Diamantino
Mais de 1.700 cães e gatos são imunizados durante segundo dia da Campanha de Vacinação Antirrábica em Diamantino
Diamantino
A Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou no sábado (26.08), a 2° edição do dia “D” de Vacinação Antirrábica Animal em cinco postos de imunização nos bairros do Novo Diamantino. Com mais de 1.700 cães e gatos imunizados nesta última edição, a Campanha de Vacinação vem sendo realizada desde julho até setembro nas áreas rurais e contou com duas edições na área urbana.
De acordo com a Vigilância Ambiental, com o propósito de impedir a manifestação de infecções por raiva canina e felina na cidade, nas edições do dia “D” da Vacinação Antirrábica foram imunizados ao todo 3.016 animais.
Lucas Rosa, coordenador da Vigilância Ambiental, comentou sobre o andamento da imunização dos animais nas áreas rurais e urbanas, além do comprometimento das equipes frente aos desafios.
“Diamantino tem uma extensão territorial enorme, sendo que a maior parte dos animais estão situados nas áreas rurais. Nosso trabalho abrange as duas áreas e devido ao deslocamento trabalhamos com um cronograma especial desde julho. Não medimos esforços para atender a população e cuidar dos nossos animais.”
Fundadora e diretora da ONG AuqMia, Lenne Lemos, compartilhou o sentimento de emoção ao receber as 50 doses disponibilizadas pela Prefeitura aos animais que são cuidados e resgatados pela ong.
“Agradeço a Prefeitura de Diamantino por disponibilizar as doses da vacina para nossos pets da ong, visto que a raiva além fazer mal aos nossos animais, também mal faz para a gente. A vacinação é um ponto muito importante para o cuidado com os animais e ver que a Prefeitura também se preocupa com essa área é de grande valia.”
O pequeno morador do Bairro Jardim Alvorada, Guilherme Costa, de 11 anos, avaliou a ação desenvolvida pela prefeitura.
“Hoje trouxe meus dois cachorros: o Ferinha e o Arroz, além dos meus dois gatos: a Boneca e o Gato. Essa ação é bem legal, pois com a vacinação eles não pegam doenças e ficam saudáveis para brincar e se divertir.”
Já a moradora do Bairro Altos da Serra, Maria de Fátima, de 36 anos, avaliou a ação e comentou a relevância da comunidade aderir às campanhas realizadas pelo poder público que promovam o cuidado com a saúde pública.
“Eu sempre digo que tenho 03 filhas de patas, a Nina, Chocolate e a Rebaixada. Então quando soube da campanha da Prefeitura não pensei duas vezes, trouxe elas para se vacinarem. É muito importante cuidar dos nossos animais, por meio da vacinação a gente também contribui para a saúde pública. A imunização é uma forma de proteger a eles e a nós também.”
O coordenador da Vigilância Ambiental ainda reforçou a comunidade que a vacinação é destinada a cães e gatos a partir de 3 meses de idade e frisou que as fêmeas não devem ser prenhas. “Todo cuidado é pouco com os nossos animais. Cuide de quem sempre está ao seu lado.”
Fonte: Prefeitura de Diamantino MT
Diamantino
Em defesa da população, prefeito Chico Mendes cobra respostas da Águas de Diamantino durante audiência pública
Em audiência pública realizada nesta quarta-feira (14.10), no Mini Centro Olímpico Darcy Capistrano, em Diamantino, foram discutidos os problemas no abastecimento de água e a prestação dos serviços de esgotamento sanitário no município. O encontro reuniu representantes do poder público, da concessionária Águas de Diamantino, da Agência Intermunicipal de Regulação e Fiscalização (AGIRF) e moradores para apresentar demandas, cobrar esclarecimentos e discutir medidas para melhorar os serviços.
Durante a audiência, o prefeito Chico Mendes apresentou o posicionamento da administração municipal em defesa da população diante das reclamações sobre a falta de água e cobrou respostas da concessionária sobre as interrupções no fornecimento. Entre os principais pontos discutidos estiveram as causas dos problemas, os investimentos realizados e as medidas necessárias para garantir a regularidade do abastecimento.
“A falta de água em Diamantino é inadmissível. A população tem razão de cobrar e nós também estamos cobrando. Durante nossa gestão, buscamos compreender as obrigações previstas no contrato, cobramos a concessionária e acionamos a AGIRF para acompanhar a situação. Agora, queremos respostas concretas, com medidas que realmente resolvam os problemas.”
O contrato de concessão nº 217/2014, firmado entre o Município e a Águas de Diamantino, estabelece as responsabilidades da empresa pela operação, manutenção e execução dos investimentos nos sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário. A Prefeitura, como poder concedente, tem a atribuição de acompanhar a execução contratual, enquanto a Agência Intermunicipal de Regulação e Fiscalização (AGIRF) é responsável pela regulação e fiscalização dos serviços.
Os indicadores de desempenho da concessionária também integraram a pauta. Um diagnóstico técnico de setembro de 2026 apontou um índice de perdas de água de 68%, dado que serviu de referência para a discussão sobre o cumprimento das metas previstas no contrato.
Outro assunto abordado foi a proposta de atualização do contrato de concessão, firmado em 2014. A administração municipal trabalha na revisão de metas e indicadores de desempenho, além da previsão de planos e protocolos para situações emergenciais e da adequação das metas de cobertura do esgotamento sanitário às exigências do Marco Legal do Saneamento Básico.
-
POLÍCIA5 dias atrásPolícia Militar apreendeu mais de 10,1 toneladas de entorpecentes em 2026
-
JURÍDICO4 dias atrásDerrubar canal com eleitores limita mobilização, dizem especialistas
-
ESPORTES7 dias atrásLula defende proibição de bets e cobra clubes de futebol por alternativas de financiamento
-
JURÍDICO4 dias atrásTSE manda Meta esclarecer restrições a postagens da campanha de Lula
-
POLITÍCA NACIONAL6 dias atrásMinistros ordenam que Lula e Janja removam vídeos contra Flávio
-
POLÍTICA MT6 dias atrás“Não podemos retroceder”, diz Coronel Fernanda ao rebater Cattani sobre feminicídio; VEJA VÍDEO
-
POLÍCIA5 dias atrásCavalaria da PM apreende adolescente com diversas porções de maconha após perseguição policial
-
ESPORTES2 dias atrásEstudante da Rede Estadual representa Mato Grosso nas Paralimpíadas Escolares em São Paulo


