CUIABÁ

Cidades

Escola Tereza Benguela qualifica 17 cuidadoras de alunos com deficiência

Publicados

Cidades

A Semana Pedagógica em Cuiabá inicia um novo ciclo a partir de quinta-feira (29) com palestras e orientações aos técnicos e professores dentro das escolas e creches. Pela manhã, 17 Cuidadoras de Alunos com Deficiência (CADs), recém convocadas pela Secretaria Municipal de Educação (SME), participaram de uma breve palestra na Escola Tereza Benguela, localizada no bairro Jardim Comodoro.

O diretor da unidade, professor Márcio Santos, explica que a ideia foi explicar às profissionais o pleno funcionamento da escola, apresentar os espaços, e, ainda, orientar como as cuidadoras deverão agir em determinadas circunstâncias. “Desde o primeiro dia de aula, queremos desenvolver um ambiente seguro, acolhedor, no qual todas as crianças saibam ter respeito e possam adquirir conhecimento a cada dia”.

A coordenadora da Escola Tereza Benguela, professora Mayara Almeida, ressalta a importância da Semana Pedagógica para oportunizar debates produtivos ao ambiente escolar. “Nós contamos com o trabalho de qualidade das cuidadoras, todos os técnicos e professoras para um ano letivo de qualidade. A Semana Pedagógica é o marco inicial deste processo”, afirma.

Leia Também:  CCJR analisa 39 processos durante 2ª reunião ordinária na Câmara de Cuiabá

A cuidadora Rubiamara de Amorim Neves revela satisfação com o conteúdo ministrado pela direção da Escola Tereza Benguela. “Saio daqui confiante e com a certeza de produzir um bom trabalho ao longo de 2026”.

Dados

A Escola Tereza Benguela tem 550 crianças matriculadas para 2026. Destas, 29 são neuro-divergentes. Este total abrange os períodos matutino e vespertino. Cabe ressaltar que em 13 de janeiro, houve o primeiro chamamento de 1.190 cuidadores, sendo 799 para jornada de 30 horas e 391 para jornada de 40 horas semanais, contemplando todas as regionais do município. Já no dia 23 de janeiro na 2ª convocação, foram chamados 1.274 aprovados função de Cuidadores de Aluno com Deficiência – 30h. No total, são 2.210 alunos neurodivergentes em Cuiabá, conforme quadro de demanda apresentado à Secretaria Municipal de Educação (SME) em dezembro de 2025.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Primavera do Leste

Green Farm 2026 encerra com saldo positivo e novas oportunidades para Primavera do Leste

Publicados

em

A Green Farm 2026 foi encerrada neste sábado (30), consolidando-se como um dos principais eventos do agronegócio de Mato Grosso. Realizada em Cuiabá, a feira reuniu empresários, investidores, representantes de instituições e delegações internacionais, fortalecendo o ambiente de negócios e inovação no setor.


Representando Primavera do Leste, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Fábio Parente, participou dos quatro dias de programação, realizando reuniões, articulações e contatos estratégicos voltados à atração de investimentos para o município.


A feira contou com a participação de representantes de 15 países, demonstrando a força do agronegócio mato-grossense e ampliando as oportunidades de negócios entre o Brasil e o mercado internacional.


Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico Fábio Parente, a participação de Primavera do Leste foi extremamente produtiva e já começou a gerar resultados concretos para o município.


“Essa semana aqui foi uma semana muito produtiva. Estivemos conectados com mais de 15 países envolvidos nessa feira. Primavera do Leste teve o privilégio de apresentar seu potencial, conversar, alinhar estratégias e já iniciar tratativas para receber algumas dessas comitivas em breve no município. Também participei de reuniões com representantes internacionais, incluindo o embaixador da Indonésia no Brasil, Andhika Chrisnayudhanto. Foi uma conversa muito proveitosa, onde pude apresentar Primavera do Leste, mostrar o vídeo institucional da cidade e falar sobre nossas potencialidades. Além disso, surgiram duas oportunidades importantes com empresas interessadas em conhecer o município para futuras instalações. Já temos inclusive uma agenda marcada em Belo Horizonte para dar continuidade a essas tratativas”, destacou.

Leia Também:  Ecoponto do Vila Romana será desativado


O secretário ressaltou ainda que eventos como a Green Farm são fundamentais para fortalecer a imagem de Primavera do Leste no cenário nacional e internacional.


Durante a feira, também foram realizadas rodadas de negócios, palestras técnicas, exposições de tecnologias voltadas ao campo, fóruns de inovação e encontros estratégicos com investidores e representantes de diversos segmentos ligados ao agronegócio.


A Green Farm chega ao fim de sua primeira edição demonstrando o potencial de Mato Grosso como protagonista do agronegócio mundial e abrindo novas portas para municípios como Primavera do Leste, que seguem se destacando pela força econômica, localização estratégica e capacidade de atrair novos investimentos.


A Prefeitura de Primavera do Leste, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, segue trabalhando para fortalecer a economia local, gerar oportunidades, atrair empresas e impulsionar o crescimento sustentável do município.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA