CUIABÁ

Cidades

Capacitação transforma produção e renda de famílias rurais em Várzea Grande

Publicados

Cidades

Além de técnicas de produção e manipulação, participantes aprendem a agregar valor à matéria-prima: o leite

Famílias da agricultura familiar das comunidades de São José do Espinheiro e Sadia I, em Várzea Grande, estão se capacitando para aumentar a renda e melhorar a qualidade de vida no campo. Nessa semana, produtores participaram do curso de produção artesanal de derivados do leite, realizado em parceria com o Senar.

Durante a capacitação, os participantes aprenderam a transformar o leite em uma variedade de produtos com maior valor agregado, como queijos artesanais, requeijão, iogurte, queijo coalho, doce de leite e até bala de chocolate. Além das técnicas de produção, o curso também abordou precificação, normas de higiene, manipulação correta dos alimentos, armazenamento e definição de prazo de validade — pontos fundamentais para garantir qualidade e acesso ao mercado.

O secretário municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, Ricardo Amorim, explica o impacto direto da qualificação na vida dos produtores. “Quando o produtor aprende a transformar sua matéria-prima, ele deixa de vender apenas o básico e passa a oferecer um produto com valor agregado. Isso significa mais renda, mais autonomia e melhor qualidade de vida para toda a família”, afirmou.

Leia Também:  Centro Médico Infantil de Cuiabá supera meta e ultrapassa 7 mil atendimentos em menos de dois meses

O coordenador de Desenvolvimento Rural, Leandro Luiz da Silva, que acompanha de perto cada capacitação, reforçou o caráter inclusivo da iniciativa. “Todos os cursos são gratuitos e abertos a qualquer membro da família, independentemente de idade ou sexo. Nosso objetivo é levar conhecimento para dentro das comunidades e criar oportunidades reais para todos”, ressaltou.

A agenda de capacitações segue intensa ao longo do mês de abril, com diversos cursos gratuitos ofertados pelo Senar no Município. Entre os primeiros, estão o curso de derivados de milho e soja, no Jardim Maringá; operação de implementos tratorizados – preparo e correção do solo, no Dorcelina Folador; e dois cursos de inclusão digital básica, que serão realizados de 6 a 10 de abril, na comunidade Sadia I, na escola municipal local.

O calendário ainda inclui novas formações em diferentes áreas produtivas, com comunidades a serem definidas:

Olericultura – Cultivo de Quiabo e Cucurbitáceas (abóbora, abobrinha, pepino, melancia, melão, maxixe e chuchu), de 6 a 9 de abril

Produção Artesanal de Derivados do Leite, de 13 a 16 de abril

Leia Também:  Aniversário de Cuiabá terá força-tarefa na saúde com mutirões e ampliação de cirurgias

Produção Artesanal de Embutidos e Defumados de Carne de Frango, de 13 a 16 de abril

Produção Artesanal de Embutidos e Defumados de Carne Suína, de 13 a 16 de abril

Noções Básicas de Primeiros Socorros, nos dias 23 e 24 de abril

Cine Senar, no dia 24 de abril

Vacinação contra Brucelose, nos dias 27 e 28 de abril.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Diamantino

Prefeitura de Diamantino divulga programação de capacitações para o setor turístico

Publicados

em

A Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-MT), está realizando uma programação de cursos e oficinas voltados à qualificação de profissionais e empreendedores do setor turístico. As atividades têm início nesta segunda-feira (26.10) e acontecem durante a última semana de outubro e as primeiras semanas de novembro, em diferentes espaços do município. 

As capacitações são destinadas a profissionais que já atuam no setor e a moradores interessados em desenvolver atividades relacionadas ao turismo. Os cursos oferecem orientações que podem ser aplicadas no atendimento aos visitantes, na organização dos negócios e na comercialização de produtos e serviços.

A iniciativa faz parte do projeto de desenvolvimento do turismo de Diamantino e busca preparar os profissionais para atender às demandas do setor, além de oferecer oportunidades para quem deseja investir ou trabalhar nessa área.

Nos dias 26 e 27 de outubro, acontece a continuidade da Capacitação para Condutores Locais de Turismo, das 18h às 22h, na Casa dos Sabores. A formação terá mais uma etapa no dia 7 de novembro, das 8h às 12h e das 13h às 17h, no mesmo local.

Leia Também:  Di Ferrero abre álbum de viagem em família com Isabeli Fontana: 'Cheia de diversão'

Para os artesãos, estão previstas as capacitações de Precificação para o Artesanato, no dia 27 de outubro, e Redes Sociais para o Artesanato, no dia 28 de outubro, ambas das 18h às 22h, na Casa dos Sabores. No dia 7 de novembro, será realizada a oficina de Artesanato – Produção de Coleções, das 8h às 12h e das 13h às 17h, também na Casa dos Sabores.

No dia 4 de novembro, a programação contará com a Oficina de Boas Práticas na Manipulação de Alimentos, das 13h às 17h, na Casa dos Sabores. A atividade será voltada a orientações sobre os cuidados necessários no preparo e na manipulação de alimentos.

O curso de Aperfeiçoamento para Garçom será realizado de 9 a 13 e de 23 a 27 de novembro, das 13h às 17h, na Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) – Campus Diamantino. A capacitação terá carga horária de 40 horas e é gratuita, com vagas limitadas, e inclui material didático e certificado. As inscrições podem ser feitas pelo formulário de inscrição. Mais informações estão disponíveis pelos telefones (65) 4042-9465 e (65) 99922-5497.

Leia Também:  Professores de Cuiabá com bônus de R$ 10 mil apostam em incentivo e bom trabalho nas escolas

De 9 a 13 de novembro, acontece o curso de Recepção e Atendimento em Meios de Hospedagem, das 18h às 22h, no Auditório da Secretaria Municipal de Educação. A formação terá carga horária de 20 horas.

Ainda no dia 9 de novembro, será realizada a oficina Negociações em Feiras e Rodadas, Integração entre Agenciamento Receptivo e Condutores, das 18h às 22h, na Biblioteca-Parque de Diamantino.

Encerrando a programação de capacitações divulgada, no dia 10 de novembro, acontece a oficina Turismo: Quem é Meu Público-Alvo?, das 18h às 22h, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso  (IFMT) – Campus Diamantino.

Os interessados em participar das capacitações ou obter mais informações sobre a programação podem entrar em contato com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo pelo telefone (65) 9 9293-0809.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA