Cidades
Baixinha destaca a importância de uma CPI perante a sociedade
Cidades
Assessoria da vereadora Baixinha Giraldelli
A vereadora Baixinha Giradelli (Solidariedade) discursou na sessão dessa terça-feira (10) sobre a importância da abertura de CPIs ( Comissões Processantes de Inquérito) na Câmara Municipal de Cuiabá.
A parlamentar afirmou que não é contra a criação das comissões porque são elas que conseguem apurar os fatos e ajudar a justiça “a fazer justiça”. Mas pontuou que está desanimada com alguns resultados, já que, determinados órgãos competentes demoram a dar encaminhamento aos processos indicados pela CPI.
“É claro que eu não sou contra a abertura dessas comissões, mas eu quero deixar claro que estou desanimada pelos efeitos delas, porque a impressão que dá é que termina sempre em pizza”, disse.
Baixinha lembrou que, mesmo assim, é preciso ter comissões para essas investigações, mas reforçou que, como vereadora, apura e fiscaliza. “No entanto, muitas vezes, os órgãos competentes não dão retorno”, justificou. “Nós, vereadores, apuramos e fiscalizamos. Uma CPI monta um relatório, e envia aos órgãos competentes, o pedido. esperamos resposta, e quando não vem ficamos frustrados”, afirmou.
A vereadora atualmente assinou duas CPIs, uma sobre o TAC e outra sobre o Cuiabanco, e explicou os motivos. “Uma delas é sobre o TAC, porque eu sempre tive curiosidade sobre este termo” explicou ela sobre um TAC firmado na gestão anterior”, e continuou:
” A outra que assinei é do banco, que envolve créditos que teriam sido para agricultura familiar, este também lá é um assunto que precisamos saber o que aconteceu de fato”.
Baixinha também deixou claro que tem opinião própria e não se intimida com críticas. “Para toda a sociedade, para quem fica citando nome da vereadora Baixinha, nome da casa, ou nome não sei de quem. Eu Baixinha tenho a minha opinião”, finalizou.
Fonte: Câmara de Cuiabá – MT
Sinop
Festeja Sinop segue hoje (7) com Festival de Praia, desfile, Marcha para Jesus e show de Maria Marçal
Na Praia do Cortado, a programação começa às 7h, com o Ciclo Festeja, que reúne competição e passeio ciclístico. A concentração será na Estrada Nanci, no Residencial Paris, com percurso em direção à Praia do Cortado. A proposta é oferecer uma opção para quem gosta de ciclismo e deseja aproveitar a natureza, seja participando da competição ou apenas realizando o passeio.
Às 8h, a programação esportiva continua com os Jogos de beach tennis, realizados nas quadras montadas na Praia do Cortado. Na sequência, a partir das 9h, o Festival de Praia recebe shows com artistas regionais, além das demais atividades de lazer e recreação preparadas para o público.
O secretário de Governo e Planejamento Estratégico, Klayton Gonçalves, reforça o convite para que as famílias aproveitem o feriado na Praia do Cortado. “O Festeja ainda está acontecendo, está no começo. A população pode vir, temos ônibus trazendo a comunidade para cá. A praia está uma delícia, o clima está maravilhoso. Tem mais um dia para o pessoal curtir”, destacou.
A diretora de Turismo, Leidiane Viegas, também ressalta que o Ciclo Festeja é uma das novidades desta edição. “Teremos o Ciclo Festeja, que é uma novidade para aquelas pessoas que gostam do ciclismo, mas que não querem competir, querem só fazer um passeio e curtir a natureza. Sairemos do Residencial Paris até a Praia do Cortado. Também teremos a modalidade MTB, uma modalidade dentro dos Jogos Olímpicos, saindo no mesmo local até a Praia do Cortado”, explicou.
Desfile celebra Independência do Brasil
No período da tarde, a programação do Festeja Sinop se desloca para a Avenida da Saudade, onde será realizado, a partir das 17h30, o Desfile Cívico e Festivo.
O momento será marcado pela participação de instituições, entidades e representantes da comunidade, em uma celebração à Independência do Brasil e também aos 52 anos de fundação de Sinop.
