CUIABÁ

AGRONEGÓCIO

Montes Claros recebe o Campeonato Brasileiro de Mangalarga

Publicados

AGRONEGÓCIO

Tem início nesta segunda-feira (28.10), no Parque de Exposições João Alencar de Athayde, em Montes Claros, em Minas Gerais, o 17º Campeonato Brasileiro de Marcha Picada. O evento que vai até sábado (02.10) celebra os 75 anos da Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador (ABCCMM) e destaca o impacto econômico da raça no setor agropecuário nacional.

Criada há mais de dois séculos no sul de Minas Gerais, essa raça brasileira conta hoje com um plantel de aproximadamente 750 mil animais, gera 40 mil empregos diretos e movimenta cerca de R$ 11,7 bilhões anualmente.

Organizado pela ABCCMM em parceria com o Núcleo Mangalarga Marchador do Norte de Minas, o campeonato pretende reunir criadores, expositores e apaixonados pelo mangalarga marchador, em uma celebração que destaca a importância e a tradição da raça.

Localizado na região norte de Minas Gerais, Montes Claros  é uma forte referência no cenário do Agronegócio brasileiro, além de ser um importante celeiro de criatórios da raça Mangalarga Marchador. Simultaneamente ao Campeonato de Marcha Picada, será realizada a 1ª Exposição Especializada de Marcha Picada do Norte de Minas, da qual participarão apenas animais jovens e exemplares que não obtiveram classificação para o Campeonato Brasileiro.

Leia Também:  Show rural de Cascavel, no Paraná, espera movimentar R$ 5,5 bilhões

Fonte: Pensar Agro

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

AGRONEGÓCIO

Demanda por fertilizantes em MT pode crescer até 39% até 2034

Publicados

em

Assessoria/Sedec

A demanda por fertilizantes em Mato Grosso poderá crescer entre 29% e 39% até 2034, segundo projeções de estudo da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). O diagnóstico também aponta caminhos para atender às necessidades futuras da produção agrícola e propõe a criação de um polo de referência em fertilizantes e nutrição de plantas no estado.

Os resultados foram apresentados na quarta-feira (14.10), em reunião com representantes do Governo de Mato Grosso. Desenvolvido em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec-MT) e a Fundação Uniselva, o estudo inclui uma proposta técnica para estruturar um Hub do Centro de Excelência em Fertilizantes e Nutrição de Plantas (CEFENP), com escritório previsto para o Parque Tecnológico, em Várzea Grande.

“A ideia é criar uma estrutura permanente que conecte governo, universidades, empresas e produtores para desenvolver pesquisas e testar tecnologias. Entre os objetivos estão melhorar o aproveitamento dos fertilizantes nas lavouras, buscar alternativas de abastecimento e atrair investimentos para o setor”, explicou a secretária adjunta de Agronegócios, Crédito e Energia da Sedec, Linacis Vogel Lisboa.

Leia Também:  Ministério da Agricultura autoriza eventos com aves no país, a partir de 2 de janeiro

Além das projeções de consumo, o levantamento analisou oportunidades, dificuldades e o potencial de aproveitamento de resíduos agropecuários na cadeia de fertilizantes. Os pesquisadores também estudaram experiências de centros de excelência em países como Marrocos, Alemanha, Holanda, Austrália, China e Estados Unidos, visitados durante missões técnicas.

Para tirar a proposta do papel, foi discutida a prorrogação do Convênio nº 1807/2025, para estruturação do Hub do CEFENP em Mato Grosso.  A intenção é dar continuidade ao trabalho, passando do diagnóstico para a estruturação do Hub.

Outra agenda, realizada na sede da Sedec, tratou da preparação do Fórum Internacional de Fertilizantes, Nutrição de Plantas e Segurança Alimentar, previsto para 18 de novembro, em Cuiabá. O evento deverá marcar o lançamento do Movimento Mato Grosso Pró-Fertilizantes, voltado à mobilização de instituições públicas, pesquisadores e empresas em torno de projetos para o setor.

“Durante o fórum, está prevista a assinatura de um memorando de entendimento multilateral, documento que deverá registrar o compromisso de cooperação entre as instituições participantes. A articulação pretende apoiar pesquisas, inovação, atração de investimentos e o desenvolvimento de atividades industriais ligadas aos fertilizantes”, comentou Linacis.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA