Cidades
Cuiabá mantém vacinação contra a dengue para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos
Cidades
A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), segue intensificando a vacinação contra a dengue em toda a capital. O imunizante está disponível nas 68 Unidades de Saúde da Família (USFs) espalhadas pelo município, garantindo acesso fácil e descentralizado à população.
A vacinação é destinada a crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, público-alvo definido pelo Ministério da Saúde para a aplicação da vacina Qdenga. O esquema vacinal é composto por duas doses, e é fundamental que pais e responsáveis fiquem atentos ao prazo para completar a imunização.
Cuiabá dobrou a cobertura na atual gestão. Dados do Ministério da Saúde apontam que, enquanto 9.989 crianças e adolescentes receberam a primeira dose da vacina no ano passado, o número saltou para 17.209 doses aplicadas em 2025 — mais do que o dobro do volume registrado anteriormente. A população-alvo, formada por crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, é estimada em 44.306 pessoas, segundo o IBGE.
Para receber a vacina, é necessário apresentar documento pessoal da criança ou adolescente, cartão do SUS e a caderneta de vacinação.
A secretária municipal de Saúde, Danielle Carmona, reforça a importância da adesão da população à campanha.
“A vacina Qdenga é uma ferramenta fundamental na prevenção contra a dengue. Nós conseguimos avançar muito na cobertura vacinal, mas ainda precisamos que os pais e responsáveis levem seus filhos às unidades de saúde para garantir a proteção completa, principalmente com a aplicação da segunda dose dentro do prazo recomendado”, destacou.
A SMS mantém polos fixos de vacinação, com atendimento regular ao longo da semana, com horário de atendimento: das 7h às 11h e das 13h às 17h
Locais de vacinação em Cuiabá
– Clínica da Família CPA I
– USF Tijucal
– USF Jardim Florianópolis/União
– USF Bela Vista/Carumbé
– UBS Nova Esperança
-UBS 1º de Março
– UBS Novo Horizonte
– UBS Parque Ohara
– UBS Grande Terceiro
– UBS Cidade Alta/Cidade Verde
– UBS Residencial Coxipó III
– UBS CPA III
– UBS Quilombo
– UBS Santa Terezinha
– UBS Pedra 90 I e II
– UBS Campo Velho
– UBS Jardim Leblon
– UBS Pico do Amor
– UBS Iza Terezinha Picolli
– UBS Paiaguás
– UBS Novo Colorado II
– USF Pico do Amor
– USF Residencial Paiaguás
– USF Jardim Imperial
– USF Despraiado
A ampliação da cobertura vacinal faz parte do conjunto de ações da Prefeitura de Cuiabá para manter os índices da doença sob controle. Em 2025, o município mais que dobrou o número de doses aplicadas em relação ao ano anterior. Já em 2026, os dados epidemiológicos apontam uma redução expressiva nos casos de dengue, reflexo direto das ações integradas de vacinação e combate ao mosquito.
Mesmo com o cenário de controle, a Secretaria Municipal de Saúde reforça que a população não deve relaxar nas medidas de prevenção. Além da vacinação, é essencial eliminar focos de água parada e, ao apresentar sintomas como febre, dor no corpo e dor atrás dos olhos, procurar imediatamente uma unidade de saúde.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
Diamantino
Prefeitura de Diamantino e Ministério Público cobram providências da concessionária de água
O prefeito de Diamantino, Chico Mendes, juntamente com representantes da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras e da Procuradoria-Geral do Município, participou, na última terça-feira (6 de outubro), de uma reunião com o Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPMT), por meio da 2ª Promotoria de Justiça Cível de Diamantino, representantes da concessionária Águas de Diamantino e da Agência Intermunicipal de Regulação e Fiscalização (AGIRF), para tratar de questões relacionadas à prestação dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário no município.
A reunião ocorreu no âmbito de um inquérito civil em andamento no Ministério Público e abordou questões contratuais, técnicas e administrativas relacionadas à prestação dos serviços, além das providências necessárias para atender às demandas da população.
Durante a reunião, o prefeito Chico Mendes reforçou a necessidade de soluções para os problemas no abastecimento de água e destacou a atuação do município junto aos órgãos responsáveis pela fiscalização e pelo acompanhamento dos serviços.
“A população não pode continuar enfrentando problemas com a falta de água. Já tivemos reuniões com o Ministério Público e a AGIRF, que também está atuando na fiscalização e aplicou multas à concessionária. Nosso objetivo é que a Águas de Diamantino cumpra suas responsabilidades e que a água chegue às casas das famílias com regularidade”, afirmou.
A administração municipal também trabalha na proposta de atualização do contrato de concessão, firmado em 2014, com o objetivo de estabelecer novas exigências relacionadas à qualidade dos serviços, às metas de atendimento e à prestação dos serviços à população.
O procurador-geral do Município, Dr. Éder Pereira Assis, explicou as medidas que estão sendo avaliadas pela administração municipal.
“A revisão do contrato busca estabelecer metas e indicadores de resultados mais claros, além de prever um plano e protocolo para situações emergenciais. Também estamos trabalhando na revisão das metas de cobertura do esgotamento sanitário, em consonância com o Marco Legal do Saneamento Básico, entre outros pontos necessários para atualizar o contrato e melhorar o acompanhamento dos serviços prestados à população.”
De acordo com informações divulgadas pela AGIRF, a agência reguladora aplicou cinco multas à concessionária Águas de Diamantino, que somam R$ 1.790.653,36. As penalidades estão relacionadas a falhas identificadas na prestação dos serviços, incluindo problemas no abastecimento de água e no sistema de esgotamento sanitário.
As autuações decorreram de reclamações recebidas e acompanhadas pela Ouvidoria, além de irregularidades constatadas durante as ações de fiscalização da agência.
-
ARTIGOS6 dias atrásA colcha de retalhos da vida e a urgência do autocuidado: uma reflexão sobre o câncer e a prevenção
-
JURÍDICO5 dias atrásAGU pede a Fux que aguarde PGR e mantenha proibição das bets no país
-
Rondonópolis7 dias atrásTrecho interditado na Lions Internacional para implantação de rotatória
-
JURÍDICO2 dias atrásDerrubar canal com eleitores limita mobilização, dizem especialistas
-
POLÍCIA3 dias atrásPolícia Militar apreendeu mais de 10,1 toneladas de entorpecentes em 2026
-
ESPORTES5 dias atrásLula defende proibição de bets e cobra clubes de futebol por alternativas de financiamento
-
POLÍTICA MT7 dias atrásMax Russi lidera coletiva de imprensa em apoio a Flávio Bolsonaro
-
POLÍTICA MT6 dias atrásMax Russi anuncia que 18 deputados de MT já apoiam candidatura de Flávio Bolsonaro; VEJA VÍDEO