A programação proporciona à população a oportunidade de participar das comemorações do município ao longo de todo o dia, reunindo atividades esportivas, culturais, de lazer e de celebração cívica.
Marcha para Jesus e show de Maria Marçal
À noite, a programação segue com dois grandes momentos no Estádio Municipal Gigante do Norte. Às 19h30, será realizada a Marcha para Jesus, com saída da Praça da Bíblia e percurso até o estádio.
Logo após a chegada da Marcha, às 20h30, o público poderá acompanhar o show nacional gospel de Maria Marçal, uma das principais atrações musicais da programação dos 52 anos de Sinop.
A expectativa é de que o estádio receba um grande público para a celebração, que encerra a programação desta segunda-feira com música e fé.
Um dia inteiro de atrações
Para o diretor de Esporte, Rudy Roger, a programação foi pensada para proporcionar opções para diferentes públicos e transformar a Praia do Cortado em um espaço de convivência durante o feriado. “O Festival de Praia tem muita coisa bacana. Temos grandes jogos, atividades na água e uma estrutura maravilhosa. É um ambiente estritamente familiar, onde você vê crianças, mães e pais juntos. Venham conhecer e aproveitar”, convidou.
O diretor também destaca a realização inédita do beach tennis dentro da programação do Festival de Praia, ampliando as opções esportivas oferecidas à população.
Além das atividades esportivas, a Prefeitura disponibiliza transporte público gratuito para facilitar o acesso da população à Praia do Cortado.
Com atrações distribuídas ao longo de todo o dia, o feriado de 7 de Setembro será mais uma oportunidade para sinopenses e visitantes aproveitarem a programação do Festeja Sinop 52 anos, que reúne esporte, lazer, cultura, turismo, fé e entretenimento em diferentes espaços da cidade.
Festeja Sinop
O Festeja Sinop 2026 é realizado pela Prefeitura de Sinop, com apoio da Câmara Municipal de Sinop e patrocínio do Grupo Sinop, Shopping Sinop, Sicoob Norte MT e Keeta, em celebração aos 52 anos de fundação do município.
Confira as próximas agendas do Festeja Sinop 2026:
12 de setembro (sábado)
8h – Festival de Praia – Praia do Cortado.
13h – Show nacional com Júnior Marra – Praia do Cortado.
15h – Show nacional com Nilson Neto – Praia do Cortado.
13 de setembro (domingo)
8h – Festival de Praia – Praia do Cortado.
14h – Show nacional com Xanddy Harmonia – Praia do Cortado.
21h – Baile da Cidade com a Banda Acqua – DMD Centro de Eventos.
14 de setembro (segunda-feira – feriado municipal)
18h – Gravação de DVD de Wesley & Conrado com Jefferson Moraes, Pedro Paulo & Alex, Zezé Di Camargo, Hugo & Guilherme, Ícaro & Gilmar, Traia Véia e outros artistas nacionais – Estádio Municipal Massami Uriú (Gigante do Norte).
-
Rondonópolis7 dias atrásExposição “Patrimônio Material e Imaterial – da Arquitetura à Música” ocupa Rosa Bororo até 25 de novembro
-
Primavera do Leste6 dias atrásSérgio Machnic define vereador Herbert Vianna como novo líder do Executivo na Câmara de Primavera do Leste
-
Rondonópolis7 dias atrásCaveiras Moto Festival deve movimentar hotéis, comércio e serviços em Rondonópolis
-
Sinop7 dias atrásFesteja Sinop: Prefeitura abre 34ª edição dos Jogos Olímpicos e 3ª Paralimpíada no Estádio Gigante do Norte
-
Sinop2 dias atrásFesteja Sinop: passeio ciclístico Ciclo Festeja será realizado nesta segunda-feira (7)
-
Sinop6 dias atrásFesteja Sinop: Prefeitura disponibiliza transporte gratuito para Praia do Cortado nos dias 5, 6 e 7 de setembro
-
Primavera do Leste6 dias atrásPrimavera do Leste inicia pagamento de R$ 20 milhões em precatórios e garante cumprimento de decisão judicial
-
Primavera do Leste7 dias atrásPrimavera do Leste promove projeto de educação socioambiental com arte, criatividade e sustentabilidade


