CUIABÁ

Diamantino

Pôr do Sol Cultural promove a oportunidade de renda e integração de feirantes e comerciantes locais

Publicados

Diamantino

O evento Pôr do Sol Cultural, realizado no começo do mês de março pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, proporcionou um espaço de lazer e integração para toda a comunidade. Além das atrações musicais, esportivas e das ações sociais, ambientais e de saúde, a programação contou com uma praça de alimentação composta por feirantes locais, que ofereceram uma variedade gastronômica.

A iniciativa não apenas fomentou a economia local, mas também impulsionou a circulação financeira, oferecendo aos pequenos produtores e feirantes uma oportunidade de divulgar seu trabalho e garantir uma fonte extra de renda.

Larissa Bortoletto, relatora fiscal da Família TEA e participante do evento, destacou a importância dessas iniciativas para a arrecadação da associação.

“Recebemos o convite e estamos aqui. Somos um grupo de mães e a realização de eventos como este é muito importante para nós, pois ajudamos a arrecadar fundos para continuar as terapias dos nossos filhos”, afirmou.

O empresário no ramo de cervejaria, Vitor Renan também ressaltou os benefícios da iniciativa para os comerciantes locais.

“Eu trabalho em Diamantino com a produção e venda de chopp, e este evento é essencial para a cidade, pois contribui para movimentar a economia, incentivar as pessoas a saírem de casa, realizarem compras e aproveitarem um momento de lazer.”

Feirante há mais de 10 anos, Evandro comentou que eventos como esse são fundamentais para o fortalecimento do comércio local.

Leia Também:  Prefeitura de Diamantino e DNIT firmam parceria para recuperar trecho de acesso ao município

“A iniciativa é muito positiva, pois gera renda para nós, cria empregos para algumas pessoas que dependem disso e proporciona uma boa rentabilidade para todos.”

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Diamantino

Em defesa da população, prefeito Chico Mendes cobra respostas da Águas de Diamantino durante audiência pública

Publicados

em

Em audiência pública realizada nesta quarta-feira (14.10), no Mini Centro Olímpico Darcy Capistrano, em Diamantino, foram discutidos os problemas no abastecimento de água e a prestação dos serviços de esgotamento sanitário no município. O encontro reuniu representantes do poder público, da concessionária Águas de Diamantino, da Agência Intermunicipal de Regulação e Fiscalização (AGIRF) e moradores para apresentar demandas, cobrar esclarecimentos e discutir medidas para melhorar os serviços.

Durante a audiência, o prefeito Chico Mendes apresentou o posicionamento da administração municipal em defesa da população diante das reclamações sobre a falta de água e cobrou respostas da concessionária sobre as interrupções no fornecimento. Entre os principais pontos discutidos estiveram as causas dos problemas, os investimentos realizados e as medidas necessárias para garantir a regularidade do abastecimento.

“A falta de água em Diamantino é inadmissível. A população tem razão de cobrar e nós também estamos cobrando. Durante nossa gestão, buscamos compreender as obrigações previstas no contrato, cobramos a concessionária e acionamos a AGIRF para acompanhar a situação. Agora, queremos respostas concretas, com medidas que realmente resolvam os problemas.”

Leia Também:  Saúde Feminina: O Projeto que está transformando a realidade das mulheres em Diamantino

O contrato de concessão nº 217/2014, firmado entre o Município e a Águas de Diamantino, estabelece as responsabilidades da empresa pela operação, manutenção e execução dos investimentos nos sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário. A Prefeitura, como poder concedente, tem a atribuição de acompanhar a execução contratual, enquanto a Agência Intermunicipal de Regulação e Fiscalização (AGIRF) é responsável pela regulação e fiscalização dos serviços.

Os indicadores de desempenho da concessionária também integraram a pauta. Um diagnóstico técnico de setembro de 2026 apontou um índice de perdas de água de 68%, dado que serviu de referência para a discussão sobre o cumprimento das metas previstas no contrato. 

Outro assunto abordado foi a proposta de atualização do contrato de concessão, firmado em 2014. A administração municipal trabalha na revisão de metas e indicadores de desempenho, além da previsão de planos e protocolos para situações emergenciais e da adequação das metas de cobertura do esgotamento sanitário às exigências do Marco Legal do Saneamento Básico.

 

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA