leste, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, segue trabalhando para fortalecer a economia local, gerar oportunidades, atrair empresas e impulsionar o crescimento sustentável do município.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA