CARROS E MOTOS
Peugeot revela novo 408, que passa ser um SUV com ares de cupê
CARROS E MOTOS


A Peugeot apresenta o crossover 408. O lançamento terá versões híbridas e a combustão inicialmente, mas uma variante completamente elétrica está programada para o futuro.
O modelo irá enfrentar Renault Arkana e Citroen C5X , que representam o mesmo segmento, mas também estão voltados para os hatches Skoda Octavia e Ford Focus , modelos que não são de entrada, mas também não são “Premium” no mercado europeu.
Em termos de tamanho, o novo 408 ficará entre o hatch 308 e o sedã 508, e a mídia européia estima que será vendido a partir de €32,000 (R$ 174,600) com a motorização 1.2 Puretech híbrida.
O Peugeot 408 é um dos últimos modelos a ser construídos na plataforma EMP, que deverá ser substituída pela STLA após 2024, e 4,690 mm de comprimento com 2,787 mm de entre-eixos e abaixo dos 1,500 mm de altura, fazendo do 408 mais baixo que um SUV.
O visual do novo 408 é bem arrojado e conversa com outros modelos da fabricante francesa. Na dianteira a “grade” é composta por diversas partes coloridas na cor da carroceria e complementam o ar de agressividade, acentuado pelos faróis finos e pelo LED imitando um dente de sabre.
Na lateral o elemento mais notável são os apliques em plástico preto nos arcos de roda, que passam pelas bases das portas e se estendem até o para choque traseiro. Chama a atenção também o logotipo da Peugeot abaixo da base do retrovisor e um elemento que parece ser vidro, posicionado na coluna traseira do veículo que amplia a percepção de comprimento do carro.
Na traseira, o desenho de SUV é mais notável pelo vidro pequeno e o para choque pintado em preto e posição bem alta das lanternas, vindas do 308. Além do para choque, os apliques aerodinâmicos no caimento do teto chamam atenção e são chamados pela Peugeot de “orelhas de gato”.
O interior é bastante estiloso e parece ser de veículos até mais caros. Apresenta o tradicional i-Cockpit que consiste no painel de instrumentos digital e com tecnologia 3D aliado à um volante pequeno e ainda conta com uma central multimídia de 10 polegadas sensível ao toque.
O modelo ainda oferece bancos de couro napa com massagem, teto panorâmico, sistema de áudio de alta fidelidade assinado pela Focal. O 408 ainda conta com assistente de estacionamento 360°, controle de cruzeiro adaptativo com função “stop and go” e terá ainda mudança de faixa semi automática, que funcionará assim que o motorista ligar a seta.

O modelo será equipado com o motor 1.2 PureTech, de três cilindros, de 129 cv que traciona as rodas dianteiras e é acoplado ao câmbio automático de 8 marchas. Esse conjunto é capaz de ir de 0 a 100 km/h em cerca de 10.4 segundos no “irmão” Citroën C5 X .
As versões híbridas plug-in serão equipadas com um motor PureTech 1.6, de quatro cilindros (Na verdade, o motor é um THP rebatizado) e um motor elétrico de 81 kW, conectados ao câmbio automático de 8 marchas e também com tração dianteira.
A versão intermediária entrega 178 cv no somatório dos dois motores, enquanto na versão de topo de linha a cavalaria aumenta para 225 cv.
O tempo de 0 a 100 km/h também não foi divulgado, assim como a autonomia elétrica do 408, porém, por ser construído na mesma plataforma e apresentar similaridades mecânicas com o Citroën C5X , podemos utilizá-lo como parâmetro. O “irmão” do 408 vai de 0 a 100 km/h em 7.9 segundos e alcança cerca de 40 km de autonomia apenas utilizando energia elétrica. As baterias de 12.4 kWh carregam em 3 horas e 50 minutos utilizando o carregador portátil que é disponibilizado com o veículo.
O novo 408 será vendido a partir do início de 2023 na Europa e na China, e terá uma versão elétrica sendo lançado em algum momento. Neste mês, a Peugeot já havia anunciado que o modelo será um veículo global. Se chegar ao Brasil, deverá ser mais caro que o SUV 3008 , disponível hoje a partir de R$234.490.

