CUIABÁ
Pesquisar
Close this search box.

CARROS E MOTOS

Trimestre sofre queda na quantidade de financiamentos de veículos

Publicados

CARROS E MOTOS


source
Financiamentos sempre foram responsáveis por boa parte do sustento ao desempenho do setor automotivo
Divulgação

Financiamentos sempre foram responsáveis por boa parte do sustento ao desempenho do setor automotivo

Apesar da sensível melhoria em março, ante fevereiro, o segmento de financiamentos para veículos segue em baixa no acumulado de 2022. Segundo levantamento da consultoria B3, no primeiro trimestre, 1,2 milhão de contratos foram fechados, o que significa recuo de 9,2% (ou 129 mil unidades) em relação ao mesmo período de 2021. Estão contemplados carros de passeio, comerciais leves, motos, veículos pesados, todos novos ou usados.

As 468 mil unidades de março representam alta de 15% em relação a fevereiro. Ainda assim, o acumulado apresenta queda de 5,5% em relação ao terceiro mês do ano passado. Quem se salva é o segmento das motocicletas . Cresce 25,3% em relação a março do ano passado, com as 103 mil unidades financiadas no mês passado. Na comparação com o mês de fevereiro de 2022, o aumento das vendas de motos a crédito foi de 42,4%.

O enfraquecimento das vendas de veículos 0 km é tanto causa quanto consequência desse resultado
Divulgação

O enfraquecimento das vendas de veículos 0 km é tanto causa quanto consequência desse resultado

As categorias de pesados e carros de passeio acumulam os piores resultados. Para o primeiro segmento, a queda foi de 17,6% em comparação a março do ano anterior. Já os leves tiveram redução de 11% em comparação a março de 2021. Isso se relaciona bastante com a queda nas vendas de carros 0 km .

Leia Também:  Toyota firma parceria com Sem Parar

“No mês de março vimos a continuidade do cenário que já se apresenta há algum tempo, com o recuo nos financiamentos , principalmente de automóveis leves novos, reflexo da queda nas vendas de veículos”, observa Tatiana Masumoto Costa, superintendente de Planejamento da B3, em nota divulgada.

Para a executiva, o cenário demonstra ainda um clima de expectativa e cautela. “Quando comparamos aos meses diretamente anteriores, o comportamento do mercado se mantém, de certa forma, estável, sem que percebamos uma melhora da demanda por parte do consumidor”, diz.

Fonte: IG CARROS

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

CARROS E MOTOS

Fomos à Serra Gaúcha conferir um Rally de motonetas clássicas

Publicados

em

Por

Ainda bem cedo, os competidores se dirigem à largada. A temperatura esteve próxima do zero
Divulgação

Ainda bem cedo, os competidores se dirigem à largada. A temperatura esteve próxima do zero

Neste último fim de semana fui até o Rio Grande do Sul acompanhar a terceira etapa do Campeonato Brasileiro de Rally de Regularidade Histórica , promovido pela Federação Brasileira de Veículos Antigos – FBVA. A etapa chama-se Rally dos Vinhedos e é organizada pelo Veteran Car Club dos Vinhedos , sediado no município de Bento Gonçalves , na Serra Gaúcha.

Só o fato de estar em uma região tão bela, tão bem dotada pela natureza, já vale qualquer dificuldade em chegar, visto que fica no extremo sul do país, região que é bem conhecida pelas baixas temperaturas , especialmente no inverno. Mas é justamente isso que faz do lugar um destino tão desejado.

O Rally dos Vinhedos está comemorando sua décima edição, reunindo 129 veículos antigos e clássicos para um passeio cronometrado pelas estradas da região, passando por municípios como Bento Gonçalves, Garibaldi, Carlos Barbosa, Pinto Bandeira e Santa Tereza. O mais interessante foi a participação de 13 intrépidos pilotos de motonetas clássicas , que enfrentaram a temperatura de quase zero grau no momento da largada.

As motonetas cruzaram alguns centros urbanos durante o percurso
Divulgação

As motonetas cruzaram alguns centros urbanos durante o percurso

Leia Também:  Testamos a nova BMW F 900R

E mais, diferentemente dos automóveis, que têm um piloto e um navegador, que além de lhe fornecer a velocidade ideal para cada trecho também indica o caminho a ser seguido, no scooter o piloto faz sozinho todos os trabalhos.

Claro, sendo um rally de veículos antigos , essas motonetas, que atualmente são conhecidas por scooters , são de época, de um tempo quando ainda não tinham esse apelido.

Dos 13 participantes, 11 deles pilotavam Vespa nacionais dos anos 80, que eram fabricadas em Manaus, AM, pela Piaggio . Os outros dois pilotavam Lambretta Li 150 , fabricadas nos anos 60. Vespa e Lambretta eram (e são) eternos rivais nesse segmento dos veículos de duas rodas.

Um rally de regularidade , que também pode ser chamado de passeio cronometrado, avalia a capacidade do piloto em manter as médias de velocidade pré-estabelecidas, que figuram na planilha com o roteiro. Quanto mais próximo o tempo de passagem pelos vários pontos de controle distribuídos pelo percurso, menos pontos o participante perde. No final, quem perder menos pontos, de acordo com um regulamento complexo, vence a prova.

Leia Também:  Testamos a esponja especial revitalizadora Original Protectant Sponge

Entre as motonetas, o vencedor foi André Sain, de Bento Gonçalves, pilotando (e navegando) a Vespa PX 200 1986 de número 21. André teve 78 pontos perdidos nessa etapa.

O vencedor André Sain, com sua Vespa PX 200 1986
Divulgação

O vencedor André Sain, com sua Vespa PX 200 1986

Em segundo lugar chegou Daniel Orso, também de Bento Gonçalves, com a Vespa PX 200 Elestart 1987 de número 24, com 84 pontos perdidos. Em terceiro lugar ficou Rodrigo Nenini, de Garibaldi, com a Vespa PX 200 1986 de número 22, com 123 pontos perdidos.

Fonte: Carros

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA