CUIABÁ

Diamantino

Secretaria de Educação reúne EMEI e CMEI para mostra pedagógica do Programa A União Faz a Vida

Publicados

Diamantino

A Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou a mostra pedagógica do Programa “A União Faz a Vida” com os alunos das Escolas EMEI Carinha de Anjo e Vovó Celina e do CMEI Carmem Vieira Dias. A exposição dos projetos aconteceu no Centro de Eventos Juarez de Abreu, na quarta-feira (02.08) e aconteceu em parceria com a Cooperativa Sicredi Ouro Verde.

Todos os trabalhos apresentados foram desenvolvidos ao decorrer do primeiro semestre. Os estudantes foram estimulados por meio de atividades pedagógicas que utilizam de ferramentas com músicas, dança, histórias, memorização e demais atividades.

Na CMEI Carmem Vieira Dias os alunos da creche I, II e III aprenderam diversos assuntos ao decorrer das atividades do programa. Cada turma trabalhou temas lúdicos que envolviam as cantigas de rodas que carregam as tradições populares, como ‘dona aranha’ e ‘o sapo não lava o pé’.

Além disso, tiveram contato com o processo de desenvolvimento das plantas. A semente, o plantio, molhar e entender a importância da planta para o meio ambiente.

As crianças ainda aprenderam e apresentaram aos presentes sobre a água, os animais aquáticos, fundo do mar, a questão da higiene, como também o reaproveitamento de materiais recicláveis. Já no pré I os alunos aprenderam sobre alimentação saudável.

A EMEI Carinha de Anjo, os alunos também da creche I, II e III aprenderam e exploraram os aromas como é o caso da cidreira, alecrim, menta e outros. A estimulação visual também foi trabalhada com as crianças de um ano e dois meses. Outro tema foi o contato com as histórias como ‘A Menina Bonita do Laço de Fita’.

Leia Também:  Prefeito de Diamantino participa do Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas 2025 em Brasília

Já os alunos do pré II da EMEI Vovó Celina desenvolveram o projeto “A Arte de se Alimentar”, no qual, aprenderam sobre os benefícios de uma alimentação saudável, assim como a diferença do doce para o salgado.

A aluna do pré II da EMEI Vovó Celina, Maya Antonella, de 6 anos, contou sobre o que aprendeu por meio do programa. “Eu entendi que devemos comer frutas e alimentos saudáveis, porque faz bem para o corpo, pele e também faz o cabelo crescer bastante.”

O Prefeito de Diamantino, Dr. Manoel Loureiro, destacou a importância desse trabalho e o compromisso da gestão em zelar pela qualificação e qualidade do ensino nas escolas e agradeceu a parceria com a Cooperativa Sicredi.

“Esse programa explora o potencial artístico das nossas crianças, conseguimos ver apresentações magníficas dos nossos alunos hoje aqui. É um programa que propicia o envolvimento familiar, e eu como gestor estarei sempre zelando pela qualificação e qualidade do nosso ensino, além da valorização profissional. Agradeço a Cooperativa Sicredi pela parceria.”

A gerente da agência Sicredi Ouro Verde, Bruna Ariati, comentou sobre a parceria da cooperativa com o município. “Foram apresentados lindos projetos e graças a parceria da Sicredi com a Prefeitura de Diamantino é possível acontecer a União Faz a Vida nas escolas do município, um programa que visa construir e incentivar atitudes e valores de cooperação e cidadania. Parabenizo todos os educadores que desenvolvem a metodologia do programa em sala de aula.”

Leia Também:  1° de Setembro dia do Profissional da Educação Física

Ana Paula de Morais, mãe da aluna Mariana de apenas três anos, da EMEI Carinha de Anjo, compartilhou como foi a participação da filha no programa.

“Eu consegui notar que minha filha está se desenvolvendo bastante, a questão cultural também, ela tem aprendido muitas coisas. Nós enquanto pais que acompanhamos o desenvolvimento dos nossos filhos é muito gratificante ver esse programa sendo trabalhado nas escolas.”

A secretária municipal de Educação, Rose Carris, enfatizou a importância da apresentação dos trabalhos frutos da parceria da secretaria com a cooperativa Sicredi e falou ainda do envolvimento da comunidade escolar com a família.

“Esse programa é uma parceria que vai além da escola, é uma parceria também com as famílias. Com essa mostra os pais e responsáveis puderam ver tudo o que foi desenvolvido com o programa e prestigiaram lindas apresentações. Agradeço a todos pelo envolvimento, nossos profissionais da educação, alunos e família.”

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Diamantino

Prefeitura e IFMT fortalecem parceria para trazer Agronomia a Diamantino

Publicados

em

Por

O prefeito de Diamantino, Chico Mendes, se reuniu com o reitor do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), Júlio Santos, nesta segunda-feira (05.05) para discutir a implantação do curso superior de Agronomia no campus da cidade. A reunião marcou mais um avanço concreto na ampliação da oferta de ensino superior no município, com foco em áreas estratégicas para o desenvolvimento regional.

De acordo com o reitor Júlio Santos, o estudo que define o funcionamento do curso já está em andamento. O próximo passo será buscar, em Brasília, junto ao Ministério da Educação, os recursos necessários para viabilizar a construção da estrutura física dos laboratórios que abrigarão a nova graduação.

Segundo o cronograma que está sendo elaborado, o curso de Agronomia está previsto para começar em Diamantino a partir de fevereiro de 2026.

A Prefeitura também articula parcerias com áreas produtivas do município, que poderão ser utilizadas como espaços de aprendizado prático. Nessas áreas, os estudantes poderão realizar estudos de solo, atividades de campo e experiências que complementam a formação em sala de aula.

Leia Também:  Revitalização do Centro Histórico e projetos que deram um salto na cultura e turismo em Diamantino

“Queremos que os estudantes tenham acesso à teoria e à prática, com ensino de qualidade, aqui mesmo em Diamantino. Esse curso vai ajudar a formar profissionais preparados para fortalecer ainda mais a agricultura da nossa região”, destacou o prefeito Chico Mendes.

Também estiveram presentes na reunião o secretário municipal de Agricultura, Milton Criveletto; o Diretor-geral, Givaldo Neto; o presidente da Câmara Municipal, Ranielli Lima; o líder do governo na Câmara, vereador Alex Rupolo; e os vereadores Augusto Casseta, Gonçalina Souza e Eraldes Catarino.

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA