ANO LETIVO 2027
Seletivo para novos alunos das Escolas Estaduais Militares ocorre neste domingo (18)
MATO GROSSO
As provas do processo seletivo para ingresso de novos estudantes nas Escolas Estaduais Militares Tiradentes e Dom Pedro II para o ano letivo de 2027 ocorrem neste domingo (18.10), das 8h às 10h (horário de Cuiabá). Os locais das provas podem ser conferidos AQUI.
Os portões serão fechados às 7h45 e os candidatos deverão chegar ao local com pelo menos uma hora de antecedência. Para entrar, será necessário apresentar documento oficial de identificação com foto, formulário de inscrição e caneta esferográfica de tinta preta ou azul, fabricada em material transparente. Durante a prova, não será permitido o uso de celular, calculadora, relógio ou outros aparelhos eletrônicos.
O resultado final do seletivo será divulgado no dia 9 de novembro. Os estudantes poderão entrar com pedido de recurso nos dias 10 e 11 de novembro, e o resultado será publicado no dia 13.
A classificação será definida pela soma das notas em Matemática e Língua Portuguesa, com as vagas preenchidas a partir das maiores notas. O candidato que zerar todas as questões de uma das duas disciplinas será eliminado. Em caso de empate na nota final, terá preferência quem obtiver maior número de acertos em Língua Portuguesa e, persistindo o empate, o candidato de maior idade.
Matrículas
As matrículas dos candidatos aprovados devem ser realizadas presencialmente entre os dias 18 de dezembro de 2026 e 8 de janeiro de 2027. A presença dos pais ou responsáveis legais é obrigatória.
A escolha do turno ou período será definida conforme a ordem de chegada dos responsáveis no ato da matrícula presencial, estando condicionada à disponibilidade de vagas na unidade escolar para a qual o candidato foi aprovado.
Entre os documentos exigidos estão RG e CPF do estudante e dos responsáveis; certidão de nascimento ou de casamento; comprovante de residência; cartão de vacinação atualizado; histórico escolar ou atestado de transferência; e duas fotos 3×4. Documentos específicos também deverão ser apresentados pelos candidatos inscritos nas modalidades de reserva de vagas.
Em caso de não preenchimento total das vagas remanescentes após o processo seletivo, a Seduc poderá adotar medidas complementares para garantir o preenchimento e a adequada ocupação.
Outras informações, edital completo e as publicações referentes a todas as etapas do processo seletivo estão disponíveis no anexo.
Cronograma
- 18/10/2026 – Realização das Provas
- 19/10/2026 – Gabarito Preliminar
- 19 a 21/10/2026 – Recurso contra as questões e gabarito das provas
- 27/10/2026 – Resultado do Recurso contra as questões e gabarito das provas
- 09/11/2026 – Resultado Final
- 10 e 11/11/2026 – Recurso contra o resultado final
- 13/11/2026 – Resultado do Recurso contra o resultado final
- 18/12/2026 a 08/01/2027 – Período de Matrículas na Unidade Escolar
MATO GROSSO
Mais de 1,2 mil atendimentos são realizados no Dia da Cidadania da Setasc
O evento Dia da Cidadania, realizado pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc) contabilizou 1.215 atendimentos. A iniciativa reuniu diferentes serviços públicos em um único espaço, facilitando o acesso da população à documentação, à saúde e à resolução de pendências do dia a dia. O mutirão começou na quarta-feira (14.10) e terminou nesta sexta-feira (16.10).
Entre os serviços ofertados pela Setasc, a emissão de segunda via de certidão de nascimento, a plastificação de documentos e a produção de fotos 3×4 foram os mais procurados, somando 422 atendimentos. A emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) contabilizou 177 atendimentos, enquanto os serviços de vacinação registraram 175. Já as doações de sangue totalizaram 61 participações.

A possibilidade de reunir diferentes serviços em um mesmo local foi um dos destaques da ação. Servidor do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), Junior Silgueiro aproveitou a oportunidade para levar os filhos e providenciar a primeira via da Carteira de Identidade Nacional (CIN).
“Fica cômodo, fica prático você reunir serviços em um só espaço. Pude trazer as crianças para fazer o RG, que era uma demanda que estávamos com dificuldade de conseguir cumprir, e também saímos com a foto 3×4. Eles ficaram tranquilos, esperando o atendimento acontecer, sem alvoroço e sem tumulto. Funcionou muito bem o atendimento aqui no mutirão”, relatou.
A oferta de serviços complementares, como a fotografia 3×4, permitiu que a família resolvesse mais de uma necessidade durante a mesma visita. A iniciativa também beneficiou trabalhadores que precisavam conciliar as demandas pessoais com a rotina profissional.

Foi o caso de Rosinete Cândia Leite, de 57 anos, trabalhadora terceirizada, que aproveitou o mutirão para resolver pendências relacionadas a alguns serviços, como IPTU, conta de água e CPF. Para ela, a ação facilitou a organização do tempo e evitou deslocamentos entre diferentes locais.
“Para mim foi ótimo, porque a gente tem necessidade dos serviços e nem sempre tem tempo para resolver tudo. O atendimento foi muito bom, rápido. Consegui aproveitar meu intervalo de trabalho e resolver o que precisava. Se fosse fazer um serviço de cada vez, teria que andar bastante e seria muito corrido”, contou.
A ação também contemplou famílias que buscavam garantir a documentação de crianças e adolescentes. Aos 10 anos, Gabriele Rodrigues esteve acompanhada dos pais, para emitir sua primeira Carteira de Identidade Nacional (CIN). A menina contou que recebeu orientações sobre as etapas do atendimento e demonstrou ansiedade para ter o documento em mãos.

“Eu cheguei e minha mãe e meu pai falaram que a gente ia fazer minha identidade. Gostei bastante. O pessoal explicou onde a gente tinha que ir e o que precisava fazer. Estou muito ansiosa para minha identidade chegar”, disse Gabriele.
Enquanto a filha providenciava a documentação, o pai também aproveitou a mobilização para participar de outro serviço disponível no local: a doação de sangue. A participação da família demonstra a variedade de atendimentos oferecidos durante a ação, que contemplou desde necessidades documentais até iniciativas de solidariedade.
Além dos serviços de documentação, a vacinação e a coleta de sangue ampliaram o alcance da iniciativa, aproximando a população de atendimentos importantes para a saúde e o bem-estar.

O secretário de Estado de Assistência Social e Cidadania, Klebson Gomes Haagsma, destacou o resultado positivo da mobilização e a importância de aproximar os serviços públicos da população.
“Alcançar 1.215 atendimentos demonstra a importância de iniciativas que aproximam os serviços públicos da população. Esse tipo de ação facilita o acesso a direitos e ajuda as pessoas a resolverem suas demandas com acolhimento e eficiência. Nosso compromisso é ampliar o acesso da população aos serviços públicos, levando ações de cidadania aos 142 municípios de Mato Grosso e fortalecendo a parceria com as gestões municipais para atender às necessidades de cada região”, destacou o secretário.
-
POLÍCIA6 dias atrásPolícia Militar apreendeu mais de 10,1 toneladas de entorpecentes em 2026
-
JURÍDICO6 dias atrásDerrubar canal com eleitores limita mobilização, dizem especialistas
-
JURÍDICO6 dias atrásTSE manda Meta esclarecer restrições a postagens da campanha de Lula
-
ESPORTES4 dias atrásEstudante da Rede Estadual representa Mato Grosso nas Paralimpíadas Escolares em São Paulo
-
POLÍCIA4 dias atrásPolícia Militar prende quatro homens por tentativa de homicídio em Cuiabá
-
POLÍCIA21 horas atrásPolícia Civil recupera no Pará carretas furtadas de pátio de veículos apreendidos em Confresa
-
POLÍCIA4 dias atrásPolícia Civil prende homem investigado por ameaça contra companheira e posse ilegal de arma de fogo
-
POLÍCIA6 dias atrásPolícia Militar utiliza esporte como ferramenta de transformação social na Baixada Cuiabana