O novo Peugeot 408 será equipado com comando de voz e reconhecimento de voz, permitindo o condutor saber informações a partir do comando “Ok, Peugeot”, e terá tutoriais integrados à central multimídia para auxiliar os usuários a aproveitarem melhor tudo o que o carro tem a oferecer.
Além do grande espaço entre-eixos do novo 408 , os passageiros terão diversos nichos para guardar objetos (33 litros), copos, apoio de braço, e entradas USB C, tudo isso foi pensado para proporcionar a melhor experiência possível para os passageiros.
O porta-malas tem 536 litros de capacidade e quando os bancos traseiros bipartidos são rebatidos (o que acontece de forma elétrica) a capacidade aumenta para 1.611 litros, e pode transportar objetos de até 1.89m de comprimento.
Na versão do novo Peugeot 408 combustão ainda há 36 litros extras, disponíveis abaixo do tapete do porta-malas, pela localização, deve ser a posição onde o carregador é guardado nas versões híbridas.


CARROS E MOTOS
Hyundai HB20 muda a partir do mês que vem. Veja as fotos e detalhes


Lançado em outubro de 2019, o Hyundai HB20 atual vai passar por mais uma reestilização, depois que o carro passou a ser alvo de críticas em relação ao desenho. De lá para cá, a marca coreana adotou alguns discretos retoques no visual, mas apenas agora, quase três anos do lançamento, é que serão adotadas mudanças mais significativas
O Hyundai HB20 da linha 2023 já chega em julho próximo às lojas com uma traseira que lembra a nova geração do SUV Tucson , que tem boas chances de chegar ao Brasil ainda mais agora que o carro acaba de ser lançado no Uruguai. Pelas images que circulam na internet, é possível ver claramente que as lanternas passarão a ser de led e integradas por uma barra luminosa que atravessa a tampa traseira.
Com isso, o HB20 passará a ter aspecto mais moderno, junto com a frente, que passará a ter estilo mais discreto, mas com amplas entradas de ar no para-choque, no estilo “colmeia”, luzes diurnas nas pontas e faróis estreitos, com lentes escurecidas em algumas versões. As fotos publicadas na rede mostram a mais simples delas, com calotas plásticas com o mesmo desenho atual.

As alterações no desenho vão deixar o HB20 com aspecto mais largo, mas será apenas uma impressão visual, uma vez que nao houve nenhuma mudança de plataforma ou estrutural. Também é possível notar os novos vincos do capô e que o carro ficou mais parecido com os rivais da Volkswagen .
Ainda não há imagens do interior da linha 2023 do HB20 , mas sabe-se que o carro terá evoluções no sistema multimídia, seguindo recursos já disponíveis no SUV Creta . Além disso, o volante será novo, com base achatada e a padronagem de acabamento será renovada.
Não haverá alterações no conjunto mecânico do Hyundai HB20 2023 , que continuará tendo apenas suas opções de motor 1.0, aspirada (80 cv e 10,2 kgfm de torque) e turbo (120 cv e 17,5 kgfm), que poderão funcionar com câmbio manual de cinco marchas ou automático de seis. Mais informações serão divulgadas durante o lançamento.
Fonte: IG CARROS
-
CARROS E MOTOS6 dias atrás
Chevrolet solta primeiro vídeo teaser da nova geração da picape S10
-
CARROS E MOTOS6 dias atrás
Fiat lança Scudo com versão elétrica baseado e nos modelos da PSA
-
AGRONEGÓCIO5 dias atrás
Agricultores iniciam colheita de pluma de algodão em Mato Grosso
-
CARROS E MOTOS6 dias atrás
VW fala sobre eletrificação no Brasil e do renovado sedã Jetta GLi
-
MATO GROSSO6 dias atrás
Indea capacita servidores para padronizar atendimento e fiscalizações em MT
-
CUIABÁ6 dias atrás
Servidores participam do 1º Workshop sobre a importância de Preservação de Áreas Públicas de Cuiabá
-
TECNOLOGIA6 dias atrás
iPhone é encontrado funcionando após ficar 10 meses submerso em rio
-
CARROS E MOTOS6 dias atrás
Veja vídeo do VW Brasília equipado com compressor e 150 cavalos